Digite abaixo o que você procura

Escolha as cores certas para criar ambientes harmônicos

6 de maio de 2020

Saiba como as cores criam e estimulam sensações e podem ser aliadas importantes na decoração da sua casa; Smart Lâmpada Wi-Fi é tendência como solução inteligente para os espaços

Lâmpada inteligente permite controlar a iluminação da casa
Soluções inteligentes como a Smart Lâmpada Wi-Fi, que oferece 16 milhões de cores a um clique de distância, também são uma alternativa tecnológica para utilizar as cores na decoração.

Você já entrou num lugar e sentiu uma paz incrível? Ou então uma energia contagiante? Já se sentiu mais inspirado? Ou até mesmo incomodado sem um motivo aparente? 

Talvez não tenha reparado nas cores dos ambientes pelos quais passou, mas a verdade é que elas desempenham um papel fundamental em nossas vidas quando o assunto são estímulos, sejam eles conscientes ou inconscientes. 

As cores podem expressar nosso estado de espírito e nossa personalidade seja nas roupas que vestimos, nos acessórios que usamos ou ainda nos ambientes da nossa casa ou trabalho. Por isso a aplicação das cores na arquitetura exerce forte influência na experiência das pessoas em relação ao meio.

Como escolher a cor certa para cada ambiente costuma ser uma dúvida constante quando pensamos nas cores como parte da decoração. 

Afinal, qual a melhor cor para minha sala? Para o meu quarto? E para o meu escritório? Vem que a gente te conta.

O QUE CADA COR TRANSMITE E COMO REAGIMOS A CADA UMA DELAS

Antes de bater o martelo nas cores para ambientes internos é preciso saber o que se quer transmitir, assim você poderá realmente escolher a cor certa para cada cômodo da sua casa. 

Vale destacar que existem muitos estudos sobre a psicologia das cores, afinal esse é um assunto complexo e extenso, mas vamos apresentar algumas dicas importantes para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Azul: é uma cor fria, que transmite positividade, segurança e confiança. É comumente utilizada em espaços corporativos, escritórios e empresas.

Amarelo: é uma cor que estimula o otimismo, a criatividade e a curiosidade. É utilizada em espaços comerciais para chamar a atenção do usuário ou em escritórios para aguçar a criatividade e comunicação.

Vermelho: é uma cor que nos traz energia e estímulo. É utilizada em espaços comerciais e redes de fast food, com a ideia de aumentar o consumo através da compulsividade.

Verde: é uma cor que transmite calma, tranquilidade e equilíbrio. Está conectada a natureza e sustentabilidade. É muito utilizada em hospitais, clínicas e spas.

Laranja: é uma cor que combina o vermelho e amarelo, nos transmitindo criatividade, energia, estímulo, entusiasmo e alegria. É aplicada em ambientes lúdicos, em escolas e escritórios.

Roxo: é uma cor que transmite calma e bem-estar. É a cor da espiritualidade, sendo muito propícia a espaços destinados à meditação.

Agora sim, começamos a entender um pouco melhor o impacto das cores em nossa vida. O importante é lembrar que carregamos também essa conexão com as cores para nossa casa e escolher as cores erradas para os ambientes impacta nossa vida. 

“As cores geram estímulos aos usuários, que podem ser benéficos ou não. Por isso, devem se escolhidas de acordo com suas características e com a funcionalidade do ambiente em questão. Por exemplo, cores estimulantes como o vermelho ou o laranja, não são adequadas para um ambiente de descanso como o quarto”, explica a arquiteta Jessica Leone sócia do escritório Lumi Arquitetura.

CUIDADOS FUNDAMENTAIS NA HORA DE ESCOLHER A COR PARA CADA AMBIENTE

É sempre importante lembrar que a escolha das cores depende, principalmente, da sensação que se busca, da funcionalidade e do objetivo para o ambiente.

“Quando utilizamos cores em nossos projetos, buscamos uma paleta com cores mais fechadas. Por exemplo: trocamos o vermelho pelo bordô, ou o azul pelo azul marinho. Assim, a cor cumpre o seu papel, porém se torna menos cansativa”, acrescenta a arquiteta.

Porém, se você quiser usar tons mais vibrantes, eles podem ser equilibrados com tons neutros e com uma decoração menos carregada, deixando a cor como destaque. As cores se harmonizam quando utilizadas em contraste com cores neutras, no tom sobre tom e também com suas complementares.

Para um ambiente atemporal, nossa dica é optar por uma base neutra, utilizando o branco, cinza, bege, preto e madeira. A cor entra de maneira pontual, em objetos decorativos, tecidos, almofadas, etc

Jessica Leone, sócia do escritório Lumi Arquitetura

Dá uma olhada nesse projeto, aqui conseguimos captar bem essa mensagem:

Projeto: Lumi Arquitetura, Apartamento Harmonia. Fotografia: Eduardo Macarios. Ano do projeto: 2019

O gosto de cada pessoa também não pode ser esquecido na hora de escolher a cor certa para cada ambiente. É possível se atrever sem perder a essência.  “Se a ideia é ousar, a cor pode ser utilizada como um elemento arquitetônico. Indicamos que as cores não sejam exclusivas de planos de paredes, mas que o ambiente seja tratado como um volume, sem esquecer que o teto é um importante aliado”, sugere.

Projeto: Lumi Arquitetura, Apartamento Blush. Fotografia: Paula Morais. Ano do projeto: 2017

Quando o assunto é o uso da cor na arquitetura e decoração nada é proibido. O importante é saber fazer as combinações certas. “Muitos arquitetos mundialmente conhecidos fizeram tratamentos cromáticos extravagantes em suas obras. Como é o caso de Luis Barragan, que através da cor evidenciava a pureza de sua arquitetura e a arquiteta Lina Bo Bardi, que destacava elementos com a cor vermelha”, destaca.

Além disso, os arquitetos contemporâneos vêm utilizando cada vez mais esse artifício, evidenciando a volumetria da arquitetura, transformando espaços e conferindo originalidade aos ambientes.

Projeto: Andrade Morettin Arquitetos Associados, Residencia OZ. Fotografia: Nelson Kon. Ano do projeto: 2013
Casa Txai. Fotografia: Fernando Guerra. Ano do projeto: 2014

SMART LÂMPADA WI-FI COMO ALIADA PARA ACHAR A COR CERTA

Outra possibilidade que vem ganhando espaço para quem quer aproveitar o que as cores podem oferecer aos ambientes é certamente a Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente. 

Essa solução inteligente se destaca por oferecer 16 milhões de cores em uma única lâmpada. Como assim? É isso mesmo. 

Basta você instalar a Smart Lâmpada Wi-Fi – da mesma forma que a convencional – baixar o aplicativo da Positivo Casa Inteligente no sua loja Google Play ou App Store, configurá-la e pronto! Você passa a controlar a luz daquele ambiente no seu celular, com apenas um clique ou ainda com um único comando de voz.

Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente
Para dar novos ares, cores e redecorar a sua casa ao simples comando do app Positivo Casa Inteligente pelo seu smartphone, você pode contar com a nossa Smart Lâmpada Wi-Fi.

Você pode ainda criar cenas para cada momento que deseja curtir. Quer um exemplo? Cena de leitura com uma luz mais forte, uma cena para um jantar romântico com uma luz mais baixa ou ainda a cena natureza, com a luz no tom mais esverdeado. 

É só fazer a programação uma única vez e, depois de salva no seu aplicativo,  pode acioná-la quando quiser. Incrível não é mesmo?

A Smart Lâmpada Wi-Fi é sem dúvida uma solução tecnológica (e acessível) para quem busca mais conforto, praticidade e beleza nos ambientes da sua casa.

Gostou? Para conhecer mais acesse www.positivocasainteligente.com.br