Digite abaixo o que você procura

Como monitorar a casa pelo celular?

10 de março de 2021

Seja para trabalhar ou para viajar, a maioria dos brasileiros teme em deixar a casa sozinha por muito tempo. A preocupação com os bens e patrimônios é constante, já que sempre há a possibilidade de marginais quererem se aproveitar da situação. A boa notícia é que hoje há uma série de equipamentos acessíveis disponíveis no mercado, com os quais é possível monitorar a residência de onde quer que você esteja, usando apenas o seu smartphone e uma conexão com a internet. 

Algumas das opções mais buscadas são smart câmeras, sensores de presença, centrais de alarme e porteiros eletrônicos inteligentes. A seguir, mostraremos como funcionam esses equipamentos de segurança, quais as vantagens deles e como combiná-los para garantir mais tranquilidade para toda a sua família. 

Como monitorar a sua casa usando o celular

O primeiro passo para o monitoramento residencial é investir em equipamentos inteligentes, com conectividade por Wi-Fi. Uma das opções mais importantes para isso é uma smart câmera. Esse dispositivo captura imagens em tempo real e as transmite pela internet, de modo que você possa acessá-las pelo smartphone. 

Outro diferencial das câmeras inteligentes é a facilidade de instalação: basta um cabo de energia para que eles funcionem. As gravações são armazenadas em cartões do tipo SD ou Micro SD e a configuração não leva mais do que alguns minutos. Os modelos mais avançados contam ainda com luzes infra-vermelho para gravações noturnas, além de microfones e alto-falantes, que permitem a comunicação bidirecional. 

Modelos de alta tecnologia também podem oferecer recursos exclusivos, como rotação em 360 graus controlada pelo smartphone. Outras especificações importantes na hora de escolher uma câmera para monitoramento residencial são:

  • Resolução das imagens gravadas (preferencialmente 1080p Full HD);
  • Taxa de quadros por segundo, para registrar cada movimento;
  • Opções de aproximação e zoom digital;
  • Ángulo de abertura das lentes, para captar mais do ambiente;
  • Detecção inteligente de movimentação;
  • Sistemas para detecção de comandos de voz (preferencialmente com Google Assistant ou Amazon Alexa).

Depois de instalar a câmera, é só pegar o celular, abrir o app e ver o que está acontecendo no cômodo, a qualquer hora e de qualquer lugar. 

De olho em cada movimento

Além do monitoramento visual, é essencial a instalação de sensores na residência. Há dois tipos importantes, que são o de abertura e o de movimentos. O primeiro pode ser facilmente instalado em portas e janelas, notificando o dono sobre possíveis tentativas de invasão ou acesso não autorizado. 

Já os sensores de presença complementam a ação das câmeras, facilitando a detecção de qualquer movimentação suspeita já dentro da residência. Quando integrados a centrais de alarme inteligentes, esses aparelhos podem disparar alertas sonoros e notificações, que vão direto para o seu celular. 

Como monitorar a casa por meio do celular?

Uma dica é utilizar sensores alimentados por bateria. Isso evita que quedas de energia tornem a residência mais vulnerável, mantendo parte do monitoramento em ação. 

A sua central de segurança em um único lugar

Tão importante quanto a escolha dos produtos é pesquisar por marcas que ofereçam uma solução integrada, com aplicativos para o seu smartphone. É por meio deles que você acessará todas as informações, imagens e dados da residência. Alguns dos fatores que você deve considerar em um bom aplicativo para celular são:

  • Disponibilidade na Google Play, a loja oficial do Android e na App Store loja oficial da Apple;
  • Interface limpa e de fácil usabilidade;
  • Opções para acessar o arquivo de imagens e navegar entre diferentes horários registrados;
  • Recursos que permitam o ajuste da sensibilidade da câmera a movimentos;
  • Possibilidade de programar o disparo de notificações ao detectar atividade suspeita
  • Função de pânico para ativar alarmes sonoros.

Também é vital que o aplicativo permita integrar os seus diferentes equipamentos de segurança. Ter que configurar e acessar um app diferente para cada informação é uma tarefa inviável, ainda diante de alguma movimentação atípica na residência. 

Uma opção ainda mais completa para a sua casa

Se você vai investir na segurança da sua residência, por que não escolher um kit completo? Modelos como o Kit Casa Segura trazem os principais tipos de sensores e a central de alarme inteligente, sendo uma opção perfeita para complementar o funcionamento das câmeras já instaladas. 

Um diferencial desse kit é o controle remoto dedicado, com teclas para acionamento rápido dos sensores e alarmes e do modo SOS, pensado para situações emergenciais. Todos esses dispositivos operam de forma integrada, a partir de um único app instalado no seu smartphone. 

***

Com essas dicas, você pode escolher os melhores equipamentos para fazer o monitoramento inteligente da sua casa, tornando o ambiente ainda mais seguro para a sua família. Assim, é só pegar o smartphone e ficar de olho em tudo o que está acontecendo!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente