Digite abaixo o que você procura

Cromoterapia: conheça os benefícios da terapia das cores

23 de dezembro de 2020

A busca pela saúde e bem-estar vem levando um número cada vez maior de pessoas a procurar por tratamentos alternativos, capazes de auxiliar no alívio de problemas como ansiedade, insônia e dores de cabeça. Uma das modalidades que vem se destacando nesse cenário é a Cromoterapia, um tratamento integrativo que utiliza o poder da luz e suas diferentes cores para harmonizar o corpo. 

Veja a seguir como funciona a cromoterapia, qual a origem da técnica e também os benefícios prometidos pelo uso das principais cores do tratamento.

O que é e como funciona a Cromoterapia?

Também conhecido como tratamento cromoterápico, a Cromoterapia é uma técnica que busca a harmonização do corpo humano através da utilização das luzes e cores. O tratamento é realizado principalmente com aparelhos que emitem luzes coloridas ou lâmpadas específicas. Os feixes luminosos podem ser projetados diretamente na pele ou no ambiente (geralmente em salas fechadas), com a pessoa permanecendo em repouso. 

Há também a possibilidade de utilizar cores específicas em roupas, no ambiente, na alimentação ou até mesmo em processos de mentalização. Os adeptos da cromoterapia destacam que as cores e luzes produzem reações físicas e mentais em nosso corpo, estimulando diferentes aspectos do nosso organismo – e como consequência, auxiliam no tratamento de doenças e distúrbios, sejam eles de ordem física ou emocional. 

Os primeiros relatos da utilização da técnica vêm de civilizações antigas, sendo encontradas referências ao tratamento e ao uso das cores em combinação com o sol em locais como Egito, China e Índia. 

Importante frisar que a cromoterapia deve ser encarada como uma técnica complementar, não sendo substituta dos tratamentos médicos convencionais. Embora haja diversas pesquisas em andamento sobre a efetividade dela, os resultados ainda são iniciais e várias vezes confundidos com os obtidos por outros tipos de fototerapia. Por essa razão, é importante consultar a opinião de médicos e psicólogos antes de iniciar as sessões. 

Quais os benefícios prometidos pela Cromoterapia?

De um modo geral, a cromoterapia busca a melhora do bem-estar físico e psicológico das pessoas, sendo recomendada como uma ferramenta auxiliar no tratamento de problemas de saúde como insônia, depressão e ansiedade. Alguns praticantes da técnica afirmam ainda que ela pode trazer os seguintes benefícios:

  • Alívio do estresse e dos sintomas causados por ele
  • Estímulo do sistema nervoso central
  • Redução do cansaço físico, devido ao relaxamento promovido
  • Aumento da disposição e da concentração
  • Alívio de dores de cabeça 
  • Melhora na circulação sanguínea
  • Auxílio no combate à hipertensão

Conheça o efeito de cada uma das cores

Quando falamos da Cromoterapia, é importante destacar que cada cor destina-se a uma função específica. A explicação, segundo os especialistas na técnica, está nos diferentes comprimentos de onda e no estímulo que as cores causam sobre o nosso corpo. 

Vale mencionar que cada pessoa tem uma resposta diferente ao estímulo da luz, de forma que os resultados variam. O ambiente também exerce um papel importante sobre os praticantes. Salas escuras amplificam a ação das outras cores, segundo o psicólogo Roberto Debski (em entrevista ao portal Terra). 

Confira abaixo as principais indicações para cada cor:

Amarelo

É uma cor quente, que remete ao sol, calor e energia. Considerada estimulante, ela é utilizada com a intenção de melhorar a percepção e estimular o sistema nervoso central. No caso de pacientes doentes, ela pode trazer a sensação de esperança, aliviando sintomas de desespero ou tristeza. A cor é muito utilizada no ramo alimentar como estimulante para o apetite, frequentemente associada ao vermelho. 

Azul

Na cromoterapia, a cor azul é utilizada sobre o corpo como calmante, auxiliando no relaxamento do sistema nervoso e da musculatura. Afirma-se que seu efeito é analgésico, induzindo ao sono. Costuma ser indicada também para problemas de comunicação e para o alívio de infecções cutâneas, febres, coceiras e inflamações de um modo geral.

Laranja

Derivada do vermelho e amarelo, o laranja é indicado no auxílio do tratamento de náuseas, além de ter o potencial de estimular o estômago e os pulmões. Adeptos comentam também sobre a capacidade de estimular a regeneração, seja física ou mental, evocando emoções e o sentimento de bem-estar. 

Roxo/Violeta

Também utilizado como calmante, auxilia na meditação, no sono e no alívio de dores. Algumas clínicas fazem menção ao controle da fome e ação no metabolismo, regulando a glândula pineal, embora isso não seja comprovado cientificamente. A cor é bastante utilizada em ambientes onde são desenvolvidas atividades espirituais. 

Verde

Remete à vegetação e à natureza, contribuindo para o alívio da tensão corporal. Supostamente estimula a glândula pituitária, sendo a cor indicada para problemas crônicos ou agudos, além de colaborar para o alívio dos sintomas de gripes e infecções. 

Vermelho

Uma das cores mais intensas, o vermelho é altamente estimulante. Afirma-se que ele exerce um efeito tônico sobre o corpo, estimulando o cérebro, sistema nervoso central e o fígado. Deve ser utilizada com moderação para não gerar ansiedade. 

Uma solução inteligente, com todas as cores

Antigamente utilizava-se lâmpadas incandescentes revestidas para que a iluminação pudesse produzir diferentes cores. Atualmente, graças à tecnologia LED, há modelos de lâmpadas inteligentes no mercado, capazes de reproduzir até 16 milhões de cores, em diferentes intensidades, o que vem facilitando muito a aplicação da Cromoterapia. 

Fonte: Terra, Architectural Digest, Tua Saúde, Estadão

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente