Digite abaixo o que você procura

5 tendências de tecnologia em casas inteligentes para ficar de olho em 2021

9 de novembro de 2020

Que as residências estão ficando mais inteligentes você já deve ter percebido, mas quais são as principais tendências para 2021 em um setor que está em crescimento? Para muitos consumidores, o primeiro contato com a automação residencial será no próximo ano.

A popularização desses dispositivos é uma tendência no exterior e o Brasil agora começa a entrar também nesta onda. Boa parte disso se deve ao aumento da qualidade das conexões e a à redução de preço dos itens dessa categoria. E mais: hoje, certas formas de automação não requerem nem mesmo um projeto. Basta conectar um acessório à tomada, configurá-lo e começar a usar.

Se as tecnologias de smart home ainda não fazem parte do seu dia a dia, fique de olho nas seguintes tendências. Muito em breve é bem provável que um desses dispositivos faça a estreia na sua casa.

1. Smart Home como elemento decorativo

Quando os primeiros dispositivos de automação residencial surgiram, a proposta era a de simplesmente facilitar a vida do consumidor, automatizando tarefas que antes requeriam ações manuais ou presenciais para serem executadas. Esse segmento cresceu de maneira significativa nos últimos anos e essas peças são cada vez mais comuns em novos projetos de ambientes.

Por essa razão, as peças de automação hoje são vistas também como elementos decorativos. Itens com design diferenciado ou que combinem com a proposta de um projeto ganham pontos com o consumidor. Prova disso é que a variedade de produtos dentro dessa categoria cada vez mais é um pré-requisito.

As lâmpadas inteligentes da Positivo Casa Inteligente são um bom exemplo disso. Elas estão disponíveis nas versões Smart Lâmpada, Smart Lâmpada Spot e Smart Lâmpada Retrô aumentando as opções do consumidor para composição dos mais diversos tipos de ambientes.

2. Adoção de redes mais estáveis e rápidas

Mais equipamentos conectados simultaneamente requerem redes mais robustas, estáveis e rápidas. Por essa razão, a busca por melhorias nos equipamentos de conexão, como modens, roteadores e repetidores, também deve crescer paralelamente ao aumento das demandas dos consumidores.

Os novos modelos que chegam ao mercado já são compatíveis com as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, mas para aqueles que ainda possuem produtos mais antigos, 2021 deve se apresentar com uma oportunidade para atualização desses equipamentos. A busca por plano de internet banda larga que ofereçam mais velocidade também deve ir pelo mesmo caminho.

3. Iluminação inteligente como ponto de partida

As perspectivas de crescimento do mercado de automação residencial para 2021 colocam os itens de iluminação inteligente como a porta de entrada dos consumidores nesse mercado. As razões são muitas: trata-se do item de custo mais baixo e também o que apresenta mais facilidade na instalação e configuração.

tendências de tecnologia em casas inteligentes para ficar de olho em 2021

Além disso, há ainda a vantagem de que as smart lâmpadas podem impactar positivamente na redução do consumo de energia elétrica, algo desejado mesmo pelos consumidores que ainda não estão familiarizados com smart homes. Em outras palavras, isso significa que devemos ter muitas novidades nesse segmento.

4. Luminotécnica para transformar ambientes

A pandemia de coronavírus transformou o home office de tendência em necessidade: da noite para o dia, muitas pessoas se viram tendo que adaptar suas rotinas de trabalho ao conforto do lar – e mais tempo em casa fez com que os consumidores voltassem os olhos novamente para a importância de tornar esse ambiente ainda mais aconchegante.

Para aqueles que não têm muito espaço, os aspectos de luminotécnica podem ser a solução para criar múltiplos ambientes em um só lugar. Lâmpadas inteligentes, que possam oferecer iluminação mais intensa e fria durante o trabalho (luz branca), e mais relaxante e quente nas horas de lazer (luz amarela) são uma solução de aplicação de rápida e cuja demanda está em crescimento.

5. Comandos de voz cada vez mais presentes

Assim como o primeiro contato dos usuários com itens de automação se dá pelos dispositivos de iluminação, é natural que eles utilizem o celular como ferramenta de controle para esses equipamentos. Contudo, o controle via comandos de voz vem assumindo protagonismo nesse cenário.

tendências de tecnologia em casas inteligentes para ficar de olho em 2021

À medida que as aplicações ganham compatibilidade com a língua portuguesa, cresce também a quantidade de usuários que vê de uma maneira mais cômoda e intuitiva deixar de lado o celular ou o controle remoto da TV e simplesmente falar. Assistentes de voz, criadas especialmente para essa finalidade, também estão em alta no mercado.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente