Digite abaixo o que você procura

Smart Plug: como automatizar o ventilador no verão

10 de novembro de 2020

Todos os anos, quando chega a estação mais quente do ano, as vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado aumentam no Brasil. Nas cidades em que o calor é mais intenso durante o ano todo, eles têm alta procura durante todo o ano.

Entretanto, os ventiladores são a solução mais simples, prática e barata para a maioria dos consumidores. Afinal, não são todos que têm condições de investir em um ar-condicionado ou que têm um ambiente adequado para acomodar esse tipo de equipamento. 

Porém, convenhamos: falta um pouco de comodidade aos ventiladores, não é mesmo? Diferentemente dos aparelhos de ar-condicionado, esses aparelhos não têm controle remoto, o que requer que o usuário tenha que se aproximar do produto sempre que precisar ligar ou desligar o ventilador ou ainda modificar a intensidade do vento.

Smart Plug: deixando a sua casa mais inteligente

É justamente aí que entram em cena os Smart Plugs, um dos produtos mais criativos do portfólio da Positivo Casa Inteligente. Plugados na tomada, eles permitem que você ligue e desligue qualquer equipamento eletrônico à distância, seja pelo smartphone ou por comandos de voz, tornando o cotidiano mais prático.

O funcionamento é bastante simples, e neste artigo vamos ensinar a como transformar o seu ventilador comum em equipamento inteligente. 

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Positivo Casa Inteligente, disponível para Android e iOS.

Passo 2. Se ainda não tiver uma conta de usuário, crie uma em seu primeiro acesso. Se já tiver, faça login.

Passo 3. Configure o aplicativo para que o Smart Plug Wi-Fi seja um dos seus dispositivos inteligentes. Toque no sinal de “+”, vá em “Conforto e Automação” e escolha “Smart Plug Wi-Fi” na lista.

Passo 4. Conecte o Smart Plug Wi-Fi na tomada e pressione o botão lateral por 5 segundos até que o LED comece a piscar rapidamente.

Passo 5. No aplicativo, digite a senha da sua rede Wi-Fi e aguarde a conexão. O dispositivo será adicionado e registrado e, a partir de então, poderá ser controlado à distância.

Passo 6. Agora, conecte a tomada do seu ventilador ao Smart Plug e ligue o aparelho normalmente.

Passo 7. Para desligar o ventilador, acesse o aplicativo e toque em “Power” para desligar o Smart Plug. Para ligar, repita o procedimento.

Pronto! A partir de agora você pode ligar e desligar o seu ventilador sempre que quiser pelo celular, sem precisar se levantar do sofá ou da cama para isso. Você pode ainda optar por programar o app para ligar e desligar o Smart Plu Wi-Fi em horários específicos do dia.

Cuide da saúde: dormir com o ventilador ligado pode fazer mal

Fale a verdade: quantas vezes você dormiu com o ventilador ligado pelo simples fato de ter ficado com preguiça de se levantar? É mais comum do que você imagina e pode acontecer com qualquer um de nós. Porém, precisar se levantar para desligá-lo é coisa do passado para quem tem um Smart Plug.

Dormir com o ventilador ligado não é recomendado. Passar a noite toda recebendo vento diretamente pode parecer agradável, mas isso pode debilitar o sistema imunológico, tornando-o mais propenso a infecções respiratórias. O vento constante resseca as vias respiratórias (boca e traqueia), o que pode provocar irritações como tosse e dor de garganta.

Além disso, o vento frio pode causar dores no pescoço. O músculo levantador da escápula fica mais rígido com as temperaturas mais baixas e, consequentemente, pode ser mais difícil relaxar da maneira adequada no seu travesseiro,

Por fim, a pele também pode sofrer as consequências do vento gelado incidindo sobre ela durante a noite. Alguns problemas dermatológicos, como a dermatite atópica, a psoríase e a dermatite seborreica, podem se agravar se a pele não estiver suficientemente hidratada.

Portanto, não é a só a comodidade que está em jogo, mas também a sua saúde. Dê adeus às noites de calor mal dormidas com o ventilador ligado. Com o Smart Plug Wi-Fi, você pode controla-lo pelo celular sem maiores preocupações.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente