Digite abaixo o que você procura

Automação residencial: saiba o que é possível automatizar em um apartamento

24 de junho de 2021

Está buscando automatizar seu apartamento, mas não faz ideia de como começar, ou se investir em equipamentos inteligentes realmente vale a pena? Fique tranquilo que iremos te ajudar!

A automação residencial tem se tornado cada vez mais comum e acessível nos dias de hoje. Contar com aparelhos que realizam tarefas sozinhos deixou de ser uma coisa do futuro ou somente para as pessoas mais privilegiadas financeiramente.

Neste artigo, descubra os principais benefícios de viver em um lar inteligente e como você pode aplicar esse conceito no seu apartamento.

Por que automatizar o seu apartamento?

A vida do século XXI tem se tornado cada vez mais dinâmica, intensa e ocupada. Muitas vezes é difícil lidar com todas as obrigações e tarefas que nossos empregos e família demandam. Conseguir além disso cuidar da nossa saúde, vida sentimental e social também exige tempo e dedicação.

Muito provavelmente, você já teve o pensamento de que o dia deveria ter mais de 24 horas para que você tivesse tempo para lidar com todas as suas tarefas e ainda descansar. É nesse sentido que a automação residencial pode ser um forte aliado da sua rotina.

Contar com equipamentos inteligentes oferece a opção de deixar de fazer tarefas simples do cotidiano, mas que exigem tempo, para que você possa focar no que realmente importa.

Por que acordar mais cedo para fazer o café, se uma cafeteira inteligente pode fazer isso no horário que você quiser? Por que verificar se a luz de cada cômodo está apagada antes de sair de casa, se pelo seu celular ou por um comando de voz é possível apagar todas as lâmpadas, mesmo estando longe de casa?

Automatizar tarefas, além de fazer você economizar tempo, faz com que você tenha muito mais conforto e praticidade na sua rotina. Além disso, você consegue ter muito mais segurança e economia de custos como na conta de luz, fazendo a sua qualidade de vida melhorar consideravelmente.

Por onde começar a automatizar?

Existem diversas atividades que podem ser automatizadas em um apartamento. A principal dica que podemos oferecer para você é a de começar por coisas simples. Assim, será mais fácil de se adaptar com essa tecnologia, verificando quais áreas é possível ver um maior benefício da automação.

Além disso, investindo inicialmente em aparelhos mais simples e baratos, você conseguirá já experimentar os benefícios de ter um apartamento mais inteligente sem precisar realizar grandes investimentos.

Você pode começar por uma das seguintes áreas:

Iluminação

Já pensou poder ligar ou desligar as luzes da sua casa pelo celular ou então por um comando de voz? Apesar de ser uma tarefa simples, automatizá-la pode oferecer mais conforto e praticidade. Você nunca mais terá que levantar da sua cama ou do sofá para desligar a luz para ver seu filme preferido ou dormir.

Automação residencial: Saiba o que é possível automatizar em um apartamento

Além do mais, lâmpadas inteligentes, como as ofertadas pela Positivo, oferecem em um único produto milhões de opções de cores, temperaturas e intensidades de luz, que podem ser ajustadas conforme a situação ou o seu gosto.

Entretenimento

Tendo um assistente virtual conectado a sua smart TV, Home Theater e demais sistemas de som do seu apartamento, você pode com apenas um comando de voz transformar a sua sala ou quarto em uma sala de cinema, ou então em um ambiente mais agradável para ouvir música. Tudo isso sem precisar perder tempo procurando o controle e ligando cada aparelho.

Além disso, você pode conectar esses dispositivos às suas lâmpadas inteligentes, criando cenas onde você, com apenas uma frase, poderá ver o seu filme preferido na iluminação ideal.

Climatização

Tendo um ar-condicionado e termostato inteligente, você pode deixar a temperatura da sua casa sempre agradável. Já imaginou chegar no trabalho e a sua casa estar quentinha no inverno, ou com um clima mais fresco no verão?

Basta programar cenas para que esses aparelhos sejam ligados alguns minutos antes do horário que você chega no seu apartamento. Além de ter mais conforto, você economiza na conta de luz por deixar os aparelhos ligados somente quando é realmente necessário.

Segurança

Geralmente, apartamentos oferecem mais segurança em relação a casas. Isso porque a maioria dos prédios residenciais já conta com porteiros e sistemas de segurança.

Mas, se você quiser ter ainda mais garantias de que o seu lar não será invadido, você pode investir nos equipamentos de segurança da Positivo. Existem opções de sensores de abertura e movimentos, central de alarmes e vídeo porteiro, que emitem sinais e gravações para o seu celular de forma instantânea.

Busque produtos de fácil instalação

Morar em um apartamento oferece diversas vantagens. No entanto, algumas vezes lidar com os vizinhos pode ser um problema. Isso pode ser ainda pior caso você realize uma obra no seu lar, o que pode fazer os outros moradores se irritarem com o barulho.

Para evitar esse estresse na sua rotina, sem falar nos custos de contratar uma mão de obra especializada, busque por produtos inteligentes que possuam fácil instalação. A boa notícia é que todos os produtos ofertados pela Positivo Casa Inteligente são extremamente fáceis de serem instalados.

Em poucos minutos, você já consegue desfrutar dos aparelhos que foram adquiridos, que podem trazer muito mais conforto, segurança e economia para o seu lar. A empresa ainda oferece diversas dicas sobre os seus produtos e sobre automação residencial em seu blog oficial. Não deixe de dar uma olhada e conte com a gente para deixar o seu apartamento muito mais inteligente.