Digite abaixo o que você procura

Como funcionam os sensores de presença e por que eles são ideais para proteger a sua residência

15 de dezembro de 2020

Componentes centrais para uma casa inteligente, os sensores de presença estão por toda a parte. Podemos encontrar esses equipamentos até mesmo em sistemas de iluminação e de automação.  Mas é na área da segurança que eles se destacam, oferecendo um meio bastante eficaz de proteger a sua residência contra invasores. 

Ao pesquisar por uma solução para a sua casa, você se deparará com uma grande variedade de sensores de presença e movimentação. Para que você possa escolher com mais tranquilidade, vamos  mostrar o que é exatamente o sensor de presença, como ele funciona, quais os principais tipos disponíveis no mercado e, principalmente, as aplicações mais recomendadas para cada um deles.  Vamos lá!

Como funciona um sensor de presença

Um sensor de presença é um equipamento capaz de detectar se há uma presença estranha em um ambiente, seja ele interno ou externo. Para isso, o sensor pode utilizar vários meios de detecção, tais como luz, som, calor e outros tipos de ondas. A partir da leitura realizada, o sensor é capaz de informar as condições ambientais e as variações ocorridas em um período de tempo, disparando um comando para outros equipamentos, quando detectadas alterações. 

Existem diversas tecnologias capazes de detectar a presença de um corpo estranho, seja ele um objeto, um humano ou outro tipo de animal. As principais tecnologias utilizadas nos sistemas de iluminação e de segurança são as de detecção por infravermelho, microondas e sons. Confira a seguir algumas das principais tecnologias de detecção de presença utilizadas hoje.

Sensores de presença por infravermelho

Sensores infravermelhos utilizam a radiação térmica (calor) dos objetos para detectar movimentos. Para isso, eles disparam feixes de luz que estão fora do alcance da visão humana (infravermelhos), medindo os fótons para verificar a temperatura do alvo. Os sensores infravermelhos, quando utilizados para detecção de pessoas, são programados para responder à faixa entre 35 a 40 graus celsius, de modo a evitar falsos alarmes.

Esse tipo de sensor é utilizado normalmente em ambientes onde há o trânsito de animais, ou ainda em pontos externos pela variação de temperatura e de umidade. Contudo, são contraindicados em locais próximos de sistemas de aquecimento ou de janelas que ficam expostas ao sol, justamente porque pode haver falsa detecção. 

Sensores de presença por microondas

Esses equipamentos operam emitindo pulsos contínuos no ambiente (microondas). Quando alguma coisa interfere ou interrompe o padrão das ondas, o sistema faz a ativação do alerta. Alguns fabricantes destacam o potencial desse tipo de sensor para humanos, uma vez que costumam ignorar outros objetos e ainda podem atravessar algumas superfícies, a depender do material e espessura. 

Sensores de presença ultra-sônicos (Acústicos)

Em vez de luz, os sensores acústicos utilizam ondas sonoras para entender o que ocorre ao redor. Um mecanismo gera sons acima da frequência de 20KHz, o que faz com que eles sejam inaudíveis para nós humanos. Após se propagarem pelo ar, essas ondas viajam até interceptar um objeto. A partir da colisão, um reflexo desta onda (eco) viaja até o sensor, levando de volta informações importantes como a distância deste objeto e a sua velocidade em relação à fonte. 

Os sensores acústicos se destacam por poderem captar objetos pequenos mesmo em distâncias maiores, além de não sofrerem interferências de fatores como luz, ruídos ambientais, vibração, entre outros. 

Sensores fotoelétricos

Os sensores fotoelétricos são especializados em perceber feixes de luz, sejam eles visíveis ou invisíveis ao olho humano. Para isso, eles fazem a conversão de um estímulo luminoso (ou da ausência dele) em sinal elétrico. Há diversos métodos para a utilização desses sensores.

A operação em barreira normalmente possui duas partes instaladas, uma de frente para a outra (receptor e emissor), atuando quando algo obstrui a comunicação entre elas. Os sensores fotoelétricos do tipo retrorrefletivo atuam de forma semelhante: uma única peça atua como emissora e receptora, havendo um espelho prismático que rebate a informação na outra ponta. 

Por fim, os do tipo difuso projetam a luz em uma direção, percebendo a variação de luz provocada quando entra em contato com um objeto. 

Vale ressaltar que os equipamentos de segurança atuais podem utilizar mais de um tipo de sensor de movimento, combinando as informações obtidas para reduzir o número de alarmes falsos ou para transmitir mais dados ao utilizador e às centrais de segurança

Sensores de presença para proteger a sua residência 

Os sensores são apenas o ponto de partida para um sistema de segurança. A partir da informação dada por eles, diversos outros componentes podem entrar em ação. Uma das utilizações mais comuns atualmente é a ativação de uma lâmpada ou holofote ao se detectar uma presença. É bastante útil para entradas, garagens e jardins, podendo inibir a ação de possíveis invasores pelo fator psicológico. 

Outra aplicação comum é a combinação com os alarmes sonoros, que alertam não apenas os moradores, mas também vizinhos próximos. Apesar de poderoso para conter a ação de pessoas mal intencionadas, o alarme sonoro precisa ser muito bem implementado para não acabar virando um problema. 

O uso indiscriminado do barulho, além de ser uma grande dor de cabeça para os vizinhos, também pode ter o efeito inverso: mostrar aos invasores que não há ninguém presente naquela residência. Por isso, ao optar por essa solução, sempre procure por equipamentos certificados e empresas experientes no assunto. 

Uma grande novidade no mercado é a chegada dos kits inteligentes de segurança domiciliar. Esses kits são compostos por diversos sensores, alarmes, câmeras e em alguns casos até mesmo uma central, capaz de se comunicar diretamente com o seu smartphone. Ao detectar a presença de algo estranho, esse sistema dispara alertas para o seu telefone, inicia a gravação e pode inclusive ativar alertas sonoros. 

Pela praticidade de instalação, baixa manutenção e integração com a internet, esses kits são uma excelente alternativa para aumentar a proteção do seu patrimônio e garantir mais tranquilidade para a sua família. 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente