Digite abaixo o que você procura

Como controlar ar-condicionado com Alexa ou Google Assistente

3 de fevereiro de 2023

Você alguma vez já imaginou ligar o seu ar-condicionado por comando de voz? Ou até mesmo programar para que desligue automaticamente em dia e horário específico? Com a Alexa ou o Google Assistant, isso é possível.

Fazer a conexão entre assistente virtual e o aparelho pode oferecer muito mais praticidade e conforto no nosso dia a dia. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te guiar nesse processo.

O que é Alexa?

Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon, uma das maiores empresas do mundo do ramo da tecnologia. Assim como outros modelos de assistentes disponíveis no mercado, ela é capaz de entender perguntas e ordens feitas por seres humanos, conseguindo formular respostas ou realizar comandos de forma eficiente e rápida.

O dispositivo pode auxiliar em tarefas simples, como configurar alarmes para você acordar, executar músicas e podcasts, e informar sobre o tempo e condições de trânsito. Além disso, ela pode organizar a sua agenda e até ajudar na cozinha, mostrando receitas e modo de preparo com alimentos. Ao contrário de outros softwares inteligentes, ela possui o benefício de não estar atrelada a apenas um sistema operacional.

Outra vantagem que a Alexa possui é a capacidade de se conectar com uma grande quantidade de produtos inteligentes, através da IoT (Internet das Coisas). Dessa forma, o usuário pode solicitar uma grande quantidade de comandos para o dispositivo, como “Alexa, desligue a luz”, e de forma instantânea ela comunica para a lâmpada que ela deve desligar, desde que ela possua tecnologia IoT e esteja conectada na mesma rede da Alexa, é claro.

Existem atualmente uma série de produtos inteligentes que a Alexa pode interagir, como geladeira, micro-ondas, TVs, sistemas de som, fechaduras e termostatos. Um dos aparelhos compatíveis com essa conexão, conseguindo executar e automatizar comandos, é o ar-condicionado.

Por que automatizar o ar-condicionado

À primeira vista, automatizar o ar-condicionado não parece ser algo muito essencial, afinal, utilizar esse produto não é uma tarefa muito complexa. Entretanto, pode oferecer diversas vantagens.

mulher controlando o ar-condicionado pelo celular

Primeiramente, a Alexa irá te livrar da dependência de controles remotos. Quem que nunca perdeu o controle do ar-condicionado e perdeu tempo tentando procurá-lo? Com a assistente móvel, você só precisará utilizar a sua voz para ligar/desligar ou então mudar a temperatura do ar.

Outro benefício é poder comandar o aparelho enquanto você está fora. Assim, quando chegar em casa, ela já estará na temperatura que você mais gosta. Você pode programar a Alexa para ligar o ar-condicionado no horário que você sai do trabalho, ou para desligá-lo no momento que você sai de casa de manhã. Para aqueles que possuem dificuldade em se lembrar de desligar manualmente o aparelho, isso pode ajudar a economizar na conta de luz.

Passo a passo para controlar seu ar-condicionado com a Alexa

Em quatro passos  você  consegue automatizar o seu ar-condicionado. Importante: caso o aparelho não tenha Wi-Fi, é necessário que contenha a tecnologia infravermelho, bem como o seu celular. Caso este último não contenha a tecnologia, é necessário adquirir um dispositivo como o Smart Controle Universal, que vamos falar no próximo tópico. Com isso, você está pronto para comandar por voz!

1. Faça download e crie contas nos aplicativos

O primeiro passo é baixar no celular o aplicativo da Alexa e do modelo de ar-condicionado que possui, caso a fabricante disponibilize um. Depois, crie a conta com as suas informações em ambos os apps.

2. Adicione seu ar-condicionado nos aplicativos

Você precisa localizar o seu aparelho primeiramente no aplicativo da fabricante do ar-condicionado. Independente da marca, a chance de o processo ser simples e autoexplicativo é grande. Depois, configure o seu dispositivo no app da Alexa. Pesquise o sistema de conexão que seu aparelho utiliza.

3. Ative o aparelho

Nesta etapa, você deve ativar o aparelho no app da sua fabricante. Para isso, basta acessar novamente com o seu login e senha cadastrados anteriormente.

4. Faça testes

A princípio, ambos dispositivos já devem estar conectados. Com isso, você já pode começar a fazer comandos para que a Alexa controle o ar-condicionado por você. Caso isso não esteja acontecendo, entre em contato com a assistência virtual da Alexa ou então do próprio ar-condicionado.

E se meu ar-condicionado não tiver conexão com a Alexa ou Google Assistente?

Como destacamos anteriormente, nem todos os ares-condicionados possuem a tecnologia Smart ou Wi-Fi para realizarem comunicações diretas com assistentes virtuais. Caso o seu modelo seja um deles, existe uma adaptação que pode ser feita para que você possa automatizar o seu dispositivo caso ele contenha infravermelho (a maioria dos ares-condicionados controlados por controle remoto possuem).

O Smart Controle Universal faz a comunicação com todos os dispositivos infravermelhos da casa, como TV, ar-condicionado e etc. Adquira um, configure o seu aparelho e controle também pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente, mesmo quando estiver fora de casa. Como este aparelho tem compatibilidade com Alexa e Google Assistente, você também poderá controlar todos os dispositivos conectados no Smart Controle Universal por comando de voz.

Estes passos também são geralmente simples e intuitivos de serem feitos. Depois que ambas as conexões estiverem concluídas, teste os comandos para ver se já é possível ligar ou desligar o aparelho com a Alexa.

Caso prefira apenas ligar e desligar o ar-condicionado (sem necessariamente controlar a temperatura), existe a opção de ligá-lo a um Smart Plug. Este modelo da Positivo Casa Inteligente registra o consumo de energia e também permite o controle pelo aplicativo.

aplicativo da Alexa aberto em um celular ao lado de um speaker

Passo a passo para controlar seu ar-condicionado com o Google Assistant

O Google Assistant é um assistente virtual presente em qualquer dispositivo Android com as versões mais recentes do sistema operacional. Sendo assim, todos que tiverem um smartphone ou tablet com Android conseguem utilizar seus comandos de voz, mas também é possível obtê-lo através do Google Nest, um speaker semelhante ao Amazon Echo.

O passo a passo para configurar seu ar-condicionado pelo Google Assistant é bem semelhante ao da Alexa, tendo a principal diferença nos aplicativos utilizados. É importante que o ar-condicionado tenha Wi-Fi. Caso não disponha dessa tecnologia, no tópico anterior explicamos como você pode solucionar. Abaixo separamos todas as etapas do processo, confira:

1. Faça download e crie contas nos aplicativos

Primeiro, você deve baixar o app do Google Assistant e o do fabricante do seu ar-condicionado, caso ele seja um modelo smart. Alternativamente, você também pode baixar o app Google Home, utilizado especificamente para controlar dispositivos de casa inteligente. O Google Home já possui compatibilidade direta com o Assistant, então pode ser mais fácil configurar os aparelhos por ele.

Caso seu smartphone seja de um modelo mais recente, o Google Assistant é um dos apps que já vêm instalados de fábrica, então você provavelmente só precisará baixar o Google Home. Como você já está logado na sua conta do Google pelo dispositivo, o login é automático, com exceção do app do fabricante, que precisa de uma conta própria.

2. Adicione seu ar-condicionado nos aplicativos

Uma vez que tiver tudo instalado, abra o app do Google Home. Você precisará parear o ar-condicionado através do aplicativo do fabricante fazendo o seguinte passo a passo:

  • No app Google Home, acesse as configurações (certifique-se de estar conectado à internet);
  • Acesse o menu “Automação residencial”;
  • Agora você deverá encontrar o app do fabricante na lista de aplicativos e selecioná-lo para vincular com o Google Assistant;
  • Feito isso, o Google Home já conseguirá controlar o aparelho pelas suas funções inteligentes.

3. Ative o aparelho

Para garantir que tudo vá funcionar corretamente, acesse o app do fabricante e confira se o ar-condicionado está devidamente pareado com o dispositivo. Em caso negativo, será necessário fazer essa conexão e voltar para o passo anterior, pois não é possível utilizar comandos de voz em um aparelho que ainda não foi reconhecido pelo seu smartphone.

4. Faça testes

Agora que você já realizou todas as etapas anteriores, é só começar a usar! Para isso, basta dizer “Ok Google, ligar o ar-condicionado” ou “desligar o ar-condicionado” para que o Google Assistant faça todo o resto.

É válido reforçar que não é todo ar-condicionado que possui funções smart de forma nativa, então nem sempre você conseguirá realizar essa conexão de forma direta. Para garantir essa possibilidade em modelos que não são inteligentes, a melhor alternativa seria investir em um Smart Controle Universal, um dispositivo que consegue fazer essa ponte entre eletrônicos com tecnologia de infravermelho e o seu smartphone.

Dessa forma, você conseguirá controlar qualquer função do seu ar-condicionado por comando de voz, mesmo que ele não seja smart! Para saber mais sobre o Smart Controle Universal, não deixe de acessar o site da Positivo Casa Inteligente!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente