Digite abaixo o que você procura
Smart Lâmpada Wi-Fi em frente a sala de jantar para dar dicas de iluminação
Uma boa iluminação não traz apenas economia, mas promove o conforto e o bem-estar em cada um dos ambientes da casa.

Qual a sensação que a sua casa transmite? A iluminação pode ser dar a resposta. Isso porque mais do que funcionalidade, a iluminação é parte fundamental para exprimir as sensações de cada ambiente. 

Um projeto de iluminação bem pensado é capaz de garantir a percepção certa para cada cômodo, além de valorizar a decoração. Afinal, cada ambiente da sua casa pede um estímulo diferente e, para auxiliar nessa composição, existe uma dezena de acessórios, das lâmpadas e luminárias, a cores e posição das janelas.

“Na arquitetura, usamos a iluminação para destacar pontos focais do projeto. Dentro de casa, trabalhar com pontos de iluminação de acordo com o layout é o ideal, assim sabemos qual a potência e temperatura mais adequada das lâmpadas”, conta a arquiteta Jessica Leone.

Por isso, se você acredita que algum ambiente da sua casa está passando a ideia errada e suspeita que a iluminação (ou a falta dela) pode ser a culpada, confira as dicas sobre iluminação de ambientes que separamos para você.

1. ILUMINAÇÃO DA COZINHA

Um dos lugares mais especiais da casa, a cozinha merece também um olhar cuidadoso quando o assunto é iluminação, afinal isso vai permitir que o momento de cozinhar seja realizado com mais segurança e conforto.

A principal dica aqui é pensar na boa distribuição de luminárias, spots, e lâmpadas de LED. Seja em trilhos, pendentes sobre os balcões, nos armários e/ou tetos, gastar um tempo nesse planejamento vai ajudar a ter uma cozinha muito mais prazerosa para cozinhar. Mas preste com atenção para que todos os espaços estejam iluminados, evitando pontos de sombras em locais fundamentais como os balcões, por exemplo.

Dicas de iluminação cozinha Positivo Casa Inteligente
Uma iluminação clara, com pontos de apoio, ajuda a tornar o trabalho na cozinha mais seguro e confortável.

Tipo de luz para cozinha: lâmpada branca, intensa, iluminando as bancadas de trabalho. Aposte em fita LED embaixo dos armários, pois isso vai facilitar a visualização de louças e evitar sombras enquanto você estiver utilizando este local.

2. ILUMINAÇÃO DOS QUARTOS

Lugar de aconchego e descanso, os quartos vão imprimir a identidade do seu dono e, aqui, a iluminação pode passear por estilos mais discretos ou ousados. Seja como for, precisam geralmente transmitir bem-estar para que se possa recarregar as energias.

Um item que não pode ficar de fora na composição da iluminação do seu quarto são as luminárias. São dezenas de opções que, além de melhorar o projeto luminotécnico, vão ajudar a dar um toque especial no ambiente.

Dicas de iluminação para o quarto Positivo Casa Inteligente
Para relaxar, o quarto requer uma iluminação amena, mas para decidir a luz ideal é preciso levar em conta a cor do ambiente.

Tipos de luz para quartos: lâmpadas amarelas são mais suaves e têm menor intensidade e, por isso, ajudam a transmitir uma sensação de tranquilidade. Se possível, com controle de intensidade. Se o quarto contar com um espaço para estudo, esse local deve incluir uma luz branca, como um abajur, por exemplo. As Smart Lâmpadas Wi-Fi podem ajudar nesse ambiente.

3. ILUMINAÇÃO DA SALA

Certamente a sala de estar é um dos locais preferidos da casa, especialmente pelas famílias que podem se reunir para confraternizar, jogar baralho, fazer um churrasco, bater papo e receber os amigos. Esse ambiente é muito rico e pode conter variadas composições que incluem spots, luminárias, trilhos, plafons e até abajures. 

O importante aqui é pensar em uma iluminação mais suave, mas sem deixar de lado a circulação. Pontos em cima de sofás e puffs podem incomodar as pessoas que utilizarem esses espaços. Para a sala de jantar, a atenção da luz deve ficar sobre a mesa, sendo possível se pensar em pontos laterais para auxiliar na iluminação.

Dicas de iluminação para sala Positivo Casa Inteligente
As salas permitem várias composições e, aqui, as luzes são superindicadas para compor a decoração.

“Numa sala nós podemos ter uma iluminação geral, que fique bem clara, e, alguns pontos, uma luz mais fechada, para criar um clima intimista na hora de ver tv. Sabendo misturar os tipos de lâmpadas, damos a oportunidade para modificar o aspecto do ambiente de acordo com o que você deseje para o momento”, explica a arquiteta.

Tipos de luz para sala: lâmpadas amarelas são as mais indicadas para as salas porque permitem ver todas as cores reais do ambiente, além de serem mais relaxantes. A dica é aproveitar a luz como parte da decoração, para dar um destaque no ambiente. Coloque os spots direcionados para as paredes. 

Caso a sala não tenha acabamento em gesso, os spots podem ser substituídos por trilhos. Assim como nos quartos, as lâmpadas inteligentes Wi-Fi também são muito recomendadas para as salas porque permitem a troca de cores e a regulagem da intensidade da luz.

4. ILUMINAÇÃO DO BANHEIRO

Mesmo quando pequeno, o banheiro é um local que pede cuidados com a iluminação. Seja para garantir um banho relaxante ou realizar outras tarefas, uma boa luz vai fazer a diferença. O primeiro passo é planejar a iluminação geral do espaço e depois pensar em focos específicos como, por exemplo, bancadas e box.

Dicas de iluminação para banheiro Positivo Casa Inteligente
Para um ambiente mais claro, lâmpadas brancas são as mais recomendadas para iluminar os banheiros.

Tipos de luz para banheiro: o banheiro pede claridade, por isso a lâmpada principal deve ser branca, intensa, em especial próxima ao espelho. Para as pessoas que gostam de maquiagem, embutir fita LED branca no espelho é essencial para se ter a real noção das cores e evitar excessos. Se desejar iluminar dentro do box, aí a sugestão é optar por uma lâmpada mais baixa para relaxar.

VEJA COMO REDUZIR SUA CONTA DE LUZ COM SOLUÇÕES INTELIGENTES

5. LÂMPADAS INTELIGENTES

Além de poderem ser acionadas de qualquer lugar por meio do aplicativo ou ainda por comando de voz, as Smart Lâmpadas Wi-Fi, ou lâmpadas inteligentes, ajudam a compor os ambientes de várias formas. 

O destaque fica por conta da Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente que permite a troca instantânea de cores – já que possui mais de 16 milhões de opções -, e possibilita o controle da intensidade da luz, ajudando a intensificar ou amenizar os espaços de acordo com o que você deseja. O certo é que as lâmpadas inteligentes vêm ganhando espaço nas casas, tanto pela economia quanto pelas várias alternativas durante o uso.

Com ajuda da tecnologia, as lâmpadas inteligentes permitem modificar a decoração com um clique. São mais de 16 milhões de cores e ainda é possível fazer o ajuste da intensidade.

Além de contarem com a tecnologia de LED, que ilumina mais gastando menos energia, a Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente pode ser controlada mesmo à distância por estar conectada à internet.

CONFIRA TODOS OS DETALHES DA SMART LÂMPADA WI-FI DA POSITIVO CASA INTELIGENTE

“Cada lâmpada tem um grau de abertura (quanto mais aberto, maior a distribuição de luz) e um bom projeto mistura os tipos de lâmpadas de acordo com os cenários que são desejados para um mesmo ambiente”

Jessica Leone – Arquiteta do escritório Lumi Arquitetura

DICAS-EXTRAS SOBRE ILUMINAÇÃO: ambientes muito brancos não devem contar com iluminação forte porque causam irritabilidade; as cores de cada ambiente devem ser levadas em consideração na hora da escolha da lâmpada, sendo a lâmpada de LED a mais recomendada, não só pela qualidade, mas também por economia e durabilidade.

Escolher a luz e o acessório de iluminação certo para cada ambiente muda tudo e garante bem-estar e criando uma atmosfera de conforto e claridade. A forma certa de iluminar a casa não só dará funcionalidade aos espaços como também vai valorizar a sua decoração. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"