Digite abaixo o que você procura

5 dicas para aumentar a segurança da sua casa de praia com automação

11 de janeiro de 2021

Ter uma casa na praia à disposição para passar finais de semana, feriados e férias é um excelente investimento, mas ele vem acompanhado de algumas responsabilidades. A principal delas diz respeito à segurança do local, afinal casas vazias por muito tempo podem torná-las visadas por criminosos.

Fora da chamada “temporada”, aumenta o número de furtos, roubos e invasões a essas residências e, muitas vezes, o proprietário só se dá conta do ocorrido muitas semanas depois. Além de roubos, prejuízos decorrentes de vandalismo, como retirada de torneiras e fiação, também podem causar muitas dores de cabeça.

Você pode utilizar a tecnologia a seu favor nessas circunstâncias. Listamos aqui algumas maneiras de aumentar a segurança da casa de praia recorrendo à automação. Veja como simplificar a forma de cuidar do seu imóvel.

1. Câmeras de segurança

Mesmo que você não possa estar presente na residência, isso não significa que não seja possível acompanhar o que se passa no local. Câmeras de segurança são um ótimo ponto de partida para investir em proteção. O simples fato de tê-las à vista já é suficiente para inibir a ação de alguns marginais.

Além disso, as imagens podem ser gravadas em um HD e acessadas posteriormente para verificar irregularidades. Outra possibilidade, caso tenha internet no local, é a de transmitir ao vivo as imagens da residência. Em tempo real você fica sabendo tudo que se passa, podendo acionar a polícia em qualquer emergência.

2. Sensores de presença

Outra solução importante para proteção residencial é o uso de sensores de presença. Funcionando por infravermelho, eles detectam movimentos estranhos ou a entrada de pessoas em um determinado local, podendo acionar alarmes automaticamente.

Certifique-se de verificar o status da bateria sempre que possível. Isso impede que ela acabe de repente, deixando você na mão por muitas semanas. Há diversos tipos de sensores de presença, com níveis de sensibilidade variados, mas mesmo os mais simples já são bastante úteis.

3. Use a automação a seu favor

Luzes que se acendem a uma determinada hora do dia também são uma forma de mostrar aos criminosos que “há alguém em casa” ou que o imóvel não está abandonado. Claro, você não terá como se deslocar até a casa de praia todos os dias, mas pode usar a tecnologia para programar certas ações.

Lâmpadas inteligentes podem ser programadas para serem acesas a qualquer hora do dia. Por exemplo, você pode programá-las para que sejam acesas às 19h e apagadas às 5h. Assim, você as mantêm acesas somente nos períodos necessários, reduzindo gastos com energia elétrica.

4. Fechaduras digitais

As fechaduras digitais são uma solução prática especialmente para quem aluga a residência ao longo do ano. Mesmo à distância você pode definir uma senha numérica ou habilitar um cartão com tag capaz de abrir a porta principal.

Alguns modelos permitem ainda que a abertura seja feita a partir de um aplicativo para smartphone. O fato é que esse tipo de tecnologia impede que muitos criminosos tentem “forçar” as portas, pois em geral as fechaduras também estão ligadas a sistemas de alarme.

5. Sistemas de alarme

É válido manter um sistema de alarmes em uma casa de praia? A resposta é sim. O ruído de um alarme disparando já é um fator que desestimula os criminosos a permanecerem no local. Por mais que você não possa se deslocar até lá, vizinhos ou pessoas de confiança podem ouvir o barulho e chamar as autoridades.

Outra boa dica é firmar parcerias com empresas de segurança para que elas possam ir até o local caso o sistema de alarmes dispare. É importante que você tenha contatos na cidade que possam olhar a sua residência de tempos em tempos para emitir algum sinal de alerta se necessário.

…..

Você já utiliza soluções de automação para proteger a sua casa de praia? Conheça a linha de produtos da Positivo Casa Inteligente e descubra de quais maneiras você pode ampliar a segurança do seu patrimônio sem precisar gastar muito.