Digite abaixo o que você procura

3 dicas para economizar energia e ter uma casa inteligente mais eficiente

A tecnologia smart é uma grande aliada do homem nos dias de hoje. Graças a sua conectividade com a internet, ela é capaz de desempenhar diversas funções básicas do nosso dia a dia e tornar nossa casa um ambiente mais prático e confortável de se viver. Porém, a automação residencial não é o único benefício garantido por esses avanços tecnológicos, pois a maioria deles também é projetada para ser mais sustentável e econômica.

Existe uma grande variedade de dispositivos inteligentes, cada um com uma função diferente. Alguns são planejados especificamente para fins de economia, como os sensores capazes de detectar e controlar desperdícios, enquanto outros são mais híbridos, garantindo tanto os recursos de automação quanto a economia de energia. De uma forma ou de outra, é sempre muito vantajoso fazer do seu lar uma casa inteligente, especialmente quando se busca combinar todas essas vantagens.

A seguir, confira algumas dicas de como tornar sua smart home mais econômica e evitar desperdício de energia elétrica com a ajuda dos dispositivos certos.

Substitua as lâmpadas

Começando pelo mais básico, uma boa forma de começar a economizar com energia elétrica é substituindo as lâmpadas da sua casa por modelos smart. Além de mais avançadas, essas lâmpadas são feitas de um LED mais econômico, que consome menos energia que os demais tipos. O simples ato de fazer essa troca já garante bastante diferença na conta de luz!

Contudo, as vantagens das lâmpadas inteligentes não param por aí. Seus recursos de automatização também podem ser usados para evitar desperdícios e manter as luzes ligadas somente quando necessário. É possível programá-las para funcionar em determinados horários e se desligarem sozinhas após isso, assim como desligá-las de qualquer lugar da casa (ou até mesmo fora dela) pelo smartphone.

Tudo isso ajuda a ter um controle melhor do consumo e ainda garante todo o conforto da automação da iluminação, além de outros recursos interessantes como a possibilidade de mudar a cor e intensidade das lâmpadas. É claro que uma lâmpada smart tem um preço consideravelmente mais alto que as tradicionais e, por isso, colocá-las na casa inteira pode sair um pouco caro; porém, sem dúvidas é um investimento que vale bastante a pena, principalmente pela economia a longo prazo.

Invista em dispositivos mais modernos

A tecnologia evolui em um ritmo muito rápido, então não demora para que boa parte dos nossos eletroeletrônicos e eletrodomésticos se tornem obsoletos e novas opções já estejam disponíveis no mercado. Hoje em dia, praticamente todo eletrodoméstico possui um modelo smart com diversos recursos interessantes, inclusive a parte mais econômica.

dicas-para-economizar-energia-e-ter-uma-casa-inteligente-mais-eficiente

O ideal seria sempre desligar todo dispositivo da tomada quando não estiver utilizando, pois isso acaba consumindo energia desnecessariamente. Porém, nem tudo pode ser desligado, como é o caso das geladeiras, que são uma das protagonistas no consumo de eletricidade. Pensando nisso, hoje muitos eletrodomésticos contam com componentes e tecnologias que ajudam a economizar, como é o caso das geladeiras com motor Inverter, que reduz os picos de consumo.

Já outros eletrônicos com tecnologia smart possuem os mesmos recursos de autonomia que os demais dispositivos, então seja pelo smartphone ou por comando de voz, é possível programá-los para funcionar apenas em determinados momentos e evitar que fiquem ligados o tempo inteiro.

É bom lembrar que, se tratando de aparelhos mais antigos, nem sempre vale a pena continuar mantendo sua manutenção em dia. Esse tipo de equipamento tem prazo de validade, então trocar por novos é inevitável. Vale a pena ponderar o que pode ou não ser trocado de imediato e investir em modelos mais modernos.

Conscientização é tudo

Não adianta investir nos melhores modelos de dispositivos smart do mercado quando não os utilizamos com sabedoria. Mesmo que sejam mais econômicos, o que realmente faz a diferença no fim das contas é a nossa conscientização sobre o consumo. É muito importante que todos os moradores de casa busquem economizar até nas menores coisas para que uma diferença real seja alcançada.

Um exemplo: em dias de frio, ninguém dispensa um banho quente, mas o chuveiro elétrico é um dos principais vilões da sua conta de luz. Quanto mais longo os banhos, mais descomunal será a energia utilizada, então é importante tomar banhos rápidos. Em dias de calor, quem tem ar condicionado também pode ter o costume de deixá-lo ligado o dia todo, mas isso também não é recomendado. Priorize apenas os momentos em que estiver presente no cômodo em questão.

Quando a conta continua alta mesmo economizando, ainda existe a possibilidade de haver um escape na rede da sua casa. É possível confirmar isso ao desligar todos os aparelhos elétricos da rede e checar o medidor de consumo. Caso ele continue girando, o melhor é chamar um eletricista para investigar e resolver o problema.

Com todas essas dicas, sua casa inteligente ficará bem mais econômica e sua vida financeira mais tranquila! 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente