Digite abaixo o que você procura

Google Assistente: o que é e como funciona o controle por voz do Android

2 de março de 2021

Você já ouviu falar sobre os Assistentes Digitais inteligentes? Essa tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e vem revolucionando a forma como interagimos com nossos smartphones, computadores e muitos outros dispositivos smart. São eles que possibilitam os comandos por voz, através do reconhecimento da nossa fala. 

Muitas empresas estão investindo no desenvolvimento dessa tecnologia. A Amazon, por exemplo, é famosa pela assistente virtual Alexa. Mas uma das versões mais poderosas atualmente é o Google Assistente. Disponível em praticamente todos os celulares com Android, ele é capaz de entender comandos complexos e executar tarefas que facilitam a sua rotina. 

Hoje vamos mostrar como tudo isso funciona, quais as vantagens do Google Assistente para você e que tipo de dispositivos você pode controlar, utilizando apenas a sua voz! Vamos começar?

Conheça o Google Assistente, seu melhor amigo

Um assistente digital completamente gratuito e disponível para você 24 horas por dia. Essa é a proposta do Google Assistant. A tecnologia começou nos smartphones, mas hoje está disponível em praticamente todos os dispositivos conectados do mercado, incluindo TVs, sistemas de som e acessórios para casas inteligentes. 

A função do Google Assistente é facilitar o seu dia a dia, seja para montar uma lista de tarefas, fazer uma busca na internet, procurar um endereço ou executar comandos por voz (talvez a sua aplicação mais conhecida). 

Para dar conta disso tudo, os sistemas da Google “ouvem a sua pergunta” e analisam uma série de fatores, incluindo qual foi a sua solicitação, por que você a fez e o contexto em geral. O objetivo é fornecer a melhor resposta possível, de modo ágil e objetivo. Vamos entender mais sobre como isso é feito? 

O cérebro por trás do controle por voz

Você já se perguntou sobre como funciona o Assistente Google? Ele não leva mais do que uma fração de segundo para responder à maioria das perguntas, mas por dentro do sistema há uma série de etapas que são executadas, a cada interação com o usuário. 

Tudo começa pela sua voz. Os sistemas do Google utilizam os microfones do seu dispositivo para reconhecer o que você falou e converter a informação em texto. A seguir, os dados são analisados pelos “robôs” da Google, sob diferentes aspectos, incluindo:

  • O grau de certeza que o Assistente tem de ter compreendido o seu pedido;
  • A disponibilidade de uma resposta imediata para a informação interpretada;
  • Em qual tipo de dispositivo o Assistente está sendo utilizado (smartphone, caixa de som ou TV, por exemplo)
  • Há quanto tempo a resposta encontrada foi criada;
  • A popularidade e o índice de satisfação com a resposta, segundo outros usuários;
  • O contexto da sua pergunta ou comando (e se houve alguma solicitação anterior);
  • O histórico das suas interações com o dispositivo (por exemplo, quais aplicativos abriu recentemente no celular, ou qual comando utilizou em um dispositivo inteligente);

Imagine, por exemplo, a frase “Ok, Google. Parar“. A palavra “parar” pode ter inúmeros significados. O comando pode ser utilizado para pausar a reprodução de uma música no Spotify, para interromper um timer no relógio do Android ou até mesmo para cancelar um comando dado a um app de terceiros. Por isso toda essa análise é essencial. 

Depois de verificar as informações, o Google Assistente retorna com a resposta que ele acredita ser a mais indicada, permitindo novas interações com o usuário. 

Cada vez melhor. Sempre aprendendo!

As respostas do Assistente da Google passam por um processo constante de aprimoramento. Imagine, por exemplo, que o Google tenha fornecido uma informação inadequada. Com o seu feedback, ele tentará buscar uma forma melhor de responder não apenas às suas próximas perguntas, mas também de todos os usuários ao redor do mundo. 

Como o objetivo é fornecer sempre a resposta mais atualizada possível, o Assistente também passa por um processo de renovação constante do banco de dados, a partir de informações disponíveis nos servidores da empresa, na internet e em uma série de aplicativos compatíveis. 

Se, mesmo depois de combinar todas as informações e o contexto, o Google Assistente não tiver certeza do que fazer, ele será educado e pedirá a sua ajuda. Aí você poderá escolher manualmente entre as várias opções disponíveis, colaborando com o aprendizado da ferramenta. 

Você precisa de uma sugestão?

Outra função interessante do Google Assistente é a Descoberta (Discovery). Ela sugere a você várias informações relevantes, baseando-se no seu histórico e localização. Imagine por exemplo que você viajou para Paris, na França. Ao chegar, basta falar “Ok Google, preciso do hotel próximo mais barato”.

Além de mostrar os resultados, a função de Descoberta complementa com fatos sobre a cidade, pontos turísticos e sugestões do que fazer na região. Uma ótima pedida para as próximas férias!

O que é possível fazer com comandos de voz?

Quando falamos dos comandos por voz aceitos pelo Google Assistente, as possibilidades são quase ilimitadas. Você pode realizar algumas tarefas mais simples, como controlar a reprodução das suas músicas no Spotify, mas o sistema é muito inteligente e pode interpretar coisas bem mais complexas. 

Quer um exemplo? Se você precisa viajar para Los Angeles a trabalho na próxima quarta, experimente perguntar:

  • “Ok Google. Quais os voos mais baratos para Los Angeles na próxima quarta-feira?”

O sistema vai reconhecer a sua localização atual e exibir uma tabela completa com as empresas, horários e valores disponíveis. De quebra, ele informa até a duração total do voo, para você não se atrasar para os compromissos. 

Para você começar, que tal experimentar alguns dos comandos mais conhecidos? Inicie com “Ok, Google” e complete com as frases abaixo:

“Leia minhas notificações”

Faz o assistente ler as suas notificações em voz alta. Essa ideia pode ser aplicada para quase tudo, sendo uma boa pedida principalmente para quem está na cozinha com as mãos ocupadas!

“Me lembre de…”

Cria um lembrete na sua conta Google para o que você pedir. É possível completar a frase com a data e horário.

“Enviar mensagem … para …”

Utiliza seu app de mensagens padrão para enviar uma mensagem ao contato indicado. Substitua as reticências pelo conteúdo da mensagem e pela pessoa que deve recebê-la.

“Me acorde às 8 horas da manhã todos os dias”

Define o despertador para tocar todos os dias às 8h. Você pode escolher apenas dias específicos, se preferir. 

“Vai chover hoje?” ou “Como está o clima hoje”

Mostra a previsão do tempo de uma forma mais descontraída. 

“100 dólares para reais”

Vai fazer uma compra internacional e precisa saber a cotação do dia? Os valores e as moedas podem ser substituídos por quaisquer outros que você desejar.

“Toque rock”

Substitua o rock por qualquer gênero e o assistente perguntará que programa você quer usar para soltar o som. Geralmente ele já carrega uma playlist baseada no gênero pedido, pra você não perder tempo!

Vale lembrar que o Assistente oferece diferentes possibilidades de acordo com a plataforma utilizada. Na TV, por exemplo, ele pode ser usado para carregar a sua série favorita no Netflix. Já nas caixas de som, ele responde às suas perguntas em voz alta e consegue até ler uma receita culinária. 

Positivo Casa Inteligente e Google: a combinação perfeita!

O Google Assistente está disponível em praticamente todos os dispositivos Android recentes, especialmente nos smartphones, wearables com sistema operacional Wear OS e Televisões. 

Mas é na linha de produtos para casas inteligentes que essa ferramenta tem se mostrado ainda mais importante, permitindo uma operação bem mais simples por comandos de voz.

Na linha Positivo Casa Inteligente você encontrará uma série de acessórios que utilizam o Google Assistente para tornar a sua residência ainda mais versátil e segura. Confira a seguir alguns dos produtos equipados com essa tecnologia e como eles funcionam:

Uma solução inteligente para a segurança residencial. Esse equipamento faz gravações em Full HD e pode ser instalado em questão de minutos, graças à tecnologia Wi-Fi embutida. Conta com bateria interna que dura até 3 meses e permite ver e conversar com quem está à frente da sua porta, não importando se você está em casa ou a quilômetros de distância. 

O grande destaque é a integração com o Assistente Google para executar comandos por voz. Uma das possibilidades é integrar com o Smart Controle Universal e pedir para que as imagens sejam exibidas diretamente na sua TV. 

As lâmpadas inteligentes utilizam a tecnologia LED para produzir a melhor iluminação com o mínimo de consumo energético. Mas o diferencial está na conexão Wi-Fi, que permite o controle pelo app para smartphones. Você pode definir exatamente qual cor quer para a luz, bem como a intensidade. 

Você também pode fazer isso utilizando comandos de voz, graças ao Assistente Google e à Amazon Alexa. 

Já imaginou sair de casa e se lembrar de que esqueceu o aquecedor ligado, gastando um monte de energia? O smart plug resolve isso, permitindo que você controle quando uma tomada deve estar ligada ou não. 

Com os comandos de voz, além de ativar o fornecimento de energia, você ainda pode definir timers e até mesmo agendar quando seus eletrônicos devem ser ligados. 

Essa é a peça que vai conectar todos os dispositivos inteligentes da sua casa. O Smart Controle Universal permite criar rotinas para diferentes aparelhos, a partir de um único comando de voz. Quer controlar o ar condicionado? Basta falar! Deseja ligar a TV no seu programa favorito? Moleza!

Uma câmera inteligente e completa para você monitorar tudo o que acontece na sua residência. Possui sensor capaz de gravar em Full HD 1080p, para você não perder nenhum detalhe. Outro diferencial é o áudio bidirecional. A Smart Câmera Wi-Fi pode ser controlada diretamente pelo app para Android, que aceita comandos integrados ao Assistente. 

5 truques legais do Google Assistente

Agora que você já sabe como essa ferramenta funciona, de ponta a ponta, que tal se divertir um pouco com ela? Abaixo listamos alguns dos comandos mais divertidos para você passar o tempo, seja sozinho ou em família. Basta dizer “Ok, Google” e completar com a frase abaixo!

1. “Vamos jogar” 

Essa é excelente. O Google vai listar várias opções de joguinhos que não precisam nem de instalação, para você se divertir na hora. Se estiver com mais pessoas, experimente o game de Perguntas e Respostas. Ele é um Quiz interativo para até 6 jogadores testarem seus conhecimentos com perguntas de todos os tipos!

Outras opções incluem o clássico Akinator e Gumball Medieval. 

2. “Cara ou coroa”

Precisando decidir quem vai primeiro? É só perguntar pro Google! Se estiver no celular, você verá até mesmo uma animação para comprovar que a moeda caiu de um lado ou de outro. Depois só não adianta reclamar do resultado!

3. “Cante para mim”

Está se sentindo sozinho? Não tem uma conta no Spotify… Nem no Deezer? Sem problemas, peça para o assistente cantar uma canção. 

4. “Fale inglês”

Você sabia que é possível trocar o idioma do assistente? Basta pedir e ele passará a se comunicar com você em outra língua. Essa é inclusive uma ótima forma de treinar idiomas como o inglês.

5. “Conte uma piada”

Clássica, mas excelente para descontrair e quebrar o gelo naquele almoço em família. Só não vale reclamar da qualidade da piada depois, hein! O Assistente vai ficar brabo com você!

***

Curtiu as dicas de hoje? Então aproveite para colocá-las em prática com os seus dispositivos Positivo Casa Inteligente. O Google Assistente está pronto para ajudá-lo, sempre que você precisar!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente