Digite abaixo o que você procura

Como automatizar o ar-condicionado com Alexa?

10 de maio de 2021

Você alguma vez já imaginou automatizar o seu ar-condicionado, podendo controlá-lo apenas com a sua voz? Com a Alexa, isso é possível.

Fazer a conexão entre os dois aparelhos pode oferecer muito mais praticidade e conforto no nosso dia a dia. No entanto, algumas pessoas ainda possuem dificuldade em fazer a conexão entre a Alexa e o seu aparelho. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te guiar nesse processo.

O que é Alexa?

Alexa é a assistente virtual criada pela Amazon, uma das maiores empresas do mundo do ramo da tecnologia. Assim como outros modelos de assistentes disponíveis no mercado, ela é capaz de entender perguntas e ordens feitas por seres humanos, conseguindo formular respostas ou realizar comandos de forma eficiente e rápida.

O dispositivo pode auxiliar em tarefas simples, como configurar alarmes para você acordar, executar músicas e podcasts, e informar sobre o tempo e condições de trânsito. Além disso, ela pode organizar a sua agenda e até ajudar na cozinha, mostrando receitas e modo de preparo com alimentos. Ao contrário de outros softwares inteligentes, ela possui o benefício de não estar atrelada a apenas um sistema operacional.

Outra vantagem que a Alexa possui é a capacidade de se conectar com uma grande quantidade de produtos inteligentes, através da IoT (Internet das Coisas). Dessa forma, o usuário pode solicitar uma grande quantidade de comandos para o dispositivo, como “Alexa, desligue a luz”, e de forma instantânea ela comunica para a lâmpada que ela deve desligar, desde que ela possua tecnologia IoT e esteja conectada na mesma rede da Alexa, é claro.

Existem atualmente uma série de produtos inteligentes que a Alexa pode interagir, como geladeira, micro-ondas, TVs, sistemas de som, fechaduras e termostatos. Um dos aparelhos onde é possível realizar essa conexão, conseguindo executar e automatizar comandos, é o ar-condicionado.

Por que automatizar o ar-condicionado

À primeira vista, automatizar o ar-condicionado não parece ser algo muito essencial, afinal, utilizar esse produto não é uma tarefa muito complexa. Entretanto, automatizar seu aparelho com a Alexa pode oferecer diversas vantagens.

Primeiramente, a Alexa irá te livrar da dependência de controles remotos. Quem que nunca perdeu o controle do ar-condicionado e perdeu tempo tentando procurá-lo? Com a assistente móvel, você só precisará utilizar a sua voz para ligar/desligar ou então mudar a temperatura do ar.

como-automatizar-ar-condicionado-alexa

Outro benefício é o de poder comandar o aparelho enquanto você está fora. Assim, quando chegar em casa, ela já estará na temperatura que você mais gosta. Você pode programar a Alexa para ligar o ar-condicionado no horário que você sai do trabalho, ou para desligá-lo sempre no momento que você sai de casa de manhã. Para aqueles que possuem dificuldade em se lembrar de desligar manualmente o aparelho, isso pode ajudar a economizar na conta de luz.

Passo a passo para controlar seu ar-condicionado com a Alexa

Vamos passar um passo a passo simples para que você consiga automatizar o seu ar-condicionado. Porém, precisamos destacar que o seu aparelho precisa vir com a tecnologia infravermelho de fábrica que permite essa conexão com assistentes virtuais.

1. Faça download e crie contas nos aplicativos

O primeiro passo é baixar no seu celular o aplicativo da Alexa e do modelo de ar-condicionado que você possui, caso a fabricante disponibilize um. Depois, você deve criar contas de registro com as suas informações em ambos os apps.

2. Adicione seu ar-condicionado nos aplicativos

Você precisa localizar o seu aparelho primeiramente no aplicativo da fabricante do ar-condicionado. Independente da marca, a chance de o processo ser simples e autoexplicativo é grande. Depois, configure o seu dispositivo no app da Alexa. Pesquise o sistema de conexão que seu aparelho utiliza.

3. Ative o aparelho

Nesta etapa, você deve ativar o aparelho no app da sua fabricante. Para isso, basta acessar novamente com o seu login e senha cadastrados anteriormente.

4. Faça testes

A princípio, ambos dispositivos já devem estar conectados. Com isso, você já pode começar a fazer comandos para que a Alexa controle o ar-condicionado por você. Caso isso não esteja acontecendo, entre em contato com a assistência virtual da Alexa ou então do próprio ar-condicionado.

E se meu ar-condicionado não tiver conexão com a Alexa?

Como destacamos anteriormente, nem todos os ares-condicionados possuem tecnologia para realizarem comunicações diretas com assistentes virtuais. Caso o seu modelo seja um deles, existe uma adaptação que pode ser feita para que você possa automatizar o seu dispositivo.

Primeiramente, é preciso adquirir um adaptador, que irá atuar como um intermediador entre o seu aparelho e a Alexa. Adquira um e instale-o seguindo os passos indicados em seu manual. Depois de ligado, efetue a conexão com o seu ar-condicionado, e em seguida, com a Alexa.

Estes passos também são geralmente simples e intuitivos de serem feitos. Depois que ambas as conexões estiverem concluídas, teste os comandos para ver se já é possível ligar ou desligar o aparelho com a Alexa.

Links: Blog da Norte, Tecnoblog