Digite abaixo o que você procura

5 soluções inteligentes que vão reduzir a conta de luz da sua casa

6 de novembro de 2020

A conta de luz ficou mais cara no Brasil desde dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica reativou o sistema de bandeiras tarifárias, que estava suspenso desde o início da pandemia de coronavírus.

O aumento do consumo aliado a estiagem em alguns municípios brasileiros fez com que o índice tarifário chegasse ao segundo patamar da bandeira vermelha, o mais alto de todos. Na prática, isso significa que a conta de luz vai ficar mais cara a partir do mês de janeiro. 

Que tal aproveitar esse momento de alta para adotar hábitos de consumo mais econômicos? Há diversas soluções para reduzir a conta de luz, e elas vão desde a simples observância da rotina até a adoção de itens de automação residencial que vão fazê-lo economizar em médio e longo prazo. Veja dicas de como reduzir o seu consumo.

1. Aposte na automação residencial

A automação residencial é frequentemente associada à comodidade, mas esse não é o seu único benefício. Equipamentos que se desligam sozinhos quando não estão em uso ou luzes que se apagam quando não há ninguém no ambiente são responsáveis por poupar boas quantias no final do mês.

A simples inclusão de uma lâmpada ou de uma tomada inteligente na sua casa já é capaz de ter um impacto positivo no consumo. Além de poder controlá-la pelo celular ou por assistentes via comando de voz, você pode criar programações específicas para que elas liguem ou desliguem em horários pré-determinados.

2. Atenção especial ao seu chuveiro

Os chuveiros elétricos estão entre os maiores vilões da conta de luz. Como eles demandam muita energia para esquentar a água, especialmente em dias mais frios, acabam tendo um impacto mais significativo no consumo como um todo. Uma solução rápida é colocar a chave no modo “verão” sempre que possível.

Não demore no banho com o chuveiro ligado: dez minutos embaixo da água são mais do que suficientes. Opte por modelos mais novos e que tenham selos de sustentabilidade e economia de energia. Por fim, não deixe que os furinhos de saída de água fiquem entupidos. Quanto maior a vazão, menor o esforço para esquentar a água.

3. A geladeira requer atenção especial

A geladeira também está entre os itens que mais pesam no consumo de energia. Faça o degelo respeitando os ciclos indicados pelo fabricante no manual: geladeiras com muito gelo acumulado fazem com que o motor precise de mais esforço e, consequentemente, aumenta o consumo.

abrindo a geladeira

Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não mantenha a porta aberta por muito tempo. Sempre que possível, evite guardar alimentos quentes. Por fim, deixe a geladeira em um local ventilado e não obstrua o motor na parte traseira. É possível incluir um Smart Plug Wi-Fi ou Smart Plug Max Wi-Fi (dependendo do tamanho da geladeira) para medir o consumo do aparelho.

4. Ferro de passar e máquina de lavar roupa: menos é mais

Para esses dois eletrodomésticos, a regra é diminuir a frequência de uso: em vez de ligá-los todos os dias para fazer o trabalho aos poucos, prefira lavar e passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. O ato de colocar esses equipamentos em funcionamento é mais dispendioso do que o uso em si.

Dê preferência à possibilidade de encher a máquina de roupas sujas em vez de realizar ciclos abaixo da capacidade. No caso do ferro, deixe para passar as peças de roupas mais simples por último. Mesmo com o ferro desligado você pode aproveitar o calor acumulado sem que isso comprometa o resultado.

5. Revise suas instalações elétricas

Se apesar de todas essas medidas por alguma razão você achar que o consumo está muito alto, talvez seja interessante revisar as instalações elétricas. Fiações antigas ou equipamentos em mau estado de conservação podem ser responsáveis pela fuga de energia, aumentando o consumo sem razão aparente.

Importante: não faça esse tipo de avaliação por conta própria. Contrate um profissional para fazer uma checagem completa da fiação ou dos pontos que demandam mais atenção. Esse é um ponto no qual não vale a pena economizar, pois eventuais acidentes podem custar muito mais caro.

…..

Uma casa inteligente passa pela escolha de eletrodomésticos, eletrônicos e acessórios de qualidade, mas também pela adoção de hábitos que impactem na redução do consumo de energia. Que tal adotar esses cuidados daqui em diante e aliar comodidade com eficiência energética?

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente