Digite abaixo o que você procura

5G: por que ele será um marco na evolução da IoT no país?

8 de dezembro de 2021

O 5G está em fase final de implantação no Brasil e existe a possibilidade que tenhamos acesso a essa tecnologia ainda em 2021. Pelo menos esse é o indicativo do Ministério das Comunicações, que no final de agosto determinou as regras operacionais da nova faixa de transmissão de dados.

Mais do que proporcionar internet mais estável e rápida nas conexões via smartphone ou computadores, o 5G será ainda mais útil para os dispositivos de IoT (sigla para “Internet of Things” – “Internet das Coisas” em português). Com ele, deve crescer o suporte à conectividade de dispositivos como carros, geladeiras, máquinas de lavar roupa e tudo mais o que você imaginar.

As principais vantagens do 5G

A conectividade 5G trará dezenas de benefícios para as comunicações. Internet mais rápida, mais estável e possibilidade do aumento do número de conexões simultâneas são algumas dessas vantagens. Veja como elas impactarão no nosso dia a dia.

Maior velocidade na transmissão de dados

Enquanto o 4G transmite dados com velocidades de até 300 Mbps para download e 75 Mbps de upload, o 5G pode chegar a impressionantes 10 Gbps de velocidade de download. Na prática, isso significa que é possível baixar um filme em HD, com duração de 1 hora, em apenas 6 segundos.

Menor índice de latência

A latência é o intervalo de tempo entre a ação do usuário e a efetiva execução dela pelo sistema operacional. Aqui falamos na casa dos milissegundos e, quanto menor o índice de latência, melhor será a percepção do usuário. No 4G, o tempo médio de latência é de 80 milissegundos, enquanto no 5G esse número cai para algo entre 1 e 4 milissegundos.

Maior suporte a múltiplas conexões

Entre todas as características, essa talvez seja a mais interessante para os dispositivos de Internet das Coisas. Pense em um estádio de futebol lotado, com 50 mil pessoas, as conexões 4G permitem cerca de 10 mil conexões simultâneas por quilômetro quadrado. Portanto, 40 mil pessoas no estádio ficariam com internet lenta ou sem acesso.

Já o 5G suporta até 1 milhão de conexões simultâneas no mesmo espaço físico. Portanto, no nosso exemplo do estádio, todos poderiam se conectar à rede com tranquilidade. Trazendo isso para as residências, fica fácil imaginar que com um número cada vez maior de dispositivos utilizando a rede, essa será uma necessidade cada vez mais relevante.

Redução do consumo de bateria

Quando os dispositivos estão buscando um sinal de rede mais estável, isso faz com que eles gastem mais energia – o que consequentemente resulta em um menor tempo de duração de bateria. Graças à maior estabilidade do sinal 5G, esse processo de busca por rede resulta em menor gasto energético, o que impacta positivamente no desempenho dos smartphones.

Um salto de qualidade e eficiência

A chegada do 5G ao Brasil é aguardada com muita expectativa pela indústria, afinal ampliam-se de forma significativa as possibilidades de uso da tecnologia. Em se tratando de casas inteligentes, a novidade permitirá aos consumidores explorarem ainda mais o amplo portfólio de produtos já existentes.

Além disso, a experiência de uso será ainda melhor. Comunicação mais rápida e eficiente e em múltiplos lugares são aspectos que podem transformar, de fato, a maneira como nos relacionamos com a tecnologia.

De acordo com o Ministério das Comunicações, com as definições do edital de implantação do 5G aprovadas, a expectativa é que as operadoras consigam viabilizar o 5G ainda em 2021, mas somente nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Para 2022, podemos esperar a ampliação da rede para todo o Brasil.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente