Digite abaixo o que você procura

Adote soluções inteligentes para uma casa mais sustentável

14 de julho de 2020

A automação residencial é uma aliada importante na busca de práticas mais sustentáveis

Casas inteligentes sustentáveis são uma alternativa para reduzir os impactos ambientais.

Muito se tem falado sobre sustentabilidade, especialmente nos últimos anos, e não à toa. Segundo a ONU, 80% dos centros urbanos não atingem  a qualidade do ar recomendada para qualidade de vida da população. 

Essa é uma pequena amostra de como os impactos ambientais causados pelas diversas atividades influenciam diretamente nossas vidas. E é dentro desse cenário que se tem buscado alternativas para equilibrar a conta final na utilização vs preservação  dos recursos.

O exercício de criar práticas mais sustentáveis passa obrigatoriamente pelas nossas casas. Separar o material reciclável do lixo orgânico, acabar com o desperdício de água, diminuir o consumo de combustíveis fósseis, são algumas das medidas que podem ser adotadas por qualquer um na criação de práticas mais sustentáveis.

Casas sustentáveis de baixo custo são uma realidade com a automação residencial se popularizando no Brasil.

Mas podemos avançar um passo a mais nessa contribuição. Uma dessas formas é a construção de casas sustentáveis.

Para ser plenamente sustentável uma construção precisa atender diversas exigências técnicas que analisa, inclusive, a escolha do material utilizado. Mas é possível fazer escolhas simples e baratas que, além de contribuir com o meio ambiente, vão ajudar você a economizar no fim do mês. 

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL 

Cada vez mais popular, os sistemas de automação residencial são soluções importantes quando se fala em casas sustentáveis, isso porque eles permitem o controle de todos os sistemas de uma casa como energia elétrica, reutilização da água, climatização e segurança.

Um exemplo simples e acessível para deixar sua casa inteligente são a Smart Lâmpada Wi-Fi e o Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente. A Smart Lâmpada Wi-Fi permite que você tenha o controle da iluminação da casa de qualquer lugar, permitindo inclusive a programação dos horários em que a luz deve estar acesa ou não.

Por contar com sistema de dimerização de luz, a Smart Lâmpada também possibilita que a intensidade da luminosidade seja controlada, dessa forma você regula a potência da lâmpada e, consequentemente, economiza energia elétrica, já que não precisará usar 100% da potência toda vez que ela estiver ligada. A Smart Lâmpada Wi-Fi também conta com a tecnologia LED que reduz o consumo de forma significativa, a economia pode chegar a 80% se comparada à lâmpadas incandescentes, por exemplo.

As soluções da Positivo Casa Inteligente são ideias para quem busca criar hábitos de práticas mais sustentáveis dentro de casa.

A iluminação é, geralmente, o primeiro contato com a automação residencial e casas inteligentes. Mas além de economizar energia e tornar a casa mais sustentável, a Smart Lâmpada Wi-Fi possibilita a customização do ambiente por oferecer 16 milhões de cores na tela do celular.

Já ao conectar seus eletroeletrônicos no Smart Plug Wi-Fi você passa a contar com equipamentos inteligentes, o que na prática significa controle total sobre eles. É possível ligar e desligar os equipamentos conectados pelo celular de onde você estiver ou ainda criar programações de funcionamento. E o melhor? Você pode verificar quanto cada equipamento consome de luz dia a dia e identificar oportunidades de economia.

Uma casa inteligente sustentável ajuda a evitar o consumo desnecessário de energia, seja por esquecer algo ligado ou ainda pelo consumo do modo standby, quando o equipamento está apenas na tomada aguardando o uso.

Uma dica extra aqui é optar por equipamentos com melhor eficiência energética, os que possuem o selo Procel, por exemplo, ajudam você identificar quais aparelhos consomem menos energia.

DE OLHO NAS JANELAS

Optar por mais janelas na casa e também por janelas maiores, ajuda a aproveitar melhor a luz natural do dia. Com mais luminosidade na casa você precisa usar menos lâmpadas, consequentemente, o consumo de luz diminui. Outro benefício dessa escolha é ampliar a ventilação da residência, casa mais fresca também é economia aliada a sustentabilidade.

Aproveitar ao máximo a luz e o calor do dia ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica.

Toldos nas janelas também podem ser uma boa decisão na hora de evitar o aquecimento exagerado da casa, diminuindo o uso do ar-condicionado e/ou do ventilador.

DIMINUA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA DA DESCARGA

Certamente responsável por grandes desperdícios de água, é possível tornar a descarga do banheiro mais econômica. Afinal, você não precisa usar sempre a mesma quantidade de água sempre que usa o banheiro.

Para isso é preciso optar por uma caixa acoplada, preferencialmente com dois botões diferentes. Os botões servem para controlar a água que será usada conforme a necessidade, o botão menor presente nesses modelos de descarga libera três litros de água enquanto o botão maior libera seis litros.

Se você quer ter noção da economia, basta comparar com outros modelos. Vasos sanitários com caixa acoplada, mas sem os botões de controle chegam a gastar, em média, 12 litros por descarga. As válvulas nas paredes consomem, em média, 10 litros toda vez que acionadas. As mais antigas podem gastar entre 12 e 40 litros por ciclo.

É uma economia e tanto, não é mesmo?

TORNEIRA COM AREJADOR

Ainda dentro das possibilidades de usar a água de forma mais consciente, instalar arejador na torneira vai ajudar você nessa tarefa. O arejador é uma espécie de “chuveirinho”, que diminui o fluxo da água, mas, ao mesmo tempo, mantém a sensação que garante volume. Segundo os fabricantes  a economia de água pode variar entre 50% e 80%.

Quer um exemplo prático? Se sua torneira tem vazão de 13,8 litros por minuto, um arejador pode reduzir em até 7,8 litros por minuto a quantidade de água da sua torneira, o que representa uma economia de quase 57%. É muita coisa! Lembrando que a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para o consumo de água é de 110 litros por dia por habitante.

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

Regar o jardim, lavar o carro e o quintal, são atividades que não necessitam de água potável. Por isso, é possível instalar calhas, cisternas ou tanques para coletar a água da chuva e utilizá-la nessas situações.

Promover o consumo consciente dos recursos naturais e diminuir a geração de resíduos é um desafio da atual e das futuras gerações. Mas como vimos, é possível adotar medidas dentro de casa capazes de reduzir esse impacto. Além de tornar sua casa sustentável você ainda economiza.

Quer conhecer melhor as soluções da Positivo Casa Inteligente? Então acesse nosso site e descubra. Você pode.