Digite abaixo o que você procura

Entenda como o celular funciona como comando central da sua casa inteligente

5 de agosto de 2021

O conceito de casa inteligente está ligado diretamente às possibilidades de gerenciamento, conforto e praticidade que esses aparelhos podem proporcionar. Em residências inteligentes, os proprietários podem usar o celular como uma central de controle para gerenciar os aparelhos em diferentes cômodos. A seguir, vamos abordar os benefícios de ter o smartphone com a central de controle de todos os aparelhos de uma casa inteligente

Os celulares modernos são muito mais que um aparelho para se conectar com as pessoas. Cientes disso, as empresas de tecnologia entendem que esses dispositivos podem funcionar como base para que uma casa inteligente seja gerenciada. Muitos dos aparelhos smart podem ter suas rotinas e configurações organizadas através do celular.

O debate sobre qual é a melhor forma de gerenciar uma casa inteligente passa, inevitavelmente, pelo celular e pelas assistentes virtuais. Como já abordamos no blog, as assistentes podem receber comandos de voz e controlar diferentes dispositivos, criando rotinas de uso e permitindo armazenar dados importantes sobre cada interação de sua casa.

Essa tecnologia, no entanto, precisa de um hub de controle para que funcionem de forma satisfatória. Esse é o caso da Alexa, da Amazon, que funciona em caixas de som inteligentes da linha Echo ou por meio do app para smartphones. Essa opção é uma excelente alternativa de acessibilidade para pessoas com problemas de mobilidade.

Os fabricantes de aparelhos inteligentes oferecem aplicativos auxiliares para gerenciamento de recursos. A integração com os smartphones é o elo primordial para que tudo funcione de forma inteligente e automatizada. O controle pelo celular está presente em aparelhos como lava-roupas, sistemas de iluminação, ar condicionado e caixas de som inteligentes.

A seguir, vamos analisar melhor os benefícios de controlar aparelhos de uma casa pelo celular.

Benefícios de controlar a casa inteligente pelo celular

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas investe em um celular que permite acessar a internet para visualizar redes sociais, mensageiros online e a caixa de entrada de e-mails. É importante saber que esses aparelhos possuem tudo o que é necessário para que controlem itens de uma casa inteligente – onde todos os produtos precisam estar conectados à rede para funcionar de forma integrada.

O usuário pode usar o celular para criar as rotinas de diversos aparelhos ou, até mesmo, sincronizar atividades que se completam. Já pensou em usar o celular para controlar a cafeteira para o café ficar pronto assim que você acordar? O celular também pode ser usado para ligar ou desligar aparelhos enquanto você está a caminho de casa ou enquanto está trabalhando.

A opção de criar rotinas pode ajudar pessoas que desejam otimizar seu tempo em casa. Esse controle, assim como ações mais específicas, podem ser realizados usando os controles do celular para os equipamentos inteligentes da residência.

Usar o celular como ponto de controle central da casa não impede que outras pessoas possam usar os eletroeletrônicos inteligentes. A centralização de controle é apenas uma forma mais prática de controlar sua casa, mas que mantém os controles tradicionais desses aparelhos em visores, botões e em telas touchscreen.

Os aplicativos dedicados para controle desses produtos também continuam funcionando normalmente. Sendo assim, qualquer morador da casa poderá gerenciar diferentes atividades em dispositivos pelo celular, mesmo quando o controle central estiver em outro aparelho.

Alguns aparelhos que podem ser controlados pelo celular:

  • Smart TV;
  • Geladeiras
  • Cafeteiras;
  • Robôs aspirador de pó;
  • Máquinas de lavar roupas;
  • Lâmpadas inteligentes;
  • Tomadas inteligentes;
  • Câmera de segurança.

Celulares que podem controlar uma casa inteligente

Os smartphones modernos contam com diversos tipos de aplicativos e permitem as mais diversas configurações em aplicativos. Esses aparelhos, quando estão em uma mesma rede Wi-Fi, podem controlar televisores e outros dispositivos usando tecnologias de comunicação sem fios. 

Em geral, o suporte para sistema de controle é encontrado apenas em smartphones mais recentes, mas isso não é uma regra. O importante é pesquisar para saber quais aparelhos com Android e qual versão do iPhone (iOS) pode funcionar como central de comando. Os fabricantes costumam informar a compatibilidade nas páginas de descrição de produtos em seus sites oficiais.

Como usar o celular como central de controle para sua casa inteligente

Você pode estar se perguntando como controlar diferentes aparelhos de uma só vez? Esse procedimento é mais simples do que você pode imaginar. Empresas de tecnologia criaram sistemas que permitem otimizar rapidamente as rotinas de uma casa através das rotinas de uso.

A Amazon Alexa, o Google Home, o Casa da Apple e outros sistemas permitem integrar diferentes dispositivos de uma casa. Os usuários podem determinar que eletrodomésticos de diferentes cômodos da casa sigam rotinas pré estabelecidas. Sendo assim, a casa inteligente será automatizada a partir de um único aplicativo ou por meio de uma assistente virtual.

O usuário precisa apenas saber qual desses aplicativos contam com suporte para o seu smartphone e seguir as dicas da desenvolvedora para integrar os aparelhos. Em seguida, com as rotinas criadas, a automação será encarregada de gerenciar tudo o que acontece na casa. Além disso, será possível ligar ou desligar qualquer dispositivo vinculado.

Avanço da tecnologia 5G em benefício das casas inteligentes

As fabricantes seguem apostando que a implementação do 5G no Brasil trará grandes benefícios. O avanço da chamada “Internet das Coisas” depende, em grande parte, das tecnologias de conexão modernas e mais velozes. Dessa maneira, os equipamentos inteligentes podem se manter constantemente conectados, garantindo assim a automação de rotinas dos usuários.

A expectativa é que, no futuro, as casas inteligentes sejam uma realidade para muitas pessoas. A tecnologia, assim como é definida em aparelhos inteligentes, pode garantir o uso sustentável de aparelhos que eram grandes vilões do meio ambiente. Além disso, o futuro inevitavelmente trará soluções de geração de energia mais seguras e com menos impactos ambientais.

Gostou das dicas? Então continue navegando no blog Positivo Casa Inteligente para saber mais sobre como deixar a sua casa inteligente. Use também a nossa barra de pesquisa para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos inteligentes, aplicativos e outros assuntos relacionados.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente