Digite abaixo o que você procura

Plafon, spot e pendente: quais são as diferenças e como escolher a melhor opção para sua residência

3 de dezembro de 2020

A iluminação hoje tem papel de destaque nas construções. Um sistema bem projetado pode trazer sofisticação aos ambientes, transformando espaços sem vida em verdadeiras obras de arte. Por isso, há uma infinidade de modelos e opções disponíveis no mercado, possibilitando a combinação perfeita para cada cômodo. Três dos tipos de luminárias mais comuns e versáteis são spots, plafons e pendentes. 

Mas como utilizar cada uma dessas peças e para que exatamente elas servem? Para que você ilumine seu ambiente da melhor forma possível, hoje vamos explicar o que cada uma delas faz, quais as melhores aplicações e como fazer a escolha certa na hora de comprar.  

Plafons ou Painel de LED

O nome plafon tem uma sonoridade diferente, mas isso se deve à sua origem francesa. Esse tipo de luminária de teto é um dos mais versáteis, sendo indicado para a iluminação geral de ambientes de pequeno ou médio porte. Os plafons, ou também conhecidos como painéis de LED,  estão disponíveis tanto em modelos de sobrepor (fixados diretamente na laje, sem necessidade de adaptações ou recortes) quanto nos de embutir, sendo estes indicados para a fixação nos forros em gesso. 

Os plafons podem vir equipados com vidros translúcidos ou opacos. A primeira opção é indicada quando o objetivo é uma iluminação direta. Para evitar reflexos e aumentar o conforto visual, uma sugestão é virar a projeção da luz para o teto, para que ele faça a distribuição uniforme dos feixes de luz. 

Já os plafons com coberturas opacas permitem uma iluminação mais regular do cômodo, distribuindo os feixes de luz uniformemente. Esses modelos produzem uma iluminação mais suave aos olhos, sendo perfeitos para salas de estar. 

Os plafons estão disponíveis em uma multitude de formatos e acabamentos. Os mais comuns são os formatos quadrados, circulares e retangulares. Há versões trabalhadas em diferentes materiais e cores (até mesmo em preto ou tons de cobre), portanto você pode combinar a peça perfeitamente com os móveis, paredes e outros elementos da decoração.

Resumindo, o plafon é bastante indicado para:

  • Salas de estar em geral
  • Salas de TV (com luz difusa ou virado para o teto)
  • Salas de jantar
  • Quartos

Ao utilizar o plafon em ambientes maiores, lembre-se de complementar a iluminação em redor com spots e luminárias de chão. A combinação é perfeita para uma iluminação que destaca a decoração. 

Spots

Enquanto os plafons oferecem opções de iluminação direta ou indireta, os spots são um tipo bem mais especializado de luz. Seu objetivo é iluminar um ponto específico do cômodo, o que faz dele uma opção ideal para ressaltar elementos de design ou para a iluminação complementar de espaços como bancadas de cozinhas, salas de estar, de leitura e quartos. 

Pela natureza dos spots, eles não são indicados para a iluminação geral, quase sempre sendo associados a outro tipo de luminária para complementar o projeto luminotécnico do ambiente. É o caso dos plafons, como vimos acima.

Pela variedade de formatos, tamanhos e acabamentos, os spots são peça-chave no design. Eles podem ser instalados diretamente no teto (principalmente em forros de gesso), em fundos de móveis aéreos ou na parede, onde tratam de dar mais vida aos papéis de parede e quadros, por exemplo. 

Ao optar pelos spots, sempre leve em consideração questões como tamanho da peça, formato, acabamento e principalmente a compatibilidade com os tipos de lâmpadas disponíveis. 

Em resumo, o spot é indicado para:

  • Ambientes de todas as naturezas, quando usado como complemento
  • Pontos específicos dos cômodos que necessitam de mais iluminação
  • Bancadas de cozinha, salas de leitura, pias em geral
  • Corredores 
  • Salas e quartos
  • Destaque de elementos decorativos como quadros, esculturas, coleções diversas

Ao projetar ambientes com spots, lembre-se de calcular corretamente a quantidade e a distribuição das peças. É recomendada a distância média de 75 cm a 1 metro entre cada spot. Também é recomendada uma distância da parede de pelo menos 20 cm (ou 10 cm quando o modelo tiver luz direcionável). 

Pendente

Os pendentes recebem esse nome porque ficam literalmente pendurados. Essas peças geralmente têm uma base fixada no teto, dela partindo um fio que faz a ligação ao conjunto de lâmpadas. De todos os tipos de iluminação que mostramos, os pendentes são os que mais possuem variações de formas, cores, acabamentos e design em geral. 

o que é plafon

A grande sacada dos pendentes é que eles aproximam o foco luminoso do solo, sendo peças ideais para ambientes com pé-direito elevado ou para locais como salas de jantar e bancadas, concentrando a iluminação toda sobre a mesa. Isso cria um espaço mais íntimo e confortável para os olhos. 

Pendentes podem ser trabalhados em todos os tamanhos. Há variações em relação ao número de lâmpadas e também na forma como projetam a luz pelo cômodo. Os modelos fechados atuam como uma concha, direcionando a luz para baixo. Já os aramados (wireframe) costumam ter um design vazado, irradiando a luz em todos os sentidos. Esse estilo combina bastante com uma decoração moderna ou industrial.

Os pendentes são indicados para:

  • Salas de jantar
  • Bancadas em geral
  • Iluminação complementar em espaços decorativos
  • Nos quartos, como iluminação das laterais da cama
  • Em mezaninos e outros locais com pé-direito duplo

Sabendo a função de cada tipo de luminária, lembre-se de que não há uma regra rígida. É importante pensar em como iluminar o espaço da melhor forma possível, sempre liberando a criatividade e combinando plafons, pendentes e spots para criar um espaço realmente convidativo, que destaque todos os elementos de decoração presentes nele.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente