Digite abaixo o que você procura

Qual é a importância da automação residencial para arquitetos?

21 de junho de 2021

Por se tratar de um conceito novo em arquitetura moderna, a automação residencial tem ganhado amplo espaço nas demandas em projetos arquitetônicos. Esse modelo já é tendência em várias partes do mundo e promete revolucionar a vida dos moradores: é a tecnologia e a inovação mostrando como pode facilitar a rotina das pessoas. Mas qual é a importância da automação residencial para arquitetos?

Os profissionais precisam estar antenados a essa evolução no segmento, já que terão de pensar e elaborar projetos integrados a essa nova experiência tecnológica. Se você já é profissional da área e tem buscado destaque no mercado, leia esse texto e entenda mais sobre o assunto.

O que é automação residencial?

Em poucas palavras, automação residencial é uma casa inteligente. Trata-se de uma tecnologia que permite controlar as condições de alguns eletrodomésticos e eletroeletrônicos de acordo com o desejo e a necessidade do morador.

Um exemplo simples: lâmpadas capazes de mudar de cor e intensidade a partir do toque em aplicativos ou a partir de assistentes virtuais como a Alexa.

qual-a-importancia-da-automacao-residencial-para-arquitetos

Todos os anos o mercado se reinventa em busca de lançar recursos cada vez mais modernos e práticos. E é por esse motivo que a automação residencial já caiu no gosto da população. Afinal, com uma rotina corrida e marcada por muitos compromissos, nada como ter uma mãozinha para deixar o ambiente do seu jeito com quase nenhum esforço, certo?

Por que a automação residencial é importante para os arquitetos?

Investir em qualquer carreira profissional significa estar apto e aberto a receber mudanças. Essa capacidade de se adaptar aos novos modelos de negócio, produtos e serviços é o que define a prosperidade de um especialista no mercado, independente da área escolhida.

Como estamos falando de tendência e constante evolução, precisamos entender o que esses novos clientes desejam experimentar ao pedir determinado projeto.

E nesse momento é fundamental destacarmos a influência desses padrões de consumo recém-chegados. 

No caso da automação residencial, além da praticidade e modernidade, destacamos outros pontos extremamente relevantes:

Acessibilidade

As casas inteligentes são uma proposta muito interessante para a construção e transformação de ambientes ocupados por idosos e deficientes físicos, por exemplo. Isso porque o “manuseio” dos objetos presentes na residência são muito mais simples. Tudo é feito a partir de um toque.

Tendo em vista o crescente uso desse recurso por esse tipo de público, muitas fabricantes já contam com interfaces elaboradas especialmente para a inclusão e acessibilidade.

Nesse aspecto, reforçamos mais uma vez a importância da automação residencial para arquitetos. Dentro de um espaço projetado a partir do design inclusivo, todos os elementos precisam ser minuciosamente calculados para que suas disposições sejam ergonômicas e funcionais.

Sustentabilidade

É difícil falar de modernidade sem falar sobre o consumo consciente. E é cada vez mais curioso observar os critérios de compra e aquisição de serviço das pessoas. Além de prezar pela economia financeira, elas passaram a se preocupar mais com o meio ambiente porque sabem que o bem-estar e a qualidade de vida dependem do não-desperdício de recursos naturais.

As casas automatizadas são projetadas para um gerenciamento eficiente de água e energia, já que o controle da quantidade e intensidade pode ser feito de acordo com a necessidade de uso.

Esse tipo de residência não tem atraído só os olhos de moradores, mas também de investidores que enxergam a oportunidade de valorização nesses modelos de smart home.

Praticidade

Por fim, não podemos deixar de lado a praticidade do dia a dia, não é mesmo? É fato que a inovação proporcionada pela automação de uma residência é muito atrativa e brilha os olhos de muita gente. Até porque a proposta de projetos residenciais nesse estilo buscam entregar a melhor experiência ao cliente: conforto, ergonomia, usabilidade e tecnologia.

Os espaços são muito mais aproveitados no ambiente e os sistemas podem ser configurados e ajustados sempre que necessário.

Um mercado de oportunidades

Alguns arquitetos adeptos aos modelos mais tradicionais ainda podem encontrar resistência em todo esse processo de modernização em residências, escritórios e corporações. Mas o fato é que a adaptação faz parte de qualquer trajetória profissional e, por isso, é imprescindível estar sempre atualizado(a) quanto às novidades em evidência no mercado.

Mais do que entender é preciso aplicar, pensar fora da caixa e avaliar como entregar a melhor experiência dentro de um projeto arquitetônico.

Uma casa inteligente vai transformar a vida de quem nela morar, por isso, por que não proporcionar algo incrível e diferenciado? Vamos recapitular algumas vantagens da automação residencial?

  • Tecnologia e modernização do ambiente
  • Aproveitamento de espaço
  • Personalização do projeto
  • Facilidade e praticidade na vida dos moradores
  • Economia e preservação ao meio ambiente

Ah, e vale ressaltar: nem todos os produtos escolhidos para integrar uma smart home são caros. Há diversas opções muito acessíveis para quem deseja aderir a essa tendência. Um exemplo são as lâmpadas de LED da Positivo Casa Inteligente. Ao adquirí-las, é possível deixar a iluminação do ambiente com a cor desejada, além de poder controlar a intensidade por meio do app no celular.

Nem só de iluminação bonita e descolada vive uma residência automatizada, né? Por isso, nosso catálogo conta também com equipamentos de segurança como câmeras e sensores inteligentes que garantem mais tranquilidade para a sua rotina. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito proveitoso para seus insights. Agora você sabe a importância da automação residencial para arquitetos. Bora começar a trabalhar em projetos fantásticos?

Até a próxima!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente