Digite abaixo o que você procura

Câmeras de segurança reduzem índice de furtos e roubos; veja números no Brasil

17 de dezembro de 2020

O aumento da criminalidade vem tirando o sono de muita gente no Brasil. Os casos de furtos e roubos a domicílio são cada vez mais frequentes, levando a população a procurar por alternativas de segurança eficientes. Segundo dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil já ocupou a primeira posição global no ranking de sensação de insegurança, atingindo aproximadamente 70% da população.

Para contornar o perigo, uma das opções mais interessantes atualmente é a instalação de câmeras de segurança residenciais, itens que inibem a ação de bandidos e facilitam o trabalho da polícia. Confira a seguir dados reais sobre a implementação dos sistemas de videomonitoramento no Brasil. Entenda como esses equipamentos funcionam e quais as vantagens para a sua residência.

O efeito das câmeras sobre os criminosos

Os sistemas de videomonitoramento têm apresentado resultados sólidos no que diz respeito à redução dos índices de criminalidade. A prefeitura de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), por exemplo, investiu na instalação desses equipamentos na cidade, obtendo números significativos: redução de 18,37% no somatório de roubos a pedestre, estabelecimentos comerciais, residências e veículos, segundo dados da Brigada Militar, reportados ao Jornal Cidade. O furto de veículos também diminuiu 42,92% no mesmo período (entre o primeiro semestre de 2019 e 2020).

Efeito similar foi observado na Praia Grande, litoral de São Paulo. A chegada das câmeras de segurança propiciou uma redução de 50,1% nos roubos (dados de 2020, comparados ao mesmo período de 2019). Esse número é atribuído à integração entre as forças policiais e às mais de 2.760 câmeras que fazem o monitoramento constante da cidade. O equipamento inclusive flagrou figuras procuradas pelas autoridades, como reportou o jornal A Tribuna

Outra cidade paulista, Bertioga investiu em sistemas de câmeras já em 2018. No ano seguinte, as estatísticas mostraram o potencial da tecnologia: 

  • 43,13% menos roubos de veículos
  • Queda de 8,23% em furtos diversos
  • Redução de 6,75% no número de furtos de veículos

As câmeras ainda foram elogiadas pelo Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE) por auxiliarem no trabalho investigativo da polícia, reduzindo os níveis de crimes não solucionados na cidade.

Como funcionam as câmeras de segurança residenciais

As câmeras de segurança são equipamentos que fazem o monitoramento constante de um local por meio de imagens. Elas se diferem de uma câmera convencional por serem especializadas em gravações de longa duração. Atualmente há diversas tecnologias e modelos disponíveis no mercado, tendo cada um deles uma aplicação específica. Confira algumas das tecnologias, termos e tipos de câmera mais usados pelas empresas de segurança:

  • Sistema CFTV: a sigla significa Circuito Fechado de Televisão. Esse tipo de instalação de segurança costuma ser utilizado em empresas e grandes condomínios com portaria, permitindo o monitoramento 24h de vários pontos de gravação simultaneamente. 
  • DVR: A sigla significa Digital Video Recording. No mundo das câmeras de segurança, esse termo se refere ao equipamento utilizado para gravar as imagens capturadas. Os DVRs costumam vir com conexão para vários pontos de vídeo, armazenamento em disco rígido e sistema operacional próprio, por meio do qual se acessam as gravações. Modelos modernos de câmeras inteligentes dispensam o DVR por possuírem sistemas de gravação próprios, geralmente em cartões SD.
  • Câmera Bullet: São câmeras alongadas, indicadas para ambientes externos por conta da proteção contra pingos d’água. Elas são bastante grandes e visíveis, justamente para intimidar possíveis invasores. Costumam ser instaladas em sistemas de CFTV ou com DVR.
  • Câmera Speed Dome: Instaladas em cápsulas de proteção, são modelos de câmera que contam com rotação de 360 graus (e até zoom em alguns modelos). Podem ser operadas à distância, deslocando o foco por diferentes pontos de um local. 
  • Câmera Dome: Também possuem exterior em forma de domo, mas são mais simples e compactas. Indicadas para ambientes onde é preciso integração com a estética do local ou para pontos onde é preciso tornar a presença da câmera mais discreta.

Além do tipo de câmera, na hora de comprar é importante estar atento às tecnologias complementares que ela oferece. Um exemplo são as câmeras com luzes infravermelhas. Elas permitem ao equipamento “ver no escuro”, mesmo sem nenhuma iluminação no ambiente. Você pode encontrar essa tecnologia sendo descrita também como visão noturna na embalagem do produto. 

Outra categoria mais moderna para a segurança residencial são as câmeras inteligentes. Vamos falar um pouco mais sobre elas?

Os recursos de uma câmera inteligente de verdade

Para o ambiente residencial, os modelos que têm ganhado mais destaque são as câmeras inteligentes (smart câmeras) com tecnologia IP e Wi-Fi. A grande vantagem delas está na praticidade de instalação e na conectividade proporcionada. 

Por virem equipadas com Wi-Fi, essas câmeras dispensam os cabos e decoders, fazendo a gravação das imagens diretamente em um cartão do tipo SD ou microSD. Você pode acessá-las diretamente do seu smartphone, de onde quer que esteja. O app dá acesso ao monitoramento em tempo real e também às gravações.

Um detalhe importante sobre as câmeras inteligentes é que elas podem ser programadas de acordo com a sua preferência. Um exemplo é ajustá-las para gravar somente quando é detectado movimento no local. A integração com a internet ainda permite o disparo de alertas para o seu smartphone.

A gravação das câmeras inteligentes traz nitidez e qualidade na reprodução das imagens. E para instalar, tudo o que você precisa é de uma tomada para conectar a fonte de alimentação. 

Apostando em medidas preventivas

As câmeras de segurança são itens importantes para uma residência porque elas agem no melhor momento possível, isto é, antes de o crime acontecer. A presença delas inibe a ação de marginais, fornecendo mais uma camada de proteção para você e para sua família. Os modelos inteligentes também garantem tranquilidade no dia a dia, para que você possa entrar em casa sem medo, sabendo que o ambiente está seguro. 

Além disso, as imagens gravadas pelas câmeras de segurança auxiliam no trabalho de investigação policial, aumentando as taxas de identificação e punição dos criminosos. 

Se sua casa ainda não conta com esse item essencial, considere as vantagens proporcionadas pelas câmeras inteligentes. Sua segurança agradece!

Fontes: Globo/Extra, Jornal Cidade, A Tribuna, Sistema Costa Norte