Digite abaixo o que você procura

A era dos assistentes virtuais

24 de abril de 2021

Falar para a luz do quarto apagar, a TV mudar para tal canal e o ar-condicionado ficar na temperatura que você deseja parece papo de louco ou de gente do futuro, não é mesmo? No entanto, isso já é possível.  

Existem atualmente uma série de produtos inteligentes que facilitam o dia a dia de indivíduos em suas casas e locais de trabalho. Os que mais têm ganhado espaço neste meio são os assistentes virtuais.

Vamos entender melhor o que eles são, como eles funcionam e quais as vantagens desses produtos, que permitem que você possa viver uma vida muito mais fácil e confortável.

Quem são os assistentes virtuais?

Assistentes virtuais podem ser definidos como softwares inteligentes que respondem a comandos de voz ou texto. Inicialmente, esses sistemas ficavam disponíveis apenas em celulares, mas com o avanço da tecnologia, esses produtos foram se desenvolvendo e passaram a ser comercializados como dispositivos próprios.

Esses softwares estão sendo cada vez mais utilizados para facilitar tarefas cotidianas dos indivíduos, seja em casa ou no trabalho. Eles são capazes de realizar atividades simples como ligar ou desligar luzes e aparelhos eletrônicos, tocar suas músicas ou podcasts preferidos, informar sobre a previsão do tempo e até responder a questões como em qual valor a sua ação fechou o dia na bolsa de valores.

Quem que nunca, em um dia de muito frio, ficou com preguiça de ter que sair das cobertas para desligar a luz, não é mesmo? Esses assistentes virtuais podem fazer essa tarefa para você, trazendo muito mais conforto e comodidade.

Além disso, eles podem ajudar em tarefas mais cruciais do seu dia a dia. Você tem dificuldades para organizar a sua agenda? Um assistente pode funcionar como uma secretária, marcando e alertando sobre os seus próximos compromissos. Não se lembra se trancou a casa e desligou a luz do banheiro antes de sair? À distância, você pode se certificar ou mandar o dispositivo fazer essas ações.

No entanto, para conseguir realizar algumas atividades que envolvam outros dispositivos, como ligar/desligar luzes, TVs e trancar portas, é preciso que esses objetos possuam tecnologias que se conectem com o assistente virtual.

Você pode conferir diversos produtos que são integrados a esses dispositivos por um ótimo custo-benefício no catálogo de opções da Positivo Casa Inteligente.

Como funcionam?

À primeira vista, pode parecer confuso entender como um simples dispositivo pode fazer tanta coisa sem que haja um operador humano para executar as tarefas.

Os assistentes virtuais são totalmente baseados em Inteligência Artificial, que os torna capazes de entender solicitações feitas por pessoas. Graças a essa tecnologia, elas são capazes de reconhecer e interpretar os mais variados tipos de comandos feitos por áudio ou texto, estando aptas a responder ou realizar as solicitações feitas pelos seus donos.

Os assistentes virtuais ainda conseguem se comunicar com outros objetos que também possuam inteligência artificial, como luzes inteligentes ou smart TVs. Com isso, eles são capazes de enviar comandos para que estes objetos cumpram com as solicitações feitas.

Basicamente, você informa ao assistente virtual que deseja que a luz seja desligada, e ele informa a lâmpada que ela deve se desligar.

Esses dispositivos ainda contam com a tecnologia Machine Learning, que pode ser traduzido do inglês como aprendizado de máquina. É isso mesmo. Os assistentes virtuais são capazes de aprender enquanto respondem aos seus comandos.

Dessa forma, além de aprenderem melhor a identificar a sua voz e os seus comandos, suas respostas e resultados podem ser aperfeiçoados com o passar do tempo, para que a sua satisfação seja ainda maior.

Aposto que você já conheceu produtos que pioram conforme o seu tempo de uso, mas nunca viu algo que melhore a cada dia, não é mesmo?

Quais são os principais assistentes virtuais?

Existem atualmente no mercado várias opções de assistentes virtuais. Vamos conhecer os principais:

Siri

Desenvolvida pela Apple, ela oferece diversas funções para os detentores de dispositivos da empresa. Seu programa responde a comandos de voz e consegue realizar tarefas como ler e responder e-mails, chamar táxis e responder perguntas como se fosse um Google.

Google Assistente 

Por falar no Google, ele também conta com um assistente virtual. Disponível para smartphones, ele realiza tarefas como controle de músicas, gerenciamento da agenda e outras configurações sem precisar tocar no celular.

Além disso, ele potencializa o uso de outros acessórios da empresa, como o Google Home e o Chromecast. Com esses produtos sendo sincronizados e usados em conjunto, é possível controlar TVs e outros dispositivos, sincronizar músicas e realizar chamadas, tudo apenas com comandos de voz.

Alexa 

O assistente virtual da Amazon é um dos mais recentes do mercado, estreando no Brasil em 2019. O dispositivo identifica comandos de voz, sendo capaz de controlar outros produtos inteligentes, como lâmpadas e smart TVs.

Ele ainda pode informar as principais notícias do dia, controlar aplicativos de música, responder perguntas e até mesmo auxiliar na cozinha, mostrando receitas e formas de preparo para diversos pratos.

Smart Controle Universal

Criado pelo grupo Positivo, o Smart Controle Universal concentra o controle de diversos aparelhos inteligentes em apenas um lugar. Já imaginou utilizar um único controle para a sua TV, o seu ar-condicionado e até mesmo as lâmpadas da sua casa?

Tudo isso é possível, e sem utilizar controle. Basta apenas ter o Smart Controle Universal e o aplicativo Positivo Casa Inteligente no seu celular. Além disso, é possível realizar essas atividades sem nem ao menos estar em casa ou no seu ambiente de trabalho.

Em dias de calor, você pode programar para que o ar-condicionado do seu quarto ligue antes mesmo de você chegar em casa. Assim, ele já estará na temperatura ideal quando você entrar no ambiente.

Conheça mais detalhes sobre o Smart Controle Universal e toda a linha de produtos Smart Home da Positivo Casa Inteligente.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente