Digite abaixo o que você procura

Very Peri: conheça a cor Pantone do ano de 2022

A Pantone, principal empresa de cores do mundo, escolheu a cor Very Peri (PANTONE 17-3938 Very Peri) para representar 2022. Trazendo um roxo com tom mais azulado, a cor do ano já está dominando o mundo da moda e da publicidade, mas ainda mais importante que a estética está o seu significado, o motivo pela qual ela foi escolhida.

De acordo com a Pantone, a Very Peri é a cor ideal para transmitir o momento de transição do físico para o digital que estamos vivendo. A pandemia do Covid-19 trouxe um longo período de isolamento que, consequentemente, também causou mudanças nos hábitos das pessoas. Conforme vamos retomando aos poucos a vida que tínhamos antes, alguns resquícios da pandemia ficarão para sempre e esse é o caso da fusão entre o real e o digital.

Hoje vivemos em uma realidade onde tudo gira em torno da internet. Nossas relações sociais, hábitos de consumo e até mesmo empregos estão se resumindo ao ambiente virtual e a tendência é que isso se torne algo cada vez mais presente. Com a expansão do mundo dos games e a chegada do metaverso, a Very Peri busca trazer para o mundo físico a principal essência da manifestação do digital em nossas vidas.

Indo além da moda, entenda como a cor do ano 2022 se aplica em nossas vidas e como a tecnologia já é parte ativa de nossas rotinas.

Cada vez mais conectados

Hoje em dia, a internet já é algo tão banal em nossas vidas que não nos impressionamos mais com o fato de estarmos conectados o tempo inteiro, por isso poucos percebem como ela já está enraizada em nosso cotidiano. Indo além de acessar uma rede social ou comprar alguma coisa no e-commerce, hoje o virtual já se faz presente em nossas vidas de muitas formas que vão além de um computador ou um smartphone.

Ainda usando como exemplo os videogames e o metaverso, de acordo com uma pesquisa da Newzoo a indústria de games arrecadou um total acumulado de 180 bilhões de dólares em 2021. Mesmo com tantas crises causadas pela pandemia, esse mercado que funde tanto tecnologia quanto entretenimento segue firme e forte. Somente em 2021, o setor de esports, esportes focados em jogos eletrônicos, apresentou um aumento de 14,5%, ultrapassando até mesmo os números da economia mundial.

very-peri-cor-do-ano-2022-pantone

Há alguns anos, seria inimaginável pensar que um dia teríamos modalidades esportivas disputadas totalmente no ambiente virtual através dos games, mas hoje isso já é tão comum que está sendo preparado até mesmo Jogos Olímpicos neste formato. Tudo isso foi alavancado graças às plataformas de streaming e todos os recursos proporcionados pelo virtual, que conecta milhões de pessoas em um só lugar e diminui qualquer distância, garantindo visibilidade para todos.

Já o metaverso é um derivado do gigantesco mercado de games, mas com um foco maior na socialização. A iniciativa está partindo do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, visando criar um mundo em realidade virtual que una toda a sua família de aplicativos e muito mais, permitindo assim que todos possam usufruir dos recursos da internet de uma forma mais imersiva e interativa. Como já enfatizado, não é uma ideia inovadora e nem revolucionária, já que os próprios videogames exploram tudo que é utilizado nesse conceito há muito mais tempo; porém, pode ser a primeira vez que teremos algo do tipo em escala global.

Curiosamente, a cor Very Peri da Pantone remete justamente à principal cor utilizada pelo Facebook e o metaverso. Por esse motivo, o tom de roxo azulado é de fácil assimilação com temas voltados para tecnologia e o ambiente virtual, o que justifica a escolha da Pantone para sua cor do ano.

O futuro com tecnologias inteligentes

Não podemos deixar de falar sobre esse momento que vivemos sem citar as tecnologias inteligentes. Elas são as responsáveis por tornar possível a transição do virtual para o físico e hoje podemos experimentar essas vantagens de diversas formas. O melhor exemplo que podemos utilizar para exemplificar do que as tecnologias smart são capazes são as casas inteligentes.

Em uma smart home, contamos com diferentes dispositivos que podem ser conectados à internet para automatizar processos do dia a dia. Uma vez conectados, eles podem ser totalmente controlados pelo smartphone, seja para funções básicas como ligar ou desligar, assim como para algo mais complexo, como programar uma rotina com horários de funcionamento específicos, por exemplo.

Sendo assim, em uma casa inteligente podemos controlar luzes, portas, eletrodomésticos e qualquer outra coisa que já tenha nativamente ou possa ser combinada com uma tecnologia smart. É a internet trabalhando em tempo real com o mundo físico, nos dando mais controle sobre diferentes tipos de aparelhos e tornando até mesmo a nossa casa um ambiente conectado. É esse tipo de fusão que a Very Peri busca representar e a tendência é que as tecnologias smart não parem somente nas casas, mas em breve estejam espalhadas por cidades inteiras.

Se interessou pelas vantagens das casas inteligentes? Então não deixe de dar uma olhada na linha de dispositivos da Positivo Casa Inteligente para equipar a sua casa!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente