Digite abaixo o que você procura

11 tendências na decoração para a sua casa em 2020

De cores e composições mais ousadas a simplicidade e conforto, confira as dicas que vão repaginar sua casa para o próximo ano

De cores e composições mais ousadas a simplicidade e conforto, confira as dicas que vão repaginar sua casa ainda este ano

Para a arquiteta Heloísa Savoldi a decoração está relacionada ao gosto pessoal e, por isso, cada pessoa pode filtrar qual tendência tem mais a ver com seu estilo. “Sempre quando se vai usar alguma tendência em decoração residencial, damos a dica de usar em lugares que sejam de mais fácil transformação. Assim, se a tendência passar logo ou ficar enjoativa, será mais fácil de ser alterada”, aconselha a arquiteta.

Heloísa também destaca que é possível misturar as tendências com objetos decoração afetiva, dando mais personalidade ao ambiente.

“A arquitetura e, por sua vez, a decoração residencial, segue tendências fortes que já se consolidaram em outras artes (música, moda, etc)”

Heloísa Savoldi – Arquiteta do escritório Lumi Arquitetura

Confira as dicas que separamos para você se inspirar e valorizar os ambientes, apostando em conforto, simplicidade e criatividade.

1. Abstrato pode ser divertido

Na manifestação abstrata é possível representar formas, cores, linhas e superfícies estranhas a qualquer representação da nossa realidade. Brincar com as figuras geométricas em blocos ou em cores pode dar um outro ar aos ambientes da casa, em especial à sala. Assim como na arte, a proposta aqui é despertar emoções com a decoração dos seus espaços.

2. Ambientes de uma única cor

Já tem algum tempo que a linha branca da cozinha não é mais a preferida das casas. Para 2020, essa tendência continua, mas quem chega com força são as cozinhas coloridas e monocromáticas. Aliás, uniformizar os móveis do cômodo em um único tom é a aposta para este ano.

Não somente na cozinha, mas em outros espaços da casa, apostar em cores únicas ganha mais força em 2020.

3. Tom sobre tom

Enfatizando os ambientes monocromáticos, usar tom sobre tom aparece como uma possibilidade muito elegante de modificar a cara do seu ambiente. Aposte em combinar a cor da parede com os móveis: você vai se surpreender com essa tendência de decoração para 2020.

Na mesma linha dos ambientes monocromáticos, pensar em espaços que combinem tom sobre tom pode ser uma excelente aposta para 2020.

4. Estampas

Apesar de não ser exatamente uma novidade, as estampas padronizadas e listras offset ganham força. Aplicadas nos tapetes ou nas capas de almofada, a quebra de padrões pode dar aquele toque especial nos ambientes.

5. Colagens

Fazer a composição da parede com pôsteres, quadros e enfeites vai ser repaginada. A técnica tradicional chamada gallery wall dará espaço para criação de composições a partir de colagens muito mais criativas e divertidas. Aqui você pode abusar da imaginação!

6. De olho nos azulejos

Quem volta mesmo em 2020 são os azulejos quadrados, mas agora numa versão colorida. Para dar um charme a mais no banheiro ou na cozinha você pode apostar nessa tendência.

7. Cor do quarto

Esse ambiente reflete muito a personalidade do morador. Há aqueles que preferem um ambiente mais iluminado enquanto outros um quarto mais escuro. Seja como for, a cor que deve prevalecer neste ano e representar esses humores é a berinjela.

8. Móveis multifuncionais

Outro item que chega com força total é o móvel que desempenha várias funções. Isso porque, com imóveis cada vez menores, os espaços precisam ser aproveitados de maneira mais inteligente.

Para quem gosta de versatilidade sem abrir mão do bom gosto essa é uma ótima dica.

9. Natureza e sustentabilidade

Antenados na necessidade cada vez maior de se reaproveitar materiais e pensar em projetos que ajudem a manter a sintonia com o meio ambiente, os profissionais desse segmento estão apostando em flores e plantas, vasos de barro e cerâmica, caixotes e paletes de madeira, tintas ecológicas e enfeites de bambu.

10. Simplicidade e conforto

Sai o cinza e entram cores menos frias que transmitam mais calma e sensação de aconchego; criar espaços para revigorar a energia é a ideia central.

Utilizar cobertas, pufes e mantas para reforçar o conforto dos espaços também deve estar na sua cabeça na hora de planejar esse ambiente de descanso.

11. Casa inteligente

A automação residencial tem se tornado mais acessível e deve ser a grande sensação das casas em 2020. As casas inteligentes conectam os equipamentos das residências à internet e, por isso, permitem que eles sejam controlados de qualquer lugar por meio do smartphone.

Transformar sua casa em uma smart home não exige mais grandes e caros projetos. As soluções da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, permitem que você mesmo, em poucos minutos, instale os equipamentos e deixe sua casa mais conectada.

Agora você já pode usar a criatividade para transformar sua casa ainda em 2020. O mais legal das dicas de decoração de interiores para o ano é que você pode utilizar muito do que já tem em casa e dar toques especiais para repaginar os espaços, dando um novo visual aos ambientes. Cuidar da nossa casa é tudo de bom, não é mesmo?

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"