Digite abaixo o que você procura

Wi-Fi 6: saiba tudo sobre o padrão da nova geração de redes sem fio

15 de janeiro de 2021

Uma nova tecnologia de redes sem fio está invadindo o mercado. Estamos falando do Wi-Fi 6, a próxima evolução do padrão wireless. Essa novidade promete entregar muito mais velocidade de conexão com a internet, além de solucionar problemas antigos como interferências, quedas de sinal e latência na comunicação.  

Confira a seguir o que muda no Wi-Fi 6 e como os seus computadores, notebooks, smartphones e tantos outros eletrônicos podem se beneficiar com a chegada da nova geração de redes sem fio. 

O que é a tecnologia Wi-Fi?

O Wi-Fi é uma tecnologia de redes sem fio. Ela permite conectar nossos eletrônicos à internet, por meio de um roteador. Uma vez conectados, nossos computadores, smartphones e até mesmo televisores podem trocar informações, sem a necessidade de cabos de rede. 

O nome técnico do Wi-Fi é padrão 802.11. Cada geração dessa tecnologia recebeu um sufixo diferente, como 802.11 b, 802.11 g, 802.11 n e 802.11 ac (Wi-Fi 5). As novas versões trouxeram melhorias importantes em áreas como conectividade, velocidade de transmissão de dados e frequências de operação. 

Conheça o Wi-Fi 6, a nova tecnologia Wireless

O Wi-Fi 6 é o próximo passo para a tecnologia de redes sem fio. Conhecido tecnicamente como padrão IEEE 802.11 ax, ele foi anunciado em 2019 pela Wi-Fi Alliance e já está presente em aparelhos de última geração, como roteadores, notebooks, tablets e smartphones. 

As mudanças começam pela velocidade: o Wi-Fi 6 suporta taxas de transmissão de até 1.200 Mb/s (Megabits por segundo), contra 860 Mb/s do padrão anterior. Aqui é importante destacar que a velocidade do Wi-Fi 5 (ac) costumava ficar bem abaixo do limite teórico, fosse por questões de interferência, alcance ou da qualidade dos equipamentos utilizados. 

Com o Wi-Fi 6, o objetivo é diminuir todos esses problemas, entregando uma conexão que fica bem mais próxima da velocidade anunciada, dando suporte a muito mais conexões simultâneas e de boa qualidade. 

Muito mais velocidade para o seu dia a dia

Uma peça importante para entregar esse desempenho mais constante do Wi-Fi 6 é o OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access). Essa técnica de multiplexação pega os canais da rede Wireless e os divide em blocos ainda menores. Como resultado, até 30 aparelhos podem se comunicar com o ponto de acesso, utilizando apenas um único canal. 

Wi-Fi 6: saiba tudo sobre o padrão da nova geração de redes sem fio

Outra vantagem dos canais segmentados por OFDMA é que eles possibilitam ao roteador priorizar aparelhos e conexões, fornecendo velocidades mais altas para aplicativos que dependem disso, como serviços de streaming e jogos, por exemplo. 

Todo mundo de uma só vez

Até a chegada do Wi-Fi 6, a grande maioria dos roteadores trabalhava com um sistema de filas para gerenciar os diversos dispositivos conectados à rede. Apesar de atender todas as requisições rapidamente, esse sistema causava latência de conexão e instabilidade em alguns casos. 

O Wi-Fi 6 ataca esse problema de frente com a introdução nativa da tecnologia MU-MIMO (Multiple User Multiple Multiple Input, Multiple Output). Apesar do nome complicado, essa novidade permite que os roteadores se comuniquem e transfiram dados simultaneamente com até 8 dispositivos conectados à rede

No padrão Wi-Fi AC (Wi-Fi 5), as conexões do tipo MU-MIMO estavam limitadas a apenas 4 dispositivos, em comparação. 

O resultado disso é uma maior estabilidade de conexão para os seus eletrônicos, além de uma redução considerável na latência de comunicação. Isso é especialmente útil quando falamos de jogos, já que muita gente costumava apelar para o cabo de rede para poder curtir os games sem lag e travamentos. 

Vale lembrar também que o Wi-Fi 6 suporta tanto as conexões na frequência de 2,5 GHz quanto na de 5,0 GHz. 

Mais duração de bateria para seus gadgets

Outra boa novidade trazida pelo Wi-Fi 6 é o recurso Target Wake Time (TWT). Ele dá autonomia para que os seus dispositivos reconheçam em que momentos serão enviados ou recebidos dados do roteador de internet. 

Isso possibilita colocar o transmissor de dados dos aparelhos em modo de espera (stand by), até que seja necessário reativá-lo. Assim, os gadgets não precisam permanecer em estado de alerta constante, o que se traduz em uma economia de bateria considerável.

Quando a tecnologia Wi-Fi 6 estará disponível no mercado?

A tecnologia Wi-Fi 6 já está disponível no mercado brasileiro. Para usufruir de todos os seus benefícios, é necessário utilizar tanto um roteador quanto aparelhos compatíveis. A boa notícia é que praticamente todos os smartphones top de linha lançados nos últimos dois anos dão suporte a esse novo padrão. Alguns intermediários mais novos também trazem o suporte.  

Se você pretende adquirir um roteador Wi-Fi 6 mas não sabe se os seus gadgets vão funcionar com ele, fique tranquilo: a tecnologia é completamente retrocompatível com os padrões 802.11 anteriores. Você pode começar atualizando seu roteador, para depois investir em aparelhos que operem com a nova tecnologia. 

Fontes: Canal Tech, Techquickie

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente