Digite abaixo o que você procura

5 dicas de iluminação da casa no estilo “Faça Você Mesmo”

Para os apaixonados (e para os não tão apaixonados assim), a verdade é que a luz certa pode valorizar a decoração e os ambientes da casa. Por isso separamos algumas dicas importantes para você começar a cuidar da sua iluminação residencial

Responsável por dar um ar especial aos espaços, a iluminação dos ambientes é fundamental quando o assunto é decoração e, alguns toques, podem ser dados por você mesmo.
Mucca / Projeto Studio Boscardin Corsi / Fotos Eduardo Macarios

Iluminação. Um assunto que para alguns nem entra na lista de preocupações e para outros é xodó no quesito decoração. Sendo mega interessado ou não, a verdade é uma só: a iluminação da casa faz toda a diferença quando falamos não só em decoração, mas em bem-estar, qualidade de vida e sensações que os ambientes podem despertar.

Apesar de variar de acordo com o gosto de cada pessoa, a iluminação pode valorizar, e muito, os ambientes, além de passar a sensação adequada que queremos sentir em cada um dos cômodos da casa.

Por isso, as arquitetas Heloísa Savoldi e Jessica Leone, da Lumi Arquitetura, separaram algumas dicas fundamentais os apaixonados por iluminação e para aqueles que querem dar uma ajeitada no visual da casa no estilo faça você mesmo. 

Confira com a gente e mãos à obra!

01. LÂMPADAS DE FILAMENTO

Para uma iluminação bacana, sem uma peça elaborada, a melhor solução é a utilização de lâmpadas de filamento, já que nesse caso, o destaque está na própria lâmpada.

Para quem quer mudar o visual dos espaços sem muito trabalho, apostar nas lâmpadas de filamento pode ser uma boa opção.

Elas têm um ar retrô e formatos versáteis, que se encaixam facilmente em vários estilos de projeto. O efeito de iluminação é mais suave, aconchegante e decorativo.

02. UTILIZAÇÃO DE CABO PP E SOQUETE PARA CRIAR PEÇAS DECORATIVAS

Uma solução fácil e muito barata é a utilização de cabos pp e soquetes para a criação de pendentes e arandelas decorativas. Basta um ponto elétrico e já é possível fazer a distribuição de vários pontos de iluminação de acordo com a criatividade e necessidade de cada um.

Hoje, o mercado conta com soquetes de vários tipos de materiais e cores, que podem auxiliar na composição.

Na imagem temos o modelo pendente aranha.
Já nessa outra imagem, o modelo é de arandela mão francesa.
E aqui, temos uma aplicação em um ambiente do cabo pp e soquete, mostrando como uma opção simples pode dar um ar sofisticado e descontraído ao lugar.
Apto Blush | Projeto Lumi Arquitetura |Fotos Paula Morais

03. ELETRODUTOS APARENTES

O eletroduto aparente é uma solução industrial que vem sendo muito utilizada na arquitetura e decoração. São utilizados para a distribuição de fiação elétrica no sentido vertical e horizontal, sem a necessidade de embutir nas paredes ou forro, o que facilita a manutenção e acréscimo de novos pontos. 

Além disso, permitem a criação de diversos percursos, que podem ser funcionais ou decorativos e podem ser combinados com diversos tipos de peças de iluminação.

Uma Iluminação com eletrodutos aparentes. Simples, fácil e moderna.
Foto: Diyhomebr
Eletrodutos usados na iluminação do apartamento LD Jardins.
Projeto: Breves Arquitetura

04. TRILHO ELETRIFICADO COM SPOTS DIRECIONÁVEIS

O trilho trata-se de uma haste metálica eletrificada, onde são encaixados diferentes tipos de spots. Nele é possível o acréscimo e reposicionamento de pontos de iluminação, sem a necessidade de mexer na fiação elétrica.

É uma ótima solução para a distribuição adequada de iluminação, quando não se tem forro de gesso ou drywall, já que é uma peça de sobrepor que pode ser instalada direto na laje.

Os spots possuem iluminação direcionada e podem criar uma iluminação mais geral ou decorativa, de acordo com a peça e lâmpada escolhida.

Os spots valorizam o quarto deste apartamento. 
Projeto Lumi Arquitetura | Foto: Paula Morais

05. ELETROCALHA

Também com uma pegada industrial que se tornou decorativa, a eletrocalha tem o uso semelhante ao eletroduto e um valor mais acessível. Porém, a distribuição é apenas horizontal. 

Pela eletrocalha é possível a passagem de fiação e distribuição de iluminação, sendo compatível com diversos tipos de peças de iluminação. Dá uma olhadinha no charme que ficou esse espaço.

As eletrocalhas distribuíram a iluminação e deram um charme todo especial no projeto Mucca.
Projeto Studio Boscardin Corsi | Foto: Eduardo Macarios

DICA EXTRA: LÂMPADAS INTELIGENTES

Em alta, e cada vez mais acessíveis, a Smart Lâmpada Wi-Fi é a melhor opção para o estilo de iluminação faça você mesmo. Isso se deve a sua facilidade de instalação.

É tirar a Smart Lâmpada da caixa, rosquear no bocal, configurar no aplicativo da Positivo Casa Inteligente e pronto! Essa solução foi desenvolvida justamente para quem quer ter o controle da iluminação da casa sem dor de cabeça.

Com as Smart Lâmpadas Wi-Fi você consegue, além de controlar a iluminação, criar cenas para cada momento e escolher a cor que melhor representa seu humor para aquele dia. Afinal, elas vêm configuradas com 16 milhões de cores, permitindo que você troque a cor quando desejar com apenas um clique.

Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente
As Smart Lâmpadas Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente ainda podem ser acionadas por comando de voz, deixando sua rotina muito prática e a iluminação da sua casa customizável para cada evento.

Agora que já sabe como você mesmo pode dar aquele toque a mais na iluminação da casa, que tal começar 2020 com novos ares nos ambientes? Para conhecer mais sobre a Smart Lâmpada Wi-Fi acesse www.positivocasainteligente.com.br e aproveite as maravilhas de uma casa mais conectada.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"