Digite abaixo o que você procura

5 razões para transformar a sua residência em uma casa inteligente

4 de novembro de 2020

Acender e apagar as luzes de casa mesmo estando longe. Ligar a câmera de segurança e conversar pelo celular com as pessoas que aparecem na tela. Há até bem pouco tempo, cenas como essa seriam possíveis apenas nos filmes e nos livros de ficção científica.

Entretanto, as chamadas “casas inteligentes” ou “smart homes” são hoje uma realidade cada vez mais acessível. As principais fabricantes do mercado têm se aproveitado da popularização dos smartphones e do aumento da velocidade média das conexões com a internet para permitir que um número cada vez maior de dispositivos possa se conectar à internet.

Porém, além da comodidade de comandar parte da sua casa pelo celular, quais são os principais benefícios de entrar na era da Internet das Coisas e transformar a sua residência em uma casa inteligente? Listamos aqui algumas vantagens para você considerar.

1. Casa inteligente é sinônimo de economia de energia

A automação e a possibilidade de controlar luzes mesmo estando longe são fatores que podem impactar positivamente na sua conta de energia. Dê adeus às luzes ligadas sem necessidade quando ninguém está presente no ambiente. Sensores podem identificar se há ou não alguém por ali e aceder as lâmpadas apenas quando for necessário.

Com lâmpadas inteligentes você pode ainda regular a intensidade de brilho, deixando-as menos intensas em determinadas horas do dia e mais intensas quando você realmente precisa. Economia de energia significa contribuir com o meio ambiente, sem que apagar as luzes se torne mais uma “tarefa” a ser realizada todos os dias.

2. Você pode ganhar em produtividade

Quantas vezes você já se pegou na cozinha, com as mãos engorduradas, tentando acompanhar uma receita no celular? Não é tão simples, não é mesmo? Por meio de dispositivos que funcionam mediante comandos de voz fica mais fácil solicitar a execução de determinadas ações que antes eram feitas manualmente.

Apagar as luzes, trancar as portas, desligar a música antes de dormir ou ativar um alarme são tarefas que não requerem mais a sua presença. Basta um comando de voz, a partir de qualquer cômodo da casa, para que tudo seja resolvido com facilidade. Sobra mais tempo para você se dedicar àquilo que realmente importa.

3. Tenha mais segurança em casa ou na empresa

Câmeras de segurança são apenas um entre os muitos exemplos de dispositivos que podem ser considerados essenciais para a proteção do lar. Por meio delas, é possível acompanhar via celular tudo o que se passa em um determinado ambiente – e sensores de movimento podem emitir alertas se algo inesperado acontecer.

Da mesma forma, fechaduras digitais também agregam segurança às edificações. Elas podem ser integradas a alarmes antifurto e, em caso de qualquer tentativa de invasão ou de violação de senha, centrais de segurança ou mesmo as autoridades locais podem ser avisadas imediatamente.

4. Conforto acima de tudo

É inegável que quem procura dispositivos de conexão inteligente está em busca de conforto. Ainda que a praticidade e a economia de energia sejam consequências direta desses itens, convenhamos: certas ações não precisam mais ser realizadas. Ou você tem saudades do tempo que era preciso se levantar para ir até à TV trocar de canal?

O fato é que poder desligar as luzes da casa quando já estamos deitados na câmera ou mesmo conversar com alguém que está em outro cômodo sem precisar pegar o celular são ações muito cômodas e que adicionam qualidade de vida ao nosso dia a dia. Se você pode ter acesso a esses benefícios, por que não desfrutar deles?

5. O custo nunca esteve tão acessível

Já faz pelo menos uma década que os produtos de automação residencial estão disponíveis no mercado brasileiro. Entretanto, no passado eles custavam mais caro e não apresentavam tantos recursos como se vê hoje em dia. Em outras palavras, o momento nunca foi tão propício para embarcar no mundo das residências conectadas como agora.

Basicamente, tudo que você precisa ter é uma boa conexão com a internet e um celular para controlar seus dispositivos. Os equipamentos mais simples de automação residencial, como as lâmpadas inteligentes e as câmeras de segurança, podem ser adquiridas por pouco menos de R$ 100. Trata-se de um investimento que justifica cada centavo aplicado.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente