Digite abaixo o que você procura

Automação residencial e sustentabilidade: como economizar energia com uma casa inteligente

20 de novembro de 2020

Você já parou para pensar o quanto o simples ato de deixar uma lâmpada acesa em um ambiente no qual não tem ninguém impacta diretamente no meio ambiente? Obviamente, estamos falando de um gesto pequeno, mas que somado a outros pode fazer uma grande diferença.

A economia de energia elétrica está na pauta de milhões de brasileiros. Com o valor do quilowatt-hora cada vez mais alto, qualquer pequena economia é capaz de impactar de forma significativa no bolso. E, por que não, pensar também no meio ambiente, investindo em soluções inteligentes que sejam capazes de reduzir o desperdício?

Automação residencial: uma solução responsável

Sabemos que quando alguém toma a decisão de automatizar qualquer aspecto que seja de uma residência, está pensando no conforto e na tranquilidade, além da economia. Entretanto, uma das contrapartidas deste tipo de solução é o fato de que ao reduzir o consumo impactamos o meio ambiente de forma positiva.

Dessa forma, podemos considerar a automação residencial em suas mais diversas variantes como uma solução responsável. Pense, por exemplo, no consumo de energia elétrica de uma lâmpada acesa no corredor durante toda a noite, durante meses e anos inteiros. Trata-se de uma energia que foi utilizada para uma finalidade sem  utilidade. E mais: você pagou por isso.

Quando optamos pela automatização, sensores permitem que o dispositivo seja acionado somente quando há alguém por perto. Ou, ainda, você pode decidir se quer que a lâmpada permaneça acesa durante uma hora específica do dia ou não. Em outras palavras: você assume o controle, e passa a evitar o desperdício.

Por que as casas inteligentes são tendência?

Nos últimos anos você deve ter visto o termo “casa inteligente” aparecer em diversas publicações. Essa tendência não é por acaso. Mais do que uma solução que traz conforto e tranquilidade, essa tecnologia está cada vez mais acessível e o uso cada vez mais frequente contribui para reduzir os impactos no meio ambiente.

Uma das metas globais é a de reduzir o consumo de energia a partir de fontes não renováveis. O meio ambiente é finito em termos de recursos e, por essa razão, devemos utilizá-los com sabedoria. Cada vez que consumimos algo sem necessidade, em médio e longo prazo estamos impactando na capacidade do planeta de repor aquela fonte.

As indústrias têm buscado diversas soluções para minimizar esses impactos. Se por um lado é preciso conscientizar os consumidores com relação à necessidade de economia, por outro é fundamental que as novas tecnologias privilegiem aspectos de sustentabilidade, com produtos que sejam mais eficientes em termos energéticos e que ofereçam maior controle para seus usuários.

O futuro do planeta passa por cada um de nós

Como se a economia no valor pago na conta de luz todos os meses já não fosse um argumento suficiente para se investir em soluções de automação residencial, o fato de que podemos assumir nossa responsabilidade na forma como impactamos na vida no planeta é outra razão pela qual você deveria considerar essas soluções para a sua residência.

A sustentabilidade não passa apenas pela automação, é claro, mas tem nela um aspecto significativo na mudança de hábitos no dia a dia. Recorrer a energias renováveis, quando possível, reutilizar a água da chuva e, claro, automatizar equipamentos para que eles consumam menos energia quando não estiverem em uso são apenas algumas formas de fazer a sua parte.

A Internet das Coisas tem proporcionado inúmeras soluções e, a cada dia novas ideias surgem para simplificar a nossa vida. Acredite: uma casa inteligente não é apenas aquela que se destaca do ponto de vista tecnológico, mas também é aquela que reduz seu impacto com relação à utilização de recursos naturais.

Que tal refletir sobre o papel que cada um de nós tem nos cuidados com a natureza e considerar as chamadas smart homes como o ponto de partida e uma solução acessível para criar novos hábitos de consumo?

…..

Conheça a linha completa de soluções Positivo Casa Inteligente e comece hoje mesmo a automatizar diversas funções na sua residência. Ganhe tempo e viva com mais conforto e tranquilidade.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente