Digite abaixo o que você procura

3 tendências para projetos de casas inteligentes

17 de março de 2021

As casas inteligentes já são uma realidade na vida de muitos e a tendência é que apenas se popularizem ainda mais. A automatização das residências deixou de ser um sonho distante e hoje já se tornou algo acessível para a maioria das pessoas, então estar a par de todas as tendências e dispositivos smart que estão sendo lançados no mercado é um passo importante para quem tem interesse em aderir a essas tecnologias.

Hoje é cada vez mais comum encontrarmos casas com trancas, luzes e câmeras de segurança automatizadas, que podem ser controladas remotamente. Em 2021, o grande foco de toda essa automatização está sendo no controle através dos smartphones, permitindo que as pessoas transmitam comandos para diferentes dispositivos smart sem a necessidade de sequer estarem em casa. Tudo que é necessário é uma boa conexão com a internet e os acessórios certos.

Confira agora quais as três maiores tendências em casas inteligentes da atualidade e o que o futuro promete para cada uma delas.

Integração entre sistemas

Hoje em dia a praticidade não deve se limitar somente a automatização, mas principalmente a todo o processo envolvido por trás desses dispositivos. Por mais que envolvam fabricantes, marcas e até mesmo sistemas operacionais diferentes, a tendência é que tudo se interligue de alguma forma, criando uma grande rede unificada de recursos.

Boa parte disso já foi alcançado graças a integração de vários recursos aos aplicativos de smartphones, tornando nosso celular um controle remoto universal. Contudo, já existem outras ferramentas que também podem aprimorar essa integração como um todo, como é o caso dos assistentes virtuais. Seja pela Alexa da Amazon ou pelo Google Assistente, que está presente em todos os smartphones com sistema Android, é possível conectar todos esses recursos e dar ordens através de comandos de voz.

Dessa forma, o que já era prático fica ainda mais fácil. Basta dizer o que deseja em alto e bom som, como “acenda as luzes”, “ligue a televisão” ou “desligue o ar condicionado” que seu assistente fará todo o resto. É desse tipo de integração que estamos falando e as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de tais tecnologias já estão buscando aprimorar ainda mais a experiência dos usuários para esses fins.

Padronização

Por mais que boa parte dos dispositivos smart possam ser integrados e lidam bem com suas diferenças, ainda existe uma série de limitações causadas por restrições de plataformas. Os fabricantes tendem a criar uma integração natural em todo dispositivo de sua autoria, mas é claro que isso nem sempre é possível ao tentar fazer o mesmo com acessórios de outras marcas.

Os assistentes virtuais são uma das alternativas que visam acabar com esse problema e padronizar todos os sistemas de vez. Além disso, as próprias fabricantes dessas inteligências artificiais se uniram para trabalhar juntas com este propósito. Desde 2020 o Google, a Amazon, a Apple e a Zigbee já estão desenvolvendo um padrão definitivo para lâmpadas, trancas, sistemas de segurança, eletrodomésticos e vários outros dispositivos. Boa parte desses avanços já está em vigor, mas a tendência é que tudo fique ainda melhor em breve.

Um outro ponto que está sendo analisado é como melhorar a experiência dos usuários através das interfaces. Muitos não têm familiaridade com comandos de voz e por isso uma interface visual se faz necessária, mas o objetivo é que qualquer pessoa consiga utilizá-la sem dificuldades. Em breve, contaremos com menus e opções mais minimalistas, cuja prioridade é dar ordens através de comandos simples e intuitivos.

Menos fios

Uma das maiores vantagens da automatização de casas é sua versatilidade, permitindo que muitos instalem dispositivos em sua residência sem a necessidade de reformas, adaptações ou mudanças muito radicais. Existem dispositivos para todas as necessidades, seja 100% cabeados, com poucos fios ou que dispensam completamente a necessidade de cabos.

Hoje os dispositivos cabeados ainda são muito populares, mas a tendência é que, em um futuro próximo, tudo se torne totalmente wireless. Por mais que hoje já existam casas planejadas especificamente para serem smarts, ou seja, já preparadas para receber todo o cabeamento necessário, o objetivo é que todos consigam tornar suas residências inteligentes de forma rápida e prática.

Já existem dispositivos que exigem somente uma tomada e conexão com a internet para funcionar, então com o tempo esse será o normal das tecnologias smart. Hoje em dia, esses modelos costumam sair um pouco mais caros que os padrões, que precisam de cabos, mas quanto mais populares se tornarem, mais em conta serão os preços, tornando-os mais acessíveis para todos.

Diante de tudo que foi citado neste artigo, podemos perceber que muitas dessas tendências já são uma realidade e se encontram disponíveis no mercado. Algumas ainda estão em seus estágios iniciais, mas é questão de tempo até que consigam atingir as melhores expectativas, tanto dos usuários quanto dos fabricantes.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente