Digite abaixo o que você procura

Qual é a diferença entre casa inteligente e casa conectada

21 de outubro de 2021

Com o avanço da tecnologia na arquitetura, casa inteligente e casa conectada se apresentaram como dois conceitos que caíram no gosto dos apaixonados por modernidade e inovação. A partir de 2019, os dispositivos dessas modalidades começaram a ser cada vez mais procurados em marketplaces como a Amazon e Mercado Livre. Embora não pareça, existe diferença entre casa inteligente e casa conectada, e vamos explicar sobre ela aqui nesse blog!

Tecnologia e Inovação: uma tendência que só cresce

Ligar uma luminária, TV, ou controlar a temperatura do ar condicionado são apenas algumas ações comuns para quem possui eletroeletrônicos e eletroportáteis que funcionam a partir de comandos de voz. 

Isso é feito nos dois conceitos, mas a principal diferença entre elas é a maneira como se interligam a outros aparelhos da residência. A casa conectada permite que o usuário controle os sistemas a distância, ou seja, com o auxílio de assistentes virtuais como a Alexa, é possível estabelecer alguns comandos sem instalações pré-definidas na estrutura residencial.

Por sua vez, uma casa inteligente precisa de uma configuração definida antes de começar a funcionar de fato. Essa inteligência diz respeito às ações automatizadas que o sistema passa a executar depois de comandos configurados. Por exemplo: é possível ativar uma rotina para que o app desligue ou ligue as luzes todos os dias no mesmo horário. Você não precisa utilizar seu comando por voz para acender se isso já estiver programado no aplicativo.

Também é possível ativar notificações de alerta para o seu celular caso os dispositivos identifiquem movimentos de alguém no interior da sua residência.

Em resumo, essas são apenas algumas das possibilidades proporcionadas pela inteligência artificial dos equipamentos.

É necessário ponderar que toda casa inteligente é uma casa conectada, mas nem toda casa conectada é inteligente.

A primeira se refere a métodos mais sofisticados de automatização, enquanto a segunda se refere apenas à integração e ativação dos dispositivos entre si.

Outro ponto a ser considerado também é o custo envolvido: preparar uma residência para aparelhos inteligentes acaba saindo bem mais caro do que optar pela casa conectada. Isso porque para automatizar algumas funções, é necessário mexer na estrutura do ambiente.

Mercado inteligente: a automação residencial é o momento

A consultoria WGSN, especialista em previsões e tendências de consumo no segmento tecnológico, afirma que a expansão da automação residencial é uma realidade implacável.

De acordo com estudos realizados em 2021, a expectativa é de que até o fim do ano, mais de 25 bilhões de dispositivos inteligentes estejam em funcionamento no mundo todo.

Isso tudo significa uma movimentação financeira de cerca de U$100 bilhões.

Só no Brasil, espera-se que mais de duas milhões de casas passem a contar com a inteligência artificial para automatizar suas rotinas.

A crescente não se dá só em virtude da praticidade na hora de executar tarefas simples como controlar a intensidade da luz no escritório. A busca pela segurança está entre um dos principais motivos para esse crescimento exponencial. 

Quais são os aparelhos mais comprados quando o assunto é casa inteligente e casa conectada?

Quem entende da tendência sabe que o mercado disponibiliza vários equipamentos capazes de transformar simples tarefas do dia a dia.

De acordo com a WGSN, os produtos mais procurados pelas pessoas são os acessórios relacionados à segurança: câmeras, alarmes, fechaduras inteligentes que dispensem chaves e outros dispositivos que proporcionem tranquilidade e proteção à residência do morador.

Em segundo lugar, os produtos mais adquiridos são aqueles de controle por voz: lâmpadas, cortinas, e sistemas inteligentes capazes de se integrar aos móveis da casa para serem acionados a partir de um comando.

A inteligência artificial tem assumido o protagonismo quando o assunto é automatização em residências. O aprimoramento de sistemas inteligentes faz com que eletrodomésticos sejam cada vez mais práticos de serem utilizados.

Quais são os benefícios de possuir uma casa inteligente ou uma casa conectada?

Mesmo se tratando de conceitos distintos, é evidente que ambos possuem semelhanças entre si. Essa tendência de automatização de ambientes já é uma realidade em vários países e prova que a busca por equipamentos inteligentes veio para ficar. 

Por isso, é válido considerar alguns benefícios citados neste texto sobre a adesão aos acessórios smart:

  • Segurança
  • Praticidade
  • Modernidade
  • Personalização de ambientes
  • Mais tempo para executar outras tarefas

Um espaço conectado ou inteligente  é capaz de revolucionar a rotina dos moradores que adquirem dispositivos com essa nova tecnologia.

Agora que você já sabe a diferença entre casa inteligente e casa conectada, fica a seu critério e gosto: qual se adequa mais às suas necessidades diárias? 

Se você ainda não sabe onde adquirir aparelhos para sua smart home, basta dar uma olhada no catálogo da Positivo Casa Inteligente. São diversos modelos disponíveis para tornar seu espaço seguro, tecnológico e aconchegante. São câmeras de segurança, lâmpadas, fitas led smart e muito mais! Conheça já e deixe seu espaço do jeito que você sempre sonhou. 

E se quiser saber mais sobre dicas e novidades do mercado tecnológico, fique de olho em nosso blog.

Até mais!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente