Digite abaixo o que você procura

Descubra quanto cada aparelho consome na sua conta de luz

8 de novembro de 2021

Como é receber a fatura da conta de luz na sua casa? Um susto? Para muitas pessoas é uma surpresa daquelas (e muitas vezes desagradável). A verdade é que a gente nunca sabe quanto gastou e só vamos descobrir quando a conta de energia chega no final do mês.

E nem sabemos por onde começar a conferir. É tanto watt por hora que nos resta pagar e tentar economizar no mês seguinte. Mas você faz ideia de quanto realmente cada equipamento da casa contribui para o valor da conta de luz?

Porque economizar todo mundo quer, isso é um fato. Entretanto, algumas vezes, culpamos os “vilões” errados. Por isso, separamos não só algumas dicas de economia de energia para reduzir a conta de luz, mas vamos te ensinar como calcular quanto cada aparelho gasta de energia.

COMO CALCULAR O VALOR DA MINHA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA?

Afinal, como as companhias de energia chegam no valor da minha conta de luz? O cálculo usado para saber quanto sua casa gastou no final do mês é bastante simples. É só multiplicar a potência do seu aparelho pelo tempo em que ele ficou ligado consumindo energia e, depois, multiplicar pelo preço cobrado por quilowatts hora (kWh) e você terá o valor gasto por cada equipamento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2-2-1024x733.jpg
Na prática você só precisa multiplicar o quanto seu equipamento consumiu de energia elétrica durante o mês pelo valor do quilowatts cobrado pela concessionária da sua região. O problema é saber quanto seu equipamento de fato consumiu.

Na prática você só precisa multiplicar o quanto seu equipamento consumiu de energia elétrica durante o mês pelo valor do quilowatts cobrado pela concessionária da sua região. O problema é saber quanto seu equipamento de fato consumiu.

Alerta: aqui vale destacar que cada empresa cobra um valor para o kWh, interferem na composição do preço a alíquota do ICMS de cada Estado e bandeira utilizada – lembrando que possuímos quatro bandeiras que podem aumentar o valor do kWh.

Bandeira verde: é sinal de condições favoráveis de geração de energia. Portanto, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.

Bandeira amarela: adotada em condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh.

Bandeira vermelha – Patamar 1: são condições mais custosas para geração de energia. A tarifa sofre acréscimo de R$ 4,00 a cada 100 kWh.

Bandeira vermelha – Patamar 2: apresenta condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de $ 6,00 a cada 100 kWh.

Então antes de mais nada será preciso conferir o valor de cada concessionária de energia elétrica e bandeira vigente. Quer saber quanto seu Estado está cobrando o kWh? No final deste post colocamos as informações para te ajudar =)

Ah, tá, mas espera? A conta é simples, mas como saber quanto os aparelhos consumiram?

Aí é que está outra dificuldade: calcular o consumo de energia para saber quanto cada aparelho gasta. Quer descobrir? Então vem com a gente. 

CONSUMO DE ENERGIA DE CADA ELETRODOMÉSTICO

Sem criar vilões ou mocinhos, vamos aos fatos. É claro que dependendo da marca e modelo os equipamentos podem ter uma potência diferente (vale sempre conferir), mas exemplificamos para você o peso dos principais eletros e as potências médias de mercado você consegue ter uma visão de quanto cada um representa na composição da sua conta de luz.

POR EXEMPLO:

Ar-condicionado – potência 1200 watts | custo por hora X

Cafeteira – potência 500 watts | custo por hora X

Chuveiro elétrico – potência 4800 watts | custo por minuto X

Ferro elétrico – potência 1000 watts | custo por hora X

Micro-ondas – potência 1400 watts | custo por hora X

Máquina de lavar roupa – potência 1000 watts | custo por hora X

Geladeira Duplex – potência 500 watts | custo por hora X

Secador de cabelo – potência 1200 watts | custo por hora X

Smart TV – potência 90 watts | custo por hora X

Lâmpada de LED – potência 8 watts | custo por hora X

Lâmpada fluorescente – potência 15 watts | custo por hora X

Com essa informação já fica bem mais fácil começar a conta. Mas a gente não se contenta só com isso e criamos uma coisinha pra facilitar sua vida. Veja! =)

DETERMINANDO OS CUSTOS

Para estabelecer um planejamento de economia no consumo de energia elétrica da sua casa, o primeiro passo é saber exatamente quanto cada aparelho eletrônico está consumindo e quais estão gastando mais. Uma vez que tiver essas informações em mãos, fica bem mais fácil encontrar onde está o maior potencial de economia, sempre levando em consideração a tarifa atual.

Muita gente não sabe ou simplesmente não percebe a importância de sempre deixarmos qualquer dispositivo eletrônico desconectado das tomadas quando não estiverem em uso. Saber o consumo exato de cada equipamento e adotar alguns hábitos cotidianos são medidas indispensáveis para diminuir drasticamente o consumo de eletricidade e perceber uma mudança realmente significativa na conta do fim do mês.

Por mais que deixar as luzes apagadas não faça uma diferença tão grande, combinar esse hábito com seu conhecimento sobre o consumo de cada eletroeletrônico e controlar melhor o uso dos que mais gastam energia elétrica é fundamental neste processo. Vamos a alguns exemplos básicos:

Chuveiro

O chuveiro é o principal inimigo de toda conta de luz. Como apresentado anteriormente, um chuveiro elétrico consome 4800 watts por minuto, então um banho de 15 minutos já causaria um estrago de 72 mil watts. Tomar banhos mais rápido não é apenas favorável para o meio ambiente, já que economiza bastante água, mas também faz uma grande diferença na sua conta de luz. Afinal, imagine que você tome um banho de 15 minutos todos os dias; no fim do mês, o consumo aproximado ultrapassa a marca de 2 milhões de watts, o equivalente a 16.200 kWh.

É claro que hoje já existem modelos de chuveiros mais modernos que economizam mais no consumo, mas ainda assim é importante ser consciente e reduzir o tempo de banho. Esse é um esforço que precisa ser conjunto, então é importante que todos que morem na casa adotem esse hábito.

Lavando roupas

As máquinas de lavar roupa também estão entre os eletrodomésticos que consomem mais energia, apesar de seu consumo ser contabilizado por hora e não por minutos, como é o caso dos chuveiros. É evidente que, quanto mais se lava roupas, maior será a conta no fim do mês; lavar roupa por pelo menos uma hora de segunda à sexta implica em no mínimo 5000 watts semanais, ou 25 mil por mês. Reduzir essa carga para no máximo duas vezes por semana já faria uma grande diferença.

O segredo está em acumular o máximo de roupas possíveis e evitar o uso diário do aparelho. Procure lavar cargas completas de roupas, pois lavar aos poucos e em pequenas quantidades não só gasta mais energia, mas também desperdiça mais água. No caso dos modelos com secadora, se atentar ao peso das peças de roupa inseridas também é importante, pois quanto mais leve, menor o tempo que será necessário para secar, o que também implica em menos gasto de energia.

Outro detalhe importante, ainda se tratando de lavadoras e secadoras, é a manutenção e limpeza do aparelho. Com o tempo, o filtro da secadora vai acumulando sujeira e isso pode fazer com que as roupas se sequem mais lentamente, gastando mais energia. É importante limpar o filtro periodicamente, além da tubulação que conecta a lavadora com a parede, garantindo assim o melhor desempenho possível.

Luzes

Uma lâmpada fluorescente padrão gasta por hora, em média, 15 watts. Perto dos outros números apresentados, isso realmente é bem pouco, mas pare para pensar quanto todas as lâmpadas da casa juntas, ligadas por pelo menos oito horas por dia, não vão pesar na conta do fim do mês. Como unidade elas não representam perigo algum, mas em conjunto podem causar grandes impactos negativos no consumo total de eletricidade.

A solução mais viável seria substituir os modelos tradicionais pelos de LED, que são consideravelmente mais econômicos, reduzindo a carga de 15 watts para 8 watts. Ainda é necessário ser bastante consciente e evitar desperdícios, mantendo as luzes apagadas durante o dia, fazendo bom proveito da luz ambiente e evitando deixar qualquer lâmpada acesa quando não estiver utilizando o cômodo em questão.

A boa notícia é que hoje já existem modelos de lâmpadas LED ainda mais avançados, como é o caso das lâmpadas smart. Além delas já contarem com o fator econômico característico dessa variação, elas ainda possuem todos os benefícios das tecnologias inteligentes, podendo ser controladas remotamente através da internet e diretamente pelo smartphone. Isso garante a possibilidade de desligá-las de qualquer lugar, evitando desperdícios, além de poder programá-las para funcionar apenas em determinados horários do dia, fazendo com que elas se desliguem sozinhas e eliminando essa preocupação constante.

Outros dispositivos inteligentes, como o smart bocal ou o interruptor smart também desempenham funções semelhantes e podem transformar lâmpadas fluorescentes comuns em modelos smart. São diversas as possibilidades de se economizar energia nesse quesito, bastando fazer um pequeno investimento em tecnologias mais modernas que, ao contrário do que muitos pensam, não interferem negativamente na conta de luz – pelo contrário, elas ajudam a economizar!

CALCULE O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DE CADA APARELHO DA SUA CASA

É agora que vou descobrir quanto cada equipamento que tenho consome de energia para calcular o valor da minha conta de luz? Sim! Agorinha mesmo. Criamos essa calculadora que vai dar aquela ajuda para você saber o que de fato cada aparelho consome e poder utilizá-los de forma mais consciente economizando no fim do mês.

SUGESTÃO DE SIMULADOR

QUER SABER EM TEMPO REAL QUANTO SEU ELETRO ESTÁ CONSUMINDO? SMART PLUG WI-FI É A RESPOSTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3-4.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4-1.png

Agora se você quer saber mesmo evitar surpresas e não precisar ficar calculando tudo o tempo todo e, de quebra, saber exatamente quanto cada equipamento da sua casa gasta em termos de consumo de energia elétrica, uma boa dica é conhecer o Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente.

O Smart Plug é sem dúvida o melhor aliado no quesito controle de energia. E quer um bônus? Praticidade. Porque com ele você torna seus equipamentos inteligentes e passa a comandá-los pelo aplicativo direto do seu smartphone de qualquer lugar.

Smart Plug Wi-Fi Positivo Casa Inteligente "visite loja"
O Smart Plug Wi-Fi ainda tem um benefício extra: funciona por comando de voz via Google Assistente e Alexa.

Para os apaixonados por tecnologia, conforto e praticidade a tomada inteligente já é um dos itens mais queridinhos das smart homes justamente porque ela automatiza qualquer equipamento da sua casa de maneira muito simples.

É só conectar o aparelho escolhido no Smart Plug Wi-Fi e colocar o plug na tomada. Só isso? Sim, quer mais facilidade do que essa? Depois é só configurar tudo na tela do seu celular e acompanhar o consumo do equipamento.

VALOR TARIFA DE ENERGIA POR CAPITAIS EM 2018

Bater o martelo no valor cobrado pelas concessionárias de energia não é uma tarefa das mais fáceis. Mas para você entender melhor, separamos os valores praticados em 2018. Porém, é importante saber que além dos valores abaixo listados é preciso ainda incluir os impostos como ICMS e PIS/COFINS (esse último pode variar mensalmente).

Manaus (AM) – R$ 0,706

Belém (PA) – R$ 0,671

São Luis (MA) – R$ 0,656

Boa Vista (RR) – R$ 0,635

Cuiabá (MT) – R$ 0,627

Rio de Janeiro (RJ) – R$ 0,626

Teresina (PI) – R$ 0,624

Vitória (ES) – R$ 0,616

Campo Grande (MS) – R$ 0,609

Palmas (TO) – R$ 0,605

Belo Horizonte (BG) – R$ 0,587

João Pessoa (PB) – R$ 0,572

Goiânia (GO) – R$ 0,562

Brasília (DF) – R$ 0,557

Salvador (BA) – R$ 0,552

Maceió (AL) – R$ 0,551

Recife (PE) – R$ 0,549

Porto Alegre (RS) – R$ 0,548

Macapá (AP) – R$ 0,537

Fortaleza (CE) – R$ 0,529

Florianópolis (SC) – R$ 0,520

Aracaju (SE) – R$ 0,514

Rio Branco (AC) – R$ 0,510

Curitiba (PR) – R$ 0,508

Natal (RN) – R$ 0,506

Porto Velho (RO) – R$ 0,494

São Paulo (SP) – R$ 0,489

Fala sério? Com todas essas informações entender sua conta de luz nunca mais será um bicho de sete cabeças. E se você quer curtir sua casa sem se preocupar com a conta no final do mês já sabe: Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente é a solução. Quer conhecer mais? www.positivocasainteligente.com.br