Digite abaixo o que você procura

Por que você deve investir em uma casa inteligente?

9 de abril de 2021

A casa inteligente já é uma realidade no Brasil. Em números específicos, é possível mensurar que exista uma média entre 900 mil a 2 milhões de residências que contam com tecnologias smart. A modalidade integra o planejamento de engenheiros e arquitetos, que hoje projetam ambientes automatizados para otimizar o dia a dia das pessoas.

Mesmo com uma parcela significativa de consumidores adeptos às facilidades da smart home, alguns ainda podem ter dúvidas sobre por que investir em uma casa inteligente. Pensando nisso, as linhas a seguir destacam quais são os benefícios de aderir aos eletrônicos que nos aproximam cada vez mais de uma casa do futuro. 

O que é uma casa inteligente?

Ela não é necessariamente uma casa como projetávamos em filmes e desenhos, com aparências metálicas e formatos diferenciados. Trata-se de um ambiente aparentemente comum, mas que é capaz de ligar sua cafeteira de manhã e preparar sua bebida sempre no mesmo horário. Ela também consegue acender as luzes todos os dias ao cair da tarde ou refrigerar o ambiente antes mesmo de você chegar em casa. 

Essas e outras funções podem ser desempenhadas com a ajuda de máquinas de lavar, geladeiras, tomadas, interruptores, fechaduras, aspiradores de pó e até mesmo microondas inteligentes. Além desses, existem vários outros aparelhos que também transformam a casa em uma smart home e, consequentemente, facilitam o controle dos eletrodomésticos. 

Nesse sentido, é importante destacar que precisa existir um centralizador para esses comandos, seja um app ou uma assistente virtual. As próprias fabricantes disponibilizam plataformas que agregam os dispositivos inteligentes, mas as assistentes encontradas nas smart speakers contam com a vantagem de controlar os aparelhos da casa sem o uso do celular, por exemplo. 

Por que investir em uma casa inteligente?

Agora que você já sabe o que é a casa inteligente, nós separamos razões para investir na automação residencial. Sustentabilidade, segurança e acessibilidade estão entre os aspectos mais relevantes nesse sentido. Confira esses e outros benefícios: 

Economia

Os eletrodomésticos smart costumam investir em mecanismos para evitar o pico de energia. Por exemplo, uma máquina de lavar roupas pode ser programada para funcionar em horários estratégicos e que não consomem muita energia elétrica. Já no caso de plugues e lâmpadas inteligentes, eles podem ajudar a economizar justamente pela facilidade de apagar luzes e desligar eletrônicos de onde você estiver.

Não só o controle à distância, mas também a programação de funcionamento desses aparelhos devem ser aliados na dinâmica para ajudar a reduzir os custos no final do mês. 

Segurança

Sentir-se seguro é imprescindível. Além das câmeras, que hoje exibem a gravação ao vivo na tela do celular, é possível investir em outros aparatos que garantem a proteção do lar. O sensor de presença é um deles, visto que ele aciona a luz e além de deixar o ambiente iluminado, melhora a captação de imagem pelas lentes que estão vigiando o espaço.

O sistema de alarme também é válido e já integra o hub da casa inteligente, pois opera em conjunto com outras ferramentas como sensores que detectam movimento em um determinado ambiente. 

Praticidade

A casa inteligente pode ser muito útil para pessoas que passam o dia inteiro fora dela e precisam controlar algumas funções de onde estiverem. Mas não só elas são contempladas pelas facilidades da smart home, visto que idosos e pessoas com deficiência (PCD) também já têm encontrado benefícios na automatização do lar. 

Independente da necessidade, os dispositivos inteligentes otimizam muito o acesso aos aparelhos conectados a eles. Com a ajuda de uma smart speaker ou mesmo de um celular, é possível acender as luzes, climatizar o ambiente com o ar-condicionado ou verificar o sistema de segurança de algum espaço.

Personalização

A rotina, muitas vezes corrida, pede por aparatos com funcionalidades programáveis. Uma tomada inteligente pode preparar um café ou acionar a máquina de lavar roupas, se ambos estiverem previamente preparados. Por isso, é interessante considerar que ter algumas tarefas pré-programadas deve conferir maior conforto e tranquilidade durante o dia a dia. 

Como transformar a casa em uma smart home?

Para responder a essa pergunta, vale pontuar a diferença entre casa inteligente e casa conectada. Enquanto a primeira opção dispõe de um projeto que pensa com antecedência em instalações de aparatos para automação residencial, o segundo adapta um ambiente para poder controlá-lo de qualquer lugar. 

Dessa forma, para transformar o lar em um ambiente tecnológico, é possível usar o projeto, baseado em mão de obra especializada, ou investir nas opções de plug and play. O último esquema faz referência a um sistema estabelecido por meio de adaptações para automatizar e transformar o espaço em smart home. Ambos podem disponibilizar as ferramentas listadas a seguir:

  • Lâmpadas smart com acendimento programável ou à distância;
  • Sensores de presença para automatizar alarmes e iluminação;
  • Tomadas inteligentes para programar o funcionamento de um dispositivo;
  • Câmeras de segurança com controle pelo celular;
  • Controle universal para comandar eletrônicos; 

As tomadas e o controle remoto universal são exemplos de dispositivos que podem converter eletrodomésticos e eletroeletrônicos convencionais, transformando-os em smart. Assim, ao conectar uma torradeira ao plugue, é possível ligá-la  para preparar uma torrada ao acionar o comando do adaptador via celular. 

Também é possível ligar o ar-condicionado e até mesmo a TV com a ajuda do controle remoto smart. Quando conectado à internet, ele consegue identificar esses aparelhos e consequentemente comandá-los, sempre com a ajuda do infravermelho. 

A melhor parte é que muitos dos dispositivos elencados não demandam mão de obra especializada para realizar a instalação. Além da facilidade, a economia de energia e a segurança também são bons motivos que reforçam porque você deve investir em uma casa inteligente. Com a praticidade do controle em mãos, a rotina e as tarefas da casa ficam muito mais fáceis e descomplicadas. Confira em nosso blog dicas de como transformar seu lar em uma casa inteligente hoje mesmo.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente