Digite abaixo o que você procura

5 dicas de segurança para sua Casa Inteligente

4 de maio de 2021

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos seres humanos em proporcionar uma vida mais confortável e segura. Nesse sentido, estão surgindo cada vez mais produtos IoT (sigla em inglês para Internet das coisas), que são capazes de transformar uma residência em uma casa inteligente.

Esses aparelhos, graças a sua conectividade e inteligência artificial, podem facilitar e até mesmo automatizar diversas tarefas cotidianas de seres humanos. Alguns desses objetos proporcionam ainda uma maior segurança, como câmeras, sensores e alarmes tecnológicos.  

No entanto, apesar do ótimo benefício que esses produtos oferecem, seus donos precisam tomar alguns cuidados em relação a possíveis vulnerabilidades que eles podem oferecer. Vamos entender melhor a importância de tomar certas precauções. Além disso, iremos dar dicas de segurança para que a sua casa inteligente não seja invadida ou prejudicada.

Por que você deve focar na segurança da sua casa inteligente?

À primeira vista, quando se aborda o tema de segurança para uma casa, as pessoas logo pensam em maneiras para se proteger contra possíveis roubos e furtos. Infelizmente, diversos indivíduos já passaram por essas tristes experiências em algum momento de suas vidas.

Independente do lugar e região em que você mora, se precaver contra esses crimes é essencial, afinal, segurança nunca é demais. Nesse sentido, produtos que possuem a tecnologia IoT podem ser uma ótima solução. Entretanto, esses aparelhos também podem oferecer riscos, sendo possíveis alvos de cibercriminosos. Vamos entender melhor isso.

Caso um hacker queira roubar alguns dados pessoais seus, ele pode tentar invadir o seu dispositivo IoT, aproveitando que ele está conectado a outros aparelhos que você utiliza. Nesse caso, um aparelho inteligente funcionaria como uma porta de entrada para que toda a sua rede e diversas informações, como seu número de cartão de crédito, CPF e dados bancários sejam utilizados sem o seu consentimento.

Além disso, um invasor pode querer pregar peças em você através dos seus aparelhos. Uma pessoa mal-intencionada pode controlar o termostato, colocando a temperatura da casa no mínimo ou na máxima, ligar lâmpadas ou smart TVs de madrugada e desligar as suas câmeras e sensores de segurança.

Por isso, garantir que os seus aparelhos inteligentes estejam corretamente protegidos de hackers e invasores é essencial.

Dicas de segurança

Agora que você sabe a importância de proteger os seus aparelhos IoT, vamos te dar cinco dicas de segurança para que a sua casa inteligente não seja comprometida.

1. Proteja a sua rede Wi-Fi

Todos os produtos inteligentes e assistentes virtuais precisam estar conectados à internet para funcionarem. Para realizar a comunicação entre eles, é necessário que a rede da sua casa tenha um roteador, que já vem com uma senha padrão de fábrica. Altere esta senha, e certifique-se também que o protocolo de segurança utilizado no aparelho seja o WPA2 ou WPA3.

dicas-seguranca-casa-inteligente

2. Mude as senhas de cada dispositivo

Isso vale não apenas para o roteador, mas para cada produto que tenha a possibilidade de exigir uma senha para ser acessado. Crie senhas complexas, com uma sequência de caracteres que não faça sentido. Nada de usar datas comemorativas como seu aniversário de casamento, ou então o nome do seu cachorro. Evite também utilizar uma única senha para todos os aparelhos. Caso seja possível utilizar a identificação de 2 fatores, habilite-a para ter ainda mais segurança de que nenhum hacker possa acessar os seus aparelhos.

3. Conheça os seus aparelhos  

Busque conhecer bem cada aparelho inteligente que você deseja comprar ou já comprou. Sabemos que ler um manual não é uma das tarefas mais legais que existem, mas isso pode ser fundamental. Diversos fabricantes inserem informações importantes, incluindo protocolos de segurança sobre o produto.

4. Mantenha os seus aparelhos atualizados

Você sabia que a principal razão que novas atualizações de softwares de aparelhes eletrônicos são lançadas é porque foram identificadas falhas de segurança em suas versões anteriores? Sabemos que atualizar o sistema de um produto bem na hora que você deseja utilizá-lo é uma tarefa chata, e demorada algumas vezes. No entanto, isso pode te prevenir de utilizar um dispositivo IoT que está comprometido. Por isso, fique atento quando uma nova atualização estiver disponível.

5. Redobre a segurança do seu celular

Muitos aparelhos inteligentes e assistentes virtuais são conectados a aplicativos. Além disso, em muitos casos, é possível executar comandos e gerenciar os dispositivos IoT apenas usando o seu celular. Por isso, redobre a segurança do seu celular, pois se um hacker invadir o seu telefone, ele poderá ter acesso a toda a sua casa inteligente. Invista em programas antivírus e aplicativos que deixem o seu smartphone mais seguro contra invasores.

Utilize a tecnologia a seu favor

Todo mundo quer morar em uma casa segura. Afinal, é em nossos lares que dormimos, fazemos a maioria das nossas refeições, estamos com pessoas próximas e passamos boa parte do nosso tempo.

É comum ter aquele receio quando deixamos nossas casas sem ninguém, especialmente quando viajamos para outra cidade por um período mais longo. No entanto, com a linha de produtos da Positivo Casa Inteligente, é possível ter muito mais tranquilidade de que a sua residência estará protegida, mesmo quando você não estiver presente

Através de câmeras e sensores inteligentes, é possível monitorar cada parte do seu imóvel, verificando e até mesmo sendo alertado se alguma movimentação suspeita acontecer. Além disso, você pode ligar esporadicamente lâmpadas e TVs, simulando que alguém está na sua casa, não dando evidências de que ela está desabitada naquele momento.

A Positivo Casa Inteligente possui uma ótima linha de produtos que combinam conforto, praticidade e segurança para os seus clientes.

Links: Norton Brasil, Avast Blog, 33Giga