Digite abaixo o que você procura

Confira 3 formas de automatizar sua casa

15 de junho de 2021

Já pensou em poder controlar portas, lâmpadas e eletroeletrônicos diretamente pelo seu smartphone? Poder ligar ou desligar alguma coisa com um simples comando de voz? Contar com dispositivos altamente tecnológicos que conseguem ser mais econômicos que os tradicionais? Essas são apenas algumas das vantagens das tecnologias inteligentes, que nos dão a possibilidade de automatizar processos cotidianos e tornar nossa vida cada vez mais prática.

Hoje as casas inteligentes estão cada vez mais acessíveis e, ao adquirir apenas alguns dispositivos smart, já é possível automatizar boa parte dos componentes de sua residência. Porém, como ainda se trata de uma tecnologia nova que está se popularizando pelo Brasil, muitos ainda têm dúvidas de por onde começar esse processo de automatização e em quais dispositivos investir para conseguir adaptar sua casa.

O primeiro passo para adquirir os produtos certos é entender melhor o que pode ser automatizado e como isso pode auxiliar no seu dia a dia. Uma vez que estiver bem a par disso, já é possível priorizar os processos que considerar mais úteis e assim personalizar a residência da melhor forma possível. A seguir, conheça algumas formas de automatizar sua casa.

Iluminação

Uma das coisas mais básicas para se automatizar é a iluminação, então temos aqui um ótimo ponto de partida. As lâmpadas smart são dispositivos simples de instalar e de usar, que além de toda sua praticidade ainda consomem menos energia que os LEDs comuns. Isso significa que elas são projetadas para serem mais econômicas, algo que também é complementado com suas funções automatizadas.

Confira 3 formas de automatizar sua casa

Através do aplicativo de smartphone do fabricante, é possível ligar e desligar qualquer lâmpada smart instalada na casa, além de programar seu horário de funcionamento. Dessa forma, elas ligam sozinhas em determinados momentos e desligam na hora estipulada, evitando desperdícios. Outro recurso legal é a possibilidade de mudar a cor da luz, disponibilizando uma grande variedade de cores com diferentes intensidades. Esse é um fator útil não só pela iluminação, mas também para decoração, podendo ser aproveitada em qualquer cômodo e design.

Quem desejar uma alternativa mais barata pode investir em um bocal inteligente, ao invés da lâmpada. Eles oferecem os mesmos recursos de automatização que uma lâmpada smart (com exceção da alteração de cores e intensidades), possibilitando aproveitar os modelos tradicionais que já se tem em casa. Basta conectar o bocal à rede Wi-Fi da casa para disponibilizar todas as suas funcionalidades no smartphone.

Uma terceira opção seria adquirir um interruptor smart, que automatiza tudo conectado diretamente a ele. Assim é possível automatizar mais de uma lâmpada simultaneamente e elas não precisam nem estar no mesmo cômodo, dando mais liberdade para que o morador distribua as lâmpadas como preferir.

Segurança

Todos nós desejamos viver em um lugar que nos sentimos seguros, não é mesmo? Graças às tecnologias inteligentes, tornar sua casa mais segura está cada vez mais fácil e o melhor: tudo pode ser controlado e monitorado exclusivamente pelo seu smartphone de qualquer lugar. Só é necessário que todos os dispositivos estejam conectados na rede Wi-Fi doméstica e que o celular também tenha conexão com a internet para garantir esses recursos.

A variedade de dispositivos smart voltados para segurança é grande. Um dos mais simples são as travas automáticas, que devem ser instaladas nas portas e permitem ao morador trancá-las ou destrancá-las com um simples toque no smartphone. Isso possibilita trancar portas mesmo quando não estiver em casa, deixando todos mais tranquilos independente da situação.

Para quem busca deixar a segurança domiciliar mais robusta, a combinação de um sistema de alarmes com câmeras de segurança é a melhor alternativa. Pelo smartphone é possível ver quando o alarme é disparado e monitorar qualquer câmera instalada na casa. As câmeras smart também têm a vantagem de usarem menos ou nenhum fio, dispensando a necessidade de realizar alterações estruturais para sua instalação.

Diversos

As vantagens da tecnologia smart também podem ser aproveitadas em eletroeletrônicos e outros dispositivos. Um recurso muito útil que pode aprimorar essas funções é o comando de voz, disponível através de assistentes virtuais. Hoje em dia praticamente qualquer dispositivo inteligente é compatível com o Google Assistente ou com a Alexa da Amazon, então basta pareá-los para começar a usufruir deste recurso. Hoje em dia todo dispositivo Android conta com o assistente do Google, enquanto a Alexa está disponível exclusivamente através dos speakers da linha Echo.

Com os assistentes virtuais, é possível automatizar televisões, aparelhos de som, ar condicionados e qualquer outro eletroeletrônico que seja compatível. Esses dispositivos também podem ser controlados por outros aplicativos como o Google Home, cujo propósito é controlar remotamente qualquer tecnologia smart presente na casa.

Agora que você já sabe as principais formas de automatizar sua casa, basta investir nos produtos que sejam mais interessantes e começar a aproveitar todas as vantagens de uma casa inteligente!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente