Digite abaixo o que você procura

Marketing para integrador: 5 estratégias para divulgar a marca e conquistar clientes

24 de novembro de 2021

É comum encontrar dificuldades em encantar clientes num ambiente em constante transformação como o de hoje. Os integradores têm enfrentado problemas acerca da atração do público, embora as soluções possam estar mais perto do que você imagina. O marketing ganha cada vez mais espaço entre as empresas dos mais variados segmentos, e por isso ele representa uma ótima alternativa para você. 

A arte da atração

Para reter e fidelizar clientes, você precisa primeiro atraí-los. A arte da atração consiste em gestos sutis e certeiros que atingem de maneira assertiva o público correto, cativando-o e servindo como porta de entrada para todos os outros serviços que você tem a oferecer. 

Para desempenhar bem essa arte, conheça, antes de tudo, a importância de saber conquistar clientes. Se a sua concepção de atrair o público se limita a fazer um bom atendimento ou realizar um anúncio na internet, infelizmente seus conhecimentos se encontram um tanto limitados.

Como toda arte, a atração deve ser planejada, estruturada e cuidadosamente arquitetada por aqueles que desejam se beneficiar dela. É por meio da atração que o cliente conhecerá sua empresa, saberá quais são seus serviços e, principalmente, consumirá seu produto (se tudo der certo) mais de uma vez e o recomendará para terceiros. Até alcançarmos esse patamar, no entanto, vamos te apresentar algumas estratégias essenciais.

Como atrair o público de maneira satisfatória

Existem algumas técnicas eficazes para quem quer investir na atração de clientes. Vale lembrar que nenhuma estratégia proporciona resultados positivos se quem a executa não confiar em sua eficiência e não exercitar em si próprio o esforço e a determinação necessários à tarefa. Então, integrador, está na hora de você realizar um autoexame e conhecer tudo que o marketing tem a te oferecer. 

Os integradores podem e devem seguir 5 dicas essenciais para divulgar a marca e conquistar clientes. Ao contrário do que muitos pensam, o marketing, além de facilitar a vida de todos os ramos profissionais nos mais diversos objetivos, não consiste em estratégias tão difíceis ou inacessíveis quanto você pensa. Algumas são, inclusive, bem simples e fáceis de aplicar na sua rotina e no seu negócio: 

5 estratégias para divulgar a marca e conquistar cliente

1. Conheça seu cliente

Entender que cada cliente é um universo à parte é o primeiro passo para você compreender que estudar a fundo as características do seu público é essencial para a arte da atração. Se os clientes não são uma massa homogênea, logo ficará claro para você que as estratégias devem ser personalizadas, feitas sob medida conforme as flutuações de cada tipo de público. 

Você pode estar se perguntando “Mas como vou conhecer meu cliente?”. O marketing, como em muitas outras áreas, pode te ajudar nisso. Utilizando ferramentas de automação, sistemas digitais e recursos inteligentes, você poderá usufruir dos benefícios do marketing por meio de pesquisas para identificar o que seu cliente gosta, do que ele precisa, do que não gosta e o que ele realmente procura no mercado. 

Muitas empresas pecam nesse quesito, oferecendo produtos que, na verdade, não suprem a necessidade do público, vendendo erroneamente serviços pelos quais o cliente nunca pediu. Daí a importância de saber perfeitamente bem o que seu cliente quer, para não cometer os mesmos deslizes de quem vende a esmo. 

Da mesma forma, você poderá investir em pesquisas de satisfação para obter a certeza de que acertou o alvo, ou formulários de engajamento, relatórios para medir resultados e produzir “personas” (seu público ideal) com a ajuda das estratégias de marketing digital. 

2. Invista na divulgação digital 

Divulgação é um dos pontos fortes e um dos itens primordiais do marketing quando se quer investir em atração. Afinal, quem não divulga, não atinge público nenhum; muito menos o público que realmente precisa dos seus serviços. Felizmente, o marketing é especialista em divulgação e existem técnicas simples que você pode adotar em sua empresa. 

A elaboração de blogs corporativos tem registrado resultados positivos ao longo dos anos e, cada vez mais, o chamado “marketing de conteúdo” tem despertado o interesse das empresas. Investir nisso nunca foi uma má ideia e, talvez, a solução para os seus problemas esteja exatamente aqui. De fato, nutrir o público com textos relevantes, materiais ricos e artigos de qualidade é uma das melhores estratégias para você, integrador, que deseja ganhar destaque no mercado.  

Além disso, esteja presente em todos os meios digitais, como as redes sociais, interagindo, postando e estabelecendo comunicação pessoal e constante com seus clientes, pois é nas redes sociais que eles se concentram. Você pode investir também em anúncios pagos se estiver disposto a atingir horizontes cada vez mais ousados e mais “caros”, e criar um site responsivo, intuitivo e dinâmico é fundamental. 

3. Não se esqueça dos meios tradicionais

Se você for do tipo mais tradicional, pode experimentar organizar eventos e marcar presença em lives, palestras ou feiras para divulgar o seu negócio e angariar novos clientes que estarão prontos para conhecer seus serviços. Não se esqueça também de que e-mails não são coisa do passado; você pode usá-los, pois são muito eficientes no propósito para o qual foram criados. Mesmo assim, o contato humano nunca sairá de moda, então não se sinta ultrapassado. O atendimento sempre será a porta de entrada principal para os negócios.

4. Crie programas de fidelidade e sistemas de recompensas

O cliente se sente incentivado a usufruir de um serviço se souber com antecipação que haverá recompensas e, talvez, até brindes por sua preferência. É importante que o público se sinta valorizado, desejado e priorizado em todas as etapas da jornada de compras. Por isso, invista em programas de fidelidade e sistemas de recompensas e, antes que a compra seja efetuada, deixe duas informações bem claras ao consumidor: a escolha dele pelo produto não foi equivocada e que ele tomou a decisão certa ao comprar ali.

5. Estabeleça parcerias

Estabelecer parcerias vai proporcionar ao seu negócio uma maior credibilidade no mercado e fazer com que você se destaque da concorrência. É por isso que arrecadar parceiros, do mesmo ramo que você ou similares, vai torná-lo mais atraente aos olhos do público e despertar o interesse daquele exato cliente que você se esforçou em conhecer no início deste artigo.  

O que você não deve fazer

  • Enxergar o consumidor como uma massa homogênea e esquecer de que um cliente é completamente diferente do outro;
  • Desperdiçar as ferramentas digitais e de automatização;
  • Manter-se afastado das redes sociais e de outros ambientes virtuais;
  • Utilizar os meios tradicionais de maneira equivocada;
  • Se ater ao senso comum e não demonstrar ideias únicas e inovadoras.

O marketing para integrador não é diferente do marketing para as outras áreas profissionais. Embora algumas técnicas se modifiquem ligeiramente de um ramo a outro e outras passem por flutuações de adequação, o marketing tem altos índices de desempenho e resultados comprovados em qualquer segmento que seja utilizado. Então, se você quer divulgar sua marca e conquistar clientes, talvez você tenha lido o artigo correto. O que acha de experimentar cada uma dessas estratégias? 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente