Digite abaixo o que você procura

O que é câmera com Wi-Fi?

23 de abril de 2021

Tags: ,

Hoje em dia é cada vez mais comum que qualquer tipo de aparelho eletrônico se conecte à internet. A integração com a rede disponibiliza uma série de recursos de forma prática e fácil de usar, todos acessíveis diretamente do dispositivo. Com o avanço da tecnologia, é natural que esses novos modelos contem com diversas funções inéditas e, dentro dessa variedade de aparelhos com conexão Wi-Fi, as câmeras são um exemplo que se destaca.

Se tratando de câmeras de segurança, os modelos smart, como chamamos essa tecnologia integrada com a internet, acabam superando seus antecessores em termos de comodidade, usabilidade e custo-benefício. Não é de agora que a vigilância de propriedades através de imagens em tempo real é uma das melhores formas de proteger sua casa. Contar com um dispositivo que cumpra essa função e ofereça ainda mais recursos sempre é algo bem-vindo.

A seguir, entenda melhor o que é e como funciona uma câmera com Wi-Fi, no que elas se diferem dos demais modelos e quais as vantagens de investir em uma para deixar sua casa mais protegida.

Quais os recursos de uma câmera por Wi-Fi?

Uma câmera de vigilância comum é capaz de capturar vídeos em tempo real de uma determinada área e transmitir para um ou mais monitores que estejam conectados a ela. É uma ferramenta altamente eficaz que cumpre o que promete de forma simples e efetiva, mas que ainda conta com certas limitações. Para poder monitorar as imagens, é necessário estar sempre no ambiente onde se encontram os monitores, além de exigir um investimento maior em telas para dar conta de todas as câmeras instaladas.

As câmeras de segurança que dispõem de tecnologia inteligente resolvem esse problema e ainda oferecem diversas outras vantagens. Sendo necessário apenas uma boa conexão doméstica, é possível monitorar as imagens capturadas de qualquer lugar, tudo através do seu smartphone. Basta ter instalado o aplicativo do fabricante e estar conectado à internet para conseguir ter acesso em tempo real e totalmente remoto ao conteúdo das câmeras.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado e a maioria é muito versátil, de fácil instalação tanto na parede quanto no teto. Indo além do monitoramento remoto, algumas opções ainda contam com:

  • Tecnologia infravermelho, permitindo enxergar nitidamente até mesmo em ambientes escuros;
  • Sistema de som e microfone embutido, possibilitando escutar os arredores;
  • Sensor de movimento, para que a câmera consiga captar qualquer atividade suspeita dentro do seu campo de visão;
  • Imagens em alta definição, podendo gravar até em full HD;
  • Suporte para micro SD, uma forma simples e prática de armazenar as gravações e poder assisti-las em seu celular ou qualquer outro dispositivo com suporte para cartão de memória.

Esses são apenas alguns dos recursos disponíveis, mas uma câmera via Wi-Fi ainda conta com várias outras vantagens, como veremos a seguir.

Vantagens de uma câmera com Wi-Fi

Independente se a câmera de segurança conta com todos aqueles recursos citados ou alguns menos, apenas o fato dela ter conexão Wi-Fi já garante uma série de vantagens, se comparada com os modelos mais básicos. A primeira delas é a comodidade, afinal é possível conferir as imagens com apenas alguns toques no celular e não é preciso sequer estar em casa para isso.

Essa certamente já é uma vantagem muito grande, pois também garante mais tranquilidade para os donos da casa quando estiverem ausentes, especialmente por longos períodos como em viagens, por exemplo. Contudo, essa vantagem vai além do monitoramento de casas e também pode ser muito bem aproveitada no meio corporativo, especialmente para gerentes e supervisores que precisam monitorar lojas e galpões, cuidadores de idosos, babás e outras funções que exigem uma vigilância maior.

Uma outra vantagem das câmeras com Wi-Fi que faz toda a diferença é o custo-benefício. Dependendo do modelo, pode sair mais caro investir em uma câmera inteligente do que em uma tradicional, mas a longo prazo a economia é muito maior. Primeiro porque elas são feitas com um material mais flexível e duradouro, então raramente será necessário realizar algum tipo de manutenção. Segundo porque elas são de fácil instalação e não exigem nenhum tipo de alteração na infraestrutura da casa. Terceiro que, como elas transmitem as imagens por Wi-Fi, não é necessário adaptar a alvenaria para a passagem de cabos, já que elas não precisam estar ligadas a nenhum monitor.

Além de tudo isso, não é preciso investir em monitores para transmitir as imagens e nem deixar várias telas ligadas 24 horas por dia para monitoramento, o que também ajuda a economizar com a energia elétrica. Isso também entra como uma vantagem na usabilidade, já que só é necessário um smartphone, um acessório que já usamos diariamente de forma recorrente. Tudo é muito simples de usar e diretamente da tela do celular já é possível usufruir de diversos recursos como dar zoom na imagem, compartilhamento de tela etc.

Tudo isso torna as câmeras com Wi-Fi a melhor alternativa quando o assunto é a vigilância e segurança da sua casa.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente