Digite abaixo o que você procura

Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz: entenda as diferenças e saiba qual é a frequência ideal para seus eletrônicos

27 de novembro de 2020

Qual é a frequência de operação do sinal de Wi-Fi na sua residência: 2.4 GHz ou 5 GHz? Se você conta com um roteador mais recente, é bem provável que as duas estejam disponíveis, mas modelos mais antigos ainda são compatíveis apenas com a primeira.

Esse é um detalhe que passa despercebido por muitos usuários, mas entender as características dessa especificação técnica pode ser determinante para que os seus dispositivos de casa conectada tenham uma conexão mais estável. Vamos compreender como as diferentes frequências impactam no sinal de internet dos eletrônicos?

Qual é a diferença entre uma rede Wi-Fi de 2.4 GHz e 5 GHz?

A maioria dos eletrônicos utiliza a faixa ISM, que corresponde à frequência de 2.4 GHz. Ela é do tipo “aberta”, ou seja, pode ser utilizada por qualquer aparelho. Porém, pelo fato de ser mais antiga, ela tem as suas limitações. Os dispositivos que se conectam via faixa 2.4 GHz podem causar interferências uns nos outros. Além disso, o alcance também é menor.

Já a faixa de 5 GHz está menos sujeita a interferências, pois oferece banda maior, permitindo que até 20 dispositivos se conectem simultaneamente sem maiores problemas. Essa é a melhor escolha para locais com muitas pessoas, como escritórios, ou residências conectadas com diversos dispositivos ligados à internet.

Comparação de alcance: rede 2.4 GHz x 5 GHz

Qual frequência de rede eu devo escolher?

Podemos considerar as redes com frequência de 5 GHz como uma evolução das redes 2.4 GHz. Por essa razão, optar por elas parece ser uma alternativa mais interessante. Entretanto, devemos levar em consideração a compatibilidade dos dispositivos, uma vez que alguns só se conectam a uma ou outra.

Sendo assim, o melhor caminho é optar por roteadores do tipo dual-band. Eles são capazes de operar nas duas faixas de forma simultânea, permitindo que o usuário escolha em qual delas deseja conectar seus equipamentos. 

Até bem pouco tempo atrás, as redes 5 GHz eram indicadas apenas para escritórios, mas isso vem mudando. Graças à Internet das Coisas, o número de dispositivos conectados, mesmo em residências, cresceu consideravelmente. 

Prós e contras da frequência 2.4 GHz

  • Prós: maior área de cobertura e melhor penetração em objetos sólidos.
  • Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; maior tendência a congestionamento.
  • Velocidade máxima de conexão: aproximadamente 150 Mbps.

Prós e contras da frequência 5 GHz

  • Prós: maior taxa de dados; menor propensão a interferências; menor tendência a congestionamentos.
  • Contras: menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
  • Velocidade máxima de conexão: aproximadamente 1 Gbps.

Qual opção escolher para minha casa inteligente?

Se você já conta com dispositivos de Casa Inteligente, o ideal é investir em um bom roteador que seja compatível com ambas as frequências. Isso porque você poderá distribuir melhor entre elas os dispositivos conectados, como smartphones, TVs, câmeras de segurança, lâmpadas, smart plugues, entre outros.

Todos os equipamentos que se utilizam que conceitos de Internet das Coisas (IoT) têm em sua embalagem ou no manual de instruções a indicação das frequências compatíveis ou mais adequadas para um melhor funcionamento. Certificar-se de que eles estão operando na faixa correspondente é o primeiro passo para evitar problemas no funcionamento e garantir conexões mais estáveis.

Ao procurar um roteador, busque modelos que sejam do tipo dual-band, ou seja, que operem tanto na frequência de 2.4 GHz quanto na de 5GHz. Há ainda os aparelhos do tipo dual-band simultâneo, os mais indicados para conexões de smart homes. Eles conseguem operar nas duas frequências ao mesmo tempo, permitindo que você distribua as conexões entre elas.

Por fim, há ainda modelos do tipo tri-band, com três faixas de operação simultânea. Nesse caso, eles operam com dois sinais de 5 GHz e um de 2.4 GHz, aliviando possíveis congestionamentos de rede. Locais com vários dispositivos conectados e utilizando aplicações que requerem maior largura de banda, como streaming de vídeo em alta resolução, devem privilegiar esse tipo de equipamento.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente