Digite abaixo o que você procura

Consumo inteligente: Saiba como economizar energia

7 de julho de 2021

Nos dias de hoje, economizar no consumo de energia elétrica é essencial para garantir uma diferença positiva no orçamento no fim do mês. Com tantos aparelhos eletrônicos em casa, não precisa de muito esforço para que a conta de luz chegue às alturas, então alcançar essa economia é um processo que demanda bastante tempo, conscientização e disciplina.

O que muita gente não sabe é que não existe só um jeito de economizar energia. Apesar de todas as dicas mais básicas para evitar desperdícios serem bastante eficazes, hoje em dia contamos com avanços tecnológicos que também colaboram muito nesse quesito. Os dispositivos inteligentes são um deles, pois graças a suas funções de automatização, é possível ser mais econômico sem a necessidade de controlar esses aparelhos o tempo inteiro.

A seguir, confira algumas dicas de como economizar eletricidade e garantir um consumo inteligente, que traga um impacto realmente significativo na sua conta de luz.

Adapte sua rotina

O primeiro passo para começar a economizar é ser bem consciente quanto ao seu consumo de energia elétrica diário. Desde o início da pandemia, com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, é bem provável que os gastos tenham aumentado bastante. Quem trabalha ou estuda remotamente com certeza deve ter notado uma grande diferença na conta no fim do mês.

É fato que não dá para simplesmente deixar de usar todos os nossos eletroeletrônicos, afinal muitos deles são essenciais para o nosso trabalho e outras atividades do dia a dia. O segredo aqui está em adaptar sua rotina para evitar o consumo desnecessário e não em limitar o uso dos seus aparelhos. Um exemplo simples: se estiver de dia, aproveite a luz natural e não deixe lâmpadas ligadas pela casa. Abra todas as janelas e deixe para ligar a luz nos cômodos que tem pouca ou nenhuma iluminação natural.

Evite deixar eletrônicos e eletrodomésticos ligados quando não estiver utilizando, como televisão e ar condicionado, por exemplo. Já os mais essenciais como geladeira e máquina de lavar podem ser usados com mais controle. Evite abrir a geladeira desnecessariamente e procure saber onde guardou cada alimento para não mantê-la aberta por tempo demais. Na hora de lavar a roupa, acumule bastante peças para usar menos a máquina; dessa forma você também consegue economizar água.

Tire tudo da tomada

Você sabia que, até mesmo quando estão desligados, seus aparelhos eletrônicos já estão consumindo energia só de estarem ligados na tomada? Esse é o chamado consumo fantasma e, em muitos casos, é possível evitar. Alguns eletrodomésticos precisam ficar conectados à tomada 24 horas por dia, como é o caso das geladeiras, mas a maioria ainda pode ser desconectada sem problemas.

Os aparelhos que possuem a função smart podem apresentar um empecilho maior, já que tirá-los da tomada pode desconfigurá-los e será necessário refazer todo o processo de conexão quando ligar. Nesses casos, não vale a pena deixar desplugado, mas ainda é possível focar nos que não possuem esse impedimento, como aparelhos de som, computadores, máquina de lavar e tantos outros.

consumo-inteligente-saiba-como-economizar-energia

Um outro detalhe muito importante que muita gente se esquece são os carregadores. Seja de celular ou de notebook, é comum que as pessoas os mantenham ligados na tomada o tempo inteiro e, mesmo que o consumo seja baixo, ainda é um gasto desnecessário! Mantenha qualquer tipo de tomada que não está sendo utilizada desplugada e veja como isso vai melhorar sua conta no fim do mês.

Invista em dispositivos smart

As dicas anteriores já fazem bastante diferença no consumo, mas investir nos equipamentos certos pode trazer resultados ainda mais positivos! Como já citado no começo deste artigo, alguns dispositivos com tecnologia smart garantem mais economia graças aos seus recursos de automação.

A tecnologia inteligente utiliza a internet para integrar dispositivos e garantir controle de qualquer lugar. No caso, todo acessório do gênero é conectado ao Wi-Fi da sua casa e pode ser controlado diretamente pelo smartphone de qualquer lugar. Isso permite ligar, desligar ou programar um horário específico de funcionamento sem a necessidade de estar em casa, quando necessário.

Se tratando de economia, a diversidade de dispositivos é alta. As lâmpadas smart são um dos melhores exemplos, já que você pode programá-las para se desligarem sozinhas ou ligarem somente quando for necessário, assim como desligá-las de qualquer lugar. Outro acessório interessante são os smart plugs, que cumprem o papel de uma tomada e podem ser conectados a qualquer aparelho eletrônico. Quando não achar mais necessário manter tudo ligado, é só desativar o plug pelo smartphone para começar a poupar energia.

Essa praticidade está disponível em praticamente qualquer acessório smart, então vai das necessidades de cada um investir nos dispositivos certos para otimizar o consumo de energia do seu lar. Confira nossa linha de dispositivos inteligentes!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente