Digite abaixo o que você procura

Como preparar a casa de aluguel com mais conforto, segurança e inteligência?

12 de abril de 2021

Tags: ,

Não é de agora que a Internet das Coisas (IoT) faz parte das nossas vidas, mas a tendência sempre é aumentar ainda mais os recursos e as ferramentas que disponibilizam seus benefícios. As casas inteligentes são um dos maiores frutos dessa tecnologia e conectividade, uma tendência que faz bom uso de ambas as coisas para trazer mais conforto, segurança e praticidade ao nosso dia a dia.

Hoje, esse mercado de automatização de residências já é vasto e muitos estão adaptando suas casas para explorar melhor o que as tecnologias smart têm a oferecer. Enquanto isso, as smart homes também vêm ganhando mais espaço no mercado de aluguel de imóveis, já que acaba por ser uma opção ainda mais prática. Seja para morar ou simplesmente um aluguel de temporada, disponibilizar casas inteligentes é uma tendência que chegou para ficar.

Atualmente já existem algumas empresas especializadas na automatização de casas disponíveis para alugar, mas como tudo é muito novo, ainda existe muito espaço para abraçar esse diferencial. Entenda como preparar uma casa de aluguel com tecnologia smart.

Transformando uma casa inteligente

Antes de tudo, vamos entender melhor o que é uma smart home ou casa inteligente. Tratam-se de residências normais, porém com diversos dispositivos inteligentes integrados com o objetivo de automatizar alguns processos simples e corriqueiros. Isso pode incluir luzes, trancas, câmeras de segurança e diversas outras ferramentas. Tudo que é necessário é uma boa conexão com a internet para integrar todos esses recursos e tornar o que era fácil ainda mais prático.

O verdadeiro diferencial de uma casa inteligente é a possibilidade de controlar todos esses processos de forma remota. Através de um controle remoto universal ou utilizando nosso próprio smartphone, é possível acender ou apagar luzes, ligar aparelhos eletrônicos como televisão, computador e outros, monitorar imagens das câmeras de segurança e realizar várias outras funções. É possível até mesmo integrar tudo isso a um assistente virtual, como Alexa ou Google Assistente, dessa forma possibilitando designar comandos por voz.

Além das vantagens proporcionadas pela automatização, todos esses dispositivos são de fácil instalação e não exigem praticamente nenhuma alteração estrutural muito grande. Dependendo do modelo, pode ser necessário adaptar algumas coisas para esconder os cabos, mas também existem alternativas que utilizam menos cabeamento ou até mesmo nenhum. Sendo assim, qualquer casa pode virar uma smart home sem grandes custos adicionais em reformas e coisas do tipo.

Para aplicar esses recursos em sua casa de aluguel, basta adquirir os dispositivos adequados, ou seja, que contam com tecnologia smart. Muitos deles, como as lâmpadas, são de instalação simples que requer apenas o encaixe no suporte e a conexão com o wi-fi da casa. Outros acessórios, como as trancas e persianas, podem apresentar um processo um pouco mais complexo, mas que também não oferece dificuldades.

Caso não se sinta confiante o bastante para realizar a instalação de tudo por conta própria, alguma empresa especializada pode ser contratada para realizar esse serviço. Por ser algo simples que costuma ser feito rapidamente, os preços também não são abusivos, então no geral é algo que cabe no bolso.

Segurança em casa de aluguel

Um outro ponto importante é investir na segurança, afinal uma casa segura é muito mais atrativa para quem está planejando alugar. Dependendo da região onde a residência está localizada, esse fator pode ser um divisor de águas e felizmente os dispositivos smart também podem fazer um grande diferencial nesse aspecto.

As trancas automáticas são um dos recursos que melhoram consideravelmente a segurança da casa de aluguel. Através do seu smartphone, o morador consegue abrir ou fechar portas até mesmo quando estiver fora de casa. Essa ferramenta, somada com a instalação de câmeras de segurança, garante muito mais tranquilidade para todos que moram ali.

A integração de um sistema de câmeras avançado já exige os serviços de uma empresa especializada, mas não deixa de ser um processo simples como os demais. As imagens podem ser transmitidas tanto para o smartphone quanto para qualquer dispositivo com tela na casa, então é um recurso que pode ser utilizado de forma prática e de qualquer lugar.

Outros dispositivos, como um sistema de alarmes e um porteiro eletrônico, também são adições bem-vindas. Os alarmes podem ser estrategicamente posicionados em pontos mais isolados da casa, como no exterior por exemplo, enquanto o porteiro pode ser um bom substituto para as câmeras de vigilância. Nesse caso, o dispositivo consiste em uma única câmera que fica posicionada do lado de fora, seja no portão ou na porta de entrada, fazendo o papel de um interfone eletrônico, porém de forma mais completa. O morador consegue não só ouvir como enxergar quem está do lado de fora, assim evitando correr riscos desnecessários ao atender estranhos.

Essas são apenas algumas das principais vantagens que uma casa inteligente pode oferecer. Vale lembrar que, por se tratar de um aluguel, é importante frisar que todos esses recursos só ficam disponíveis quando conectados a uma conexão banda larga, então caso o plano de internet fique por conta do morador, é necessário deixar avisado previamente.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente