Digite abaixo o que você procura

3 tecnologias inteligentes que ajudam a monitorar a segurança do condomínio

13 de abril de 2021

A segurança é um fator determinante quando o assunto são condomínios. Não importa o quão confortável seja o espaço ou quantos recursos o lugar ofereça aos seus moradores, de nada isso vale caso não seja um local seguro. Hoje em dia, a tecnologia já deixou de ser apenas uma ferramenta que utilizamos diariamente para nos manter conectados, mas também desempenha um papel importante com a nossa segurança em geral.

Atualmente, já existe uma boa diversidade de tecnologia inteligente no mercado que pode aprimorar a vigilância do seu condomínio e oferecer mais segurança para todos. Estamos falando de dispositivos de última geração, de fácil instalação e que precisam apenas de uma boa conexão com a internet para funcionarem perfeitamente e de forma totalmente remota.

Esses são recursos que podem ser utilizados tanto pelos funcionários quanto pelos moradores, não só garantindo tranquilidade para ambas as partes, mas também valorizando ainda mais o lugar. Com a ajuda dos dispositivos certos, é possível controlar o fluxo de pessoas, limitar o acesso a determinadas áreas e ainda monitorar de forma prática e eficaz cada canto do prédio, terreno e arredores.

Confira três tecnologias smart que podem fazer toda a diferença na segurança do condomínio.

Portarias remotas

Todo condomínio precisa de um porteiro, mas nem sempre atribuir a responsabilidade de dar passagem para estranhos a um único funcionário garante segurança. Hoje em dia existem pessoas má intencionadas que se passam por outras para conseguirem acesso ao condomínio e muitas vezes isso pode passar despercebido. Nesse caso, as portarias remotas podem ser a melhor solução para esse problema.

Essa tecnologia é um conjunto de vários recursos, mas com foco exclusivo na entrada e saída de visitantes, entregadores e outras pessoas que não moram no local. Através de um sistema de câmeras, uma empresa terceirizada faz o papel do porteiro 24 horas por dia, atendendo todos que baterem à porta de forma totalmente remota. Isso não significa que não é mais necessário ter um porteiro de forma física no local, pois ainda é possível adotar um sistema híbrido, com funcionários presentes em apenas alguns turnos do dia.

Uma portaria remota requer um sistema de vigilância avançado e trancas inteligentes, afinal será necessário abrir e fechar o portão à distância, somente através da conexão com o sistema. É uma ótima forma de monitorar a segurança e evitar possíveis invasões.

Fechaduras digitais e leitores de biometria

Fechaduras e trancas automáticas podem ser uma tecnologia muito eficaz, mas quando o assunto é segurança, a biometria certamente cumpre melhor seu papel. É fato que hoje já contamos com tecnologias mais avançadas, como a de reconhecimento facial, que é ainda melhor, porém consideravelmente mais cara. Os leitores biométricos acabam desempenhando a mesma função por um preço menor e sem dúvidas são um grande diferencial, já que ainda não é algo comum de se ver em condomínios.

A biometria pode ser útil para muitos fins: isolar áreas com acesso exclusivo para funcionários, tornar a residência de cada morador mais segura ou até mesmo para aprimorar a segurança da portaria. Com a contratação de uma portaria remota, também é importante pensar no lado dos moradores, então a integração com esses recursos é uma ótima forma de evitar que quem mora no lugar precise passar por todo o processo de liberação da central.

Para quem não quiser depender exclusivamente de biometria, as fechaduras digitais são uma tecnologia que também garante mais segurança que os métodos convencionais. Elas permitem aplicar senhas, cartões e recursos biométricos, travando a porta após um certo número de erros e até mesmo se fechando sozinha em caso de descuido. Hoje também existem modelos smart, que podem ser controlados remotamente.

Câmeras de segurança

Por fim, é essencial que o prédio conte com um sistema de vigilância realmente eficaz. Apesar das portarias remotas já contarem com suas próprias câmeras, é necessário garantir que todo o perímetro esteja devidamente monitorado e que os funcionários e responsáveis pela segurança possam conferir as imagens transmitidas de qualquer lugar – até mesmo de seus smartphones.

Integrar essa tecnologia com um sistema de alarmes estrategicamente posicionado em lugares com pouco movimento também é um grande diferencial, já que dessa forma é possível detectar invasores até mesmo sob momentos de distração. Hoje existem empresas especializadas em segurança com tecnologia smart que podem instalar diversos dispositivos já integrados entre si, assim criando uma grande rede que garante acesso remoto a todos os responsáveis.

Todos os recursos apresentados aqui não tornam os métodos convencionais obsoletos, apenas os complementam e reforçam ainda mais suas funções. Isso significa que o fato do condomínio contar com todos esses dispositivos smart não dispensa a necessidade de um time de profissionais qualificados atentos com a segurança do lugar. A tecnologia é uma ferramenta chave para tornar o trabalho deles ainda mais efetivo e o lugar definitivamente mais seguro.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente