Digite abaixo o que você procura

Como manter a casa segura sem gastar muito?

1 de abril de 2021

Os benefícios de investir em uma casa inteligente vão além de poder contar com a praticidade da automatização dos processos cotidianos, mas também com a tranquilidade de viver em um lar mais seguro. Hoje investir em segurança nunca é demais, já que infelizmente ainda enfrentamos muitos problemas sociais e estruturais relacionados a essa questão. Contudo, muitos pensam que as tecnologias smart são inacessíveis e caras demais, o que nem sempre é verdade!

Atualmente contamos com uma democratização bem maior de dispositivos inteligentes, então é possível equipar sua casa com diversos deles sem precisar gastar demais. Além disso, eles também são de fácil instalação e não exigem alterações radicais na infraestrutura da casa, sendo que alguns modelos nem sequer precisam de cabos. Tudo que é necessário é uma rede Wi-Fi para que eles possam se conectar ao seu smartphone e desempenhar todas as suas funções com sucesso.

A seguir, entenda melhor como manter sua casa segura sem gastar muito com a ajuda de dispositivos altamente tecnológicos, de fácil usabilidade e eficazes em suas funções.

Casa segura com baixo custo

O mercado já disponibiliza uma grande variedade de dispositivos inteligentes com diferentes propósitos e, se tratando de segurança, nem todos se limitam apenas às câmeras de vigilância, que costumam ser uma alternativa mais cara. Existem outras opções que também podem aprimorar esse fator e saem consideravelmente mais em conta, principalmente porque se tratam de dispositivos simples.

Uma das alternativas mais básicas para este propósito são os sensores de movimento. Geralmente eles são usados para economizar energia, acendendo a luz sempre que detectar alguma movimentação nas proximidades e desligando após alguns segundos. É um poderoso aliado na economia, mas também pode ser de grande auxílio ao detectar invasores.

O segredo é instalar esses sensores em áreas externas da casa, como na varanda, jardim ou entrada da garagem. Além de alertar os moradores, a luz pode intimidar possíveis invasores, já que ela não se apaga até parar de detectar movimentos dentro de sua cobertura.

Outro dispositivo simples e eficaz para reforçar a segurança domiciliar são as fechaduras inteligentes. Com elas, é possível automatizar as trancas da casa e controlá-las remotamente via smartphone, através do aplicativo do fabricante. Basta um toque no celular para abrir ou trancar qualquer porta em que essas fechaduras estejam instaladas, oferecendo segurança e praticidade para os moradores.

Mais uma grande vantagem das fechaduras smart é que você nem precisa estar em casa para poder controlar as trancas. Elas só precisam estar conectadas a sua rede Wi-Fi doméstica, além do seu smartphone, que também precisa de internet para garantir acesso de qualquer lugar. Isso sempre acaba sendo útil quando ficamos com aquela dúvida de ter trancado as portas ou não.

Investindo um pouco mais

Todas as alternativas citadas anteriormente são de baixo custo e acabam sendo acessíveis para a maioria das pessoas, mas ainda existem outras que, mesmo sendo mais caras, não possuem um valor tão elevado e o custo benefício faz valer a pena. Quem puder investir um pouco mais certamente não se arrependerá de contar com esses recursos em sua casa.

O primeiro deles são as já citadas câmeras de segurança Wi-Fi, que oferecem total vigilância de qualquer área da casa em que estiverem instaladas e o melhor: tudo pode ser monitorado diretamente pela tela do seu smartphone. Elas transmitem a imagem pela internet, então em alguns casos nem é preciso improvisar um espaço para a passagem de cabos.

Para complementar os recursos das câmeras, um sistema de alarmes inteligente também faz bastante diferença, especialmente quando é necessário ficar fora de casa por longos períodos, como em uma viagem, por exemplo. Tudo pode ser controlado por smartphone, o que ajuda a armar ou desarmar os alarmes com facilidade e até mesmo saber quando forem disparados, caso não esteja em casa no momento em questão.

Já para quem passa bastante tempo em casa, investir em um porteiro eletrônico pode ser a decisão certa para você. Eles funcionam como um interfone comum, onde podemos nos comunicar com quem estiver do lado de fora sem a necessidade de abrir a porta e se expor a riscos desnecessários. Porém, esses são dispositivos mais completos, pois eles contam com uma câmera que mostra quem está do outro lado, assim possibilitando identificar qualquer atividade suspeita.

Alguns modelos de vídeoporteiros contam com ainda mais funções, permitindo abrir ou fechar o portão remotamente (semelhante às fechaduras inteligentes), alertando quando eles não forem fechados adequadamente e até mesmo enviando um alerta no smartphone quando alguém tocar o interfone ou a campainha. Dependendo do modelo, também é possível utilizar a câmera para monitoramento contínuo e não apenas quando alguém aparece na porta.

Agora que você já conhece as principais tecnologias inteligentes para tornar seu lar mais seguro, basta avaliar quais atendem melhor às suas necessidades e montar sua própria combinação. Quanto mais delas forem implementadas, mais segurança para você e toda a sua família.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente