Digite abaixo o que você procura

Como adequar a rede doméstica às necessidades da casa conectada?

15 de março de 2021

Montar uma casa inteligente requer equipamentos e dispositivos adequados, que disponham de tecnologia smart e possam ser integrados com assistentes de voz. É claro que tudo isso é essencial para alcançar o grande objetivo, que é automatizar diversas atividades rotineiras, mas muitas pessoas se esquecem do principal alicerce de todo esse processo: a rede doméstica.

Toda tecnologia smart funciona à base de uma boa conexão com a internet. Hoje em dia isso parece ser um detalhe irrelevante, já que milhares de lares brasileiros contam com conexão banda larga de qualidade, mas para garantir o melhor proveito de todos os seus dispositivos, é importante se atentar a outros detalhes relacionados a isso. Quando deixamos isso de lado, a frustração pode ser grande ao nos depararmos com dispositivos que não atingem o potencial esperado ou até mesmo não funcionam direito.

Entenda como você pode melhorar o desempenho da sua rede doméstica e tirar máximo proveito de sua casa conectada.

Investindo em uma boa conexão

Quando o assunto é internet domiciliar, a maioria das pessoas se preocupa apenas em garantir um plano com velocidades absurdas, afinal quanto mais, melhor! Isso não deixa de ser importante, pois quanto mais megas disponíveis na sua rede, maior será a distribuição entre todos os dispositivos conectados, evitando que ocorra aquela famosa lentidão ao conectar muitos simultaneamente.

Porém, o que realmente define a qualidade não é a velocidade da sua conexão e sim o roteador que está sendo utilizado. Dentre todas as adequações na rede doméstica, a primeira de todas precisa ser em um roteador que seja compatível com o potencial do seu plano de internet e consiga expandir toda aquela velocidade por longas distâncias, de preferência pela casa inteira.

Geralmente, os roteadores padrões disponibilizados pelas operadoras são medianos e não costumam expandir o sinal de uma forma satisfatória. Quanto mais barreiras estiverem no caminho, mais fraco o sinal fica, então é de se esperar que, se estiver em um cômodo que fica na ponta da casa, por exemplo, a conexão será praticamente inexistente na outra ponta.

Roteadores potentes costumam ser consideravelmente mais caros, mas ainda existem alternativas mais econômicas. Caso queira manter o mesmo dispositivo que recebeu da operadora, procure posicioná-lo em um local estratégico da casa, de preferência em um cômodo central e em lugares altos. Dessa forma, o sinal será melhor distribuído entre as demais áreas, mas ainda assim pode não ser o ideal, dependendo do tamanho da sua casa.

Um outro recurso muito utilizado são os extensores de Wi-Fi, que podem expandir o sinal da sua rede quando ligados em tomadas. É possível conectá-los em qualquer tomada, mas é válido lembrar que esses dispositivos só replicam o sinal que estão recebendo, então se a conexão naquele cômodo for fraca, ele replicará com a mesma intensidade. Para resultados melhores, o mais indicado é utilizar tomadas com saídas cabeadas, pois assim é possível ligá-las diretamente ao modem original e receber toda a conexão disponível.

Se tratando de cabos, eles sempre são a melhor alternativa para manter uma rede estável e utilizar o potencial máximo de sua conexão em qualquer dispositivo. Porém, é importante ter em mente que cabos com mais de 100 metros de comprimento não conseguem ser tão eficazes quanto os mais curtos e apresentam uma leve queda no desempenho da rede. Esse é um problema mais recorrente em casas maiores, já que nas menores dificilmente é necessário usar um cabo tão extenso.

Como melhorar a segurança da sua rede?

As dicas anteriores são o bastante para melhorar a expansão do sinal pela sua casa e, dessa forma, não sofrer mais com o baixo desempenho de seus dispositivos smart. Contudo, investir melhor na segurança da sua rede doméstica também é importante, pois quando o assunto é internet, todo cuidado é pouco.

O primeiro passo é proteger o seu roteador com uma senha adequada. Muitas pessoas preferem deixar as senhas de fábrica por uma questão de praticidade, mas isso não é recomendado. Geralmente são sequências simples como “123456” que podem ser facilmente descobertas na internet e, dessa forma, deixar sua rede aberta para invasores mal intencionados. Basta que algum deles mude o login e a senha para remover seu acesso e tomar controle de todos os dispositivos conectados.

Outra dica valiosa é sempre monitorar os dispositivos que estão conectados a sua rede. Nas configurações do próprio roteador é possível renomear seus principais dispositivos para conseguir identificá-los com mais facilidade, dessa forma possibilitando enxergar qualquer conexão suspeita com mais rapidez. Além disso, desconectar alguns que já não estão mais sendo utilizados também ajuda a manter a conexão mais estável, já que quanto menos ramificações, melhor.

Por fim, nunca deixe de atualizar seus dispositivos. Toda tecnologia smart recebe atualizações constantes do fabricante e a maioria delas sempre visa aprimorar a segurança do sistema. Dito isso, fique atento aos lançamentos de novas versões do software. Todos esses passos são o suficiente para melhorar sua rede doméstica e ainda torná-la consideravelmente mais segura.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente