Digite abaixo o que você procura

Entenda como a lâmpada inteligente pode trazer comodidade para sua casa

25 de junho de 2021

A iluminação desempenha um papel crucial em uma residência, não só se tratando de suas funções mais óbvias, mas também agregando todo um valor estético aos cômodos. É por isso que hoje já existem lâmpadas de todos os tipos com diferentes cores, tamanhos e intensidades. Entretanto, existe um modelo específico que consegue se destacar dentro de tanta variedade: a lâmpada inteligente.

Graças à tecnologia smart, hoje é possível automatizar até mesmo a iluminação da nossa casa, garantindo mais conforto, praticidade e ainda caprichando na decoração do ambiente. As lâmpadas inteligentes são um dos dispositivos disponíveis para se instalar em uma smart home, casas integradas com acessórios tecnológicos que visam automatizar processos cotidianos e tornar nossa vida mais fácil.

São inúmeros os benefícios de se investir nesse tipo de dispositivo. Neste artigo, listamos algumas das principais vantagens das lâmpadas smart e como elas podem deixar sua casa mais bonita, confortável e econômica.

O que são lâmpadas inteligentes?

Antes de entendermos o que de fato são as lâmpadas smart, primeiro é importante ficar por dentro do conceito de casa inteligente, algo que vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Como já citado anteriormente, uma smart home é uma casa com um ou mais dispositivos inteligentes instalados, todos com o objetivo de automatizar processos simples do cotidiano.

O principal diferencial desses dispositivos é que eles utilizam tecnologia smart para funcionar, ou seja, a maioria dispensa a necessidade de fios e, consequentemente, não oferecem complexidade alguma em sua instalação. Tudo que é necessário é uma boa conexão com a internet para que eles consigam funcionar com todo o seu potencial, então basta conectar cada um à sua rede Wi-Fi para começar a usufruir de todos os seus benefícios.

É exatamente assim que uma lâmpada smart funciona. Ao ser pareada com o Wi-Fi da casa, ela garante acesso remoto de onde estiver, tudo através de aplicativos de smartphone, que pode ser o do fabricante ou algum dedicado a dispositivos inteligentes, como o Google Home. Com isso, o morador consegue acessar e controlar cada lâmpada individualmente de qualquer cômodo da casa ou até quando não estiver na residência! O único requisito é que tanto a lâmpada quanto o smartphone estejam conectados à internet, mas não precisa ser necessariamente na mesma rede.

Só a possibilidade de controlar a iluminação da sua casa de qualquer lugar já é uma vantagem e tanto, mas é claro que as lâmpadas inteligentes têm muito mais a oferecer, como veremos a seguir.

Recursos das lâmpadas smart

O primeiro grande recurso das lâmpadas smart é a automatização do sistema de iluminação. Pelo smartphone é possível ligá-las, desligá-las ou programar um horário específico de funcionamento, dessa forma evitando aquele típico desperdício de quando deixamos uma luz ligada desnecessariamente, sem ter ninguém no cômodo em questão.

A função de programação também é vantajosa do ponto de vista econômico, ajudando a controlar melhor os gastos com energia elétrica. As próprias lâmpadas inteligentes já são desenvolvidas com uma tecnologia LED especial que consome menos energia que os modelos tradicionais, então o simples ato de utilizá-las acaba sendo mais econômico no geral.

Contudo, todos esses recursos também podem ser obtidos através de outros dispositivos smart, como os bucais inteligentes ou os interruptores inteligentes. Ao conectar qualquer lâmpada a esses acessórios, também é possível automatizar a iluminação sem a necessidade de investir nessas lâmpadas especiais. Porém, é claro que os modelos smart possuem recursos exclusivos que as tornam ainda mais atrativas que as demais alternativas.

O primeiro deles é a possibilidade de alterar a intensidade da luz, podendo deixá-la mais forte ou mais suave ao seu gosto. Isso proporciona uma grande adaptação a qualquer tipo de cômodo, desde uma sala de estar que requer uma iluminação mais intensa até os quartos, que já casam melhor com luzes mais confortáveis. A vantagem é que é possível alterar qualquer lâmpada instalada a hora que quiser, então essa versatilidade garante mais liberdade ao morador, caso esteja buscando priorizar estética ou funcionalidade.

Falando em estética, um dos recursos mais interessantes das lâmpadas inteligentes é a capacidade de mudar de cor. Alguns modelos alternam entre diversas cores disponíveis com um simples toque no aplicativo, sendo um grande diferencial para a decoração de cada cômodo. Essa função ainda pode ser combinada com a de alternar a intensidade da luz, disponibilizando incontáveis possibilidades para o morador.

A única desvantagem acaba sendo o preço, que é um pouco mais alto se comparado com os modelos tradicionais. Isso porque as lâmpadas smart ainda são uma tecnologia nova no Brasil, mas certamente o custo benefício faz valer a pena, já que elas são mais duradouras e garantem tantos recursos que as demais não oferecem.

Agora que você já conhece todas as vantagens de se ter lâmpadas inteligentes em casa, basta escolher qual modelo se adapta melhor ao seu estilo de vida e fazer o investimento!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente