Digite abaixo o que você procura

O que é e como funciona uma rede mesh?

18 de janeiro de 2021

Ampliar a cobertura da rede Wi-Fi sem perder a estabilidade da conexão. Essa é a ideia por trás das chamadas redes Mesh, um sistema criado para proporcionar um sinal de melhor qualidade mesmo em grandes áreas.

Em linhas gerais, podemos considerar as redes mesh como uma evolução do sistema Wi-Fi. O grande segredo está na forma como os módulos se comunicam. Esse tipo de conexão já vem sendo usado há um bom tempo em grandes corporações, mas até então era inacessível para grande parte do público. 

Entenda como funciona uma rede mesh, saiba quais são as suas características e quais são os benefícios de adotar esse tipo de tecnologia na sua casa inteligente.

Como funciona uma rede mesh?

Em inglês, o termo “mesh” significa malha. Essa expressão é utilizada para explicar o modo como cada ponto de contato se conecta. É como se cada módulo espalhado pela residência fosse um nó. Quando um nó é conectado a outro ele forma uma malha, cobrindo todo o ambiente e distribuindo o sinal de Wi-Fi.

Pelas suas características as redes mesh eliminam as chamadas zonas mortas, aqueles pontos cegos nos quais o sinal de Wi-Fi é muito fraco ou não chega. Para isso é importante que você espalhe os módulos em pontos estratégicos da casa, garantindo assim uma maior cobertura sem que haja perda de velocidade, de conectividade e de estabilidade.

Essa é uma forma eficiente também de manter uma boa conectividade em todos os pontos da casa sem precisar recorrer ao tradicional cabeamento. Entretanto as redes mesh requerem o uso de roteadores e repetidores compatíveis com essa tecnologia.

Quando é indicado utilizar uma rede mesh?

Pelas suas características, ambientes mais amplos nos quais apenas um roteador não seja suficiente para atender a todos os espaços são os locais mais indicados para o uso de uma rede mesh. Em um local com dimensões reduzidas nos quais o sinal de Wi-Fi chega com tranquilidade a todos os pontos da casa, o investimento nesse tipo de tecnologia não justifica o retorno por enquanto.

Por requerer uma quantidade maior de módulos é natural que os roteadores e repetidores do tipo mesh sejam mais caros. A principal vantagem está na distribuição uniforme do sinal por todo o ambiente. À medida que você se desloca com um smartphone em mãos, por exemplo, o sistema escolhe automaticamente qual é a conexão com o melhor sinal nas proximidades, o que faz com que você sempre esteja próximo ao ponto de maior intensidade.

As redes do tipo mesh são indicadas para planos de internet acima de 100 Mbps. além disso recomenda se que cada módulo cubra uma área de até 180 m². outra boa notícia para quem tem dispositivos de casa inteligente: os dispositivos compatíveis com essa tecnologia suportam até 60 conexões simultâneas.

Algumas vantagens do uso de redes mesh

Se as suas necessidades se enquadram nessas características conheça agora algumas das vantagens de utilizar redes mesh em vez das tradicionais.

  • Gerenciamento simples de rede: como o sistema é automatizado para encontrar o ponto que ofereça melhor desempenho é possível criar redes específicas para visitantes ou para grupos de equipamentos.
  • Dual band automático: os roteadores mesh são do tipo dual band, ou seja, operam nas frequências de 2,4 e 5 GHz; alguns modelos mais novos já operam também na frequência de 6 GHz. isso permite que você encontre com facilidade a rede mais adequada ou mais livre para uma conexão mais estável.
  • Estabilidade de conexão: você não precisa investir em roteadores mais potentes para ter internet estável em todos os pontos da casa. Para ampliar a área de cobertura basta adquirir um novo ponto e instalar no local.
  • Instalação simples e descomplicada: esqueça os roteadores com painéis complexos de configuração. Os dispositivos de rede mesh podem ser configurados com facilidade pelo celular fazendo com que mesmo usuários sem muito conhecimento sobre o tema consigam ter uma internet estável com poucos toques na tela do smartphone.
Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente