Digite abaixo o que você procura

4 coisas que você deve saber sobre controle de voz em casa

Controlar dispositivos através de comandos de voz já não é uma tecnologia totalmente nova, mas as possibilidades de controle têm aumentado cada vez mais com o passar do tempo. Esse recurso nunca esteve tão presente em nossas vidas, já que qualquer smartphone mais moderno conta com seu próprio assistente, possibilitando a experiência do  reconhecimento da voz e das ordens emitidas em frases completas.

Ainda que seja uma ferramenta bem popular no dia a dia das pessoas, as dúvidas ainda são bastante comuns, especialmente se tratando de uma utilização mais complexa, que envolva diversos dispositivos simultaneamente. Esse é o caso das casas inteligentes, que são equipadas com aparelhos altamente tecnológicos que se conectam à internet e trocam informações entre si. Dessa forma, é possível automatizar processos domésticos e ainda controlá-los remotamente, o que também pode incluir o comando de voz.

Para quem utiliza assistentes virtuais como o Google Assistente e a Alexa diariamente, é interessante estar por dentro de tudo antes de fazer um upgrade na casa. Hoje, vamos desmistificar essa tecnologia e esclarecer as dúvidas mais comuns, para que ninguém se sinta perdido na hora de controlar sua smart home. Confira:

Como funciona o comando de voz?

Os comandos de voz são um recurso disponível dentro dos assistentes virtuais, que são uma ferramenta que dispõe de várias funções. A capacidade de reconhecer frases e realizar ações a partir delas é o que tem conquistado cada vez mais pessoas. No dia a dia, muitos usam esse recurso para fazer pesquisas na internet, conferir notícias, previsão do tempo e diversas outras ações básicas dentro do smartphone. A praticidade tem chamado a atenção não só dos jovens, mas também de idosos.

idosa usando um smart speaker para controlar seus dispositivos inteligentes

O uso desse recurso em casa inteligente não tem muito segredo. O ponto de atenção fica para conferir se o dispositivo de sua escolha tem compatibilidade com o seu assistente de voz. A maioria dos produtos da Positivo Casa Inteligente são compatíveis com Alexa e Google Assistente – os principais assistentes do mercado atual. Ao registrar os aparelhos no smartphone, a inteligência artificial precisa reconhecer para poder controlar através do comando de voz.

Como conectar seus dispositivos ao smartphone?

Pode parecer difícil, mas na realidade é bem simples! Com os dispositivos da Positivo Casa Inteligente, basta baixar o nosso app e fazer o pareamento da conexão Wi-Fi e, caso o seu assistente de voz precise de reconhecimento, basta seguir os passos. Vale lembrar que os nossos dispositivos que aceitam o comando de voz são compatíveis com Alexa e Google Assistente.   

Com algumas frases simples, você já consegue ligar ou desligar uma lâmpada, abrir ou fechar uma porta, dentre outras possibilidades. Basta dizer “Ok Google” para o Google Assistente ou chamar a Alexa para dar início ao comando e designar sua ordem sem dificuldades.

Independente do assistente de voz, as frases de comando são usadas da mesma forma. O que muda é a palavra de ativação, pois pode variar de acordo com cada assistente. Ou seja, você pode dizer “acenda a luz da sala” ou “ligue o ar-condicionado do escritório” para qualquer tipo de assistente. Também é possível renomear seus dispositivos pelo app, o que ajuda o assistente a reconhecê-los com mais facilidade, então não se esqueça de fazer isso para poder dar comandos mais específicos!

Só posso usar comandos de voz pelo smartphone?

Os smartphones não são a única forma de se utilizar comandos de voz na sua casa inteligente, você pode também investir em outros dispositivos que contenham o recurso, como o Google Nest ou um Echo Dot da Amazon. Esses são aparelhos direcionados especificamente para a utilização de assistentes virtuais no cotidiano, sendo capazes de se conectar com qualquer dispositivo smart presente na residência.

smart speaker em cima de uma mesa

A forma de utilizar os comandos de voz não muda e ainda seria necessário um smartphone para fazer a conexão entre os aparelhos e o acessório. Sendo assim, os celulares já são o suficiente e dão conta do recado; adquirir um smart speaker com assistente virtual acaba sendo algo totalmente opcional, então vai da vontade – ou necessidade – de cada um.

Só posso controlar um dispositivo por vez?

Não. Um dos maiores atrativos de uma casa inteligente é a possibilidade de criar um ecossistema de dispositivos, ou seja, fazer com que diferentes aparelhos smart funcionem em conjunto e sincronia. Ao utilizar comandos de voz, você pode controlá-los individualmente ou grupos completos, fazendo com que um ou mais dispositivos realizem uma ação ao mesmo tempo.

No aplicativo da Positivo Casa Inteligente a criação de grupos é fácil e o uso por comando de voz se torna mais prático. Você pode, por exemplo, reunir todas as iluminações da sala no grupo “Luz Sala de Estar” e com um simples toque no aplicativo ou pelo comando de voz, acender todos os dispositivos. Você pode criar quantos grupos quiser e da forma que desejar!

Agora que você já sabe tudo que precisa a respeito dos comandos de voz, confira os produtos da Positivo Casa Inteligente! A maioria é compatível com Google Assistente e Alexa, além de fácil de instalar e usar. Não deixe de conferir em nosso site!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente