Digite abaixo o que você procura

Google Home: como controlar sua casa inteligente usando alto-falantes e telas?

20 de novembro de 2021

O Google é uma das empresas que mais oferece suporte para casas inteligentes. Através do seu aplicativo Google Home e do seu assistente virtual, é possível criar uma grande rede de dispositivos smart controlada de um único lugar, tudo de forma simples e prática. São mais de 50 mil dispositivos compatíveis, dentre eles TVs, luzes, eletrodomésticos, plugues e tudo que uma casa inteligente precisa para oferecer suporte ao morador.

Antes de entrarmos neste assunto com mais detalhes, é importante entender melhor o que define uma smart home. Graças ao conceito que chamamos de Internet das Coisas (IoT), hoje contamos com uma série de dispositivos que podem ser conectados à internet e trocarem informações entre si. Essas são as tecnologias inteligentes, que ano após ano estão sendo cada vez mais aprimoradas e oferecendo mais recursos, dentre eles a automação de processos cotidianos.

Essa é a principal premissa de uma casa inteligente: automatizar atividades rotineiras e oferecer mais praticidade no dia a dia, tudo através de uma única central de comando, que nesse caso é o nosso smartphone. A seguir, entenda melhor como o Google Home e o Assistente do Google podem auxiliar nesse processo.

Usando o Google Home

Para controlar sua casa inteligente através de telas, o Google Home é a melhor pedida. Trata-se de um aplicativo disponível para Android e iOS cujo propósito é justamente servir como uma central de comando para todos os seus dispositivos inteligentes. Ao conectá-los ao Wi-Fi da casa, é possível pareá-los com seu smartphone ou tablet e controlar todos com a facilidade de alguns toques.

Geralmente, cada fabricante conta com seu próprio aplicativo para controlar seus aparelhos smart, mas a vantagem do Google Home é que ele é compatível com quase todos, independente do tipo. Isso significa que é possível conectar dispositivos de diferentes marcas e até mesmo eletrodomésticos que contem com tecnologia inteligente, tendo controle de tudo isso na palma da sua mão e de um único lugar.

O primeiro passo é configurar cada dispositivo individualmente no aplicativo. Uma vez que forem devidamente instalados, é necessário conectar o aparelho ao Wi-Fi da casa, pois será através da rede que o smartphone conseguirá detectar o dispositivo pelo aplicativo. Para isso, selecione a opção “Adicionar” (que possui um sinal de +) no app, depois “Configurar dispositivo” e em seguida “Novo dispositivo”. Os aparelhos disponíveis vão aparecer na tela, basta selecionar qual deseja configurar e seguir as instruções do aplicativo.

Uma vez configurado, o app criará um card para o dispositivo, bastando clicar nele para controlá-lo do jeito que desejar! Através da opção “Rotinas”, é possível definir horários específicos de funcionamento para cada aparelho, dessa forma fazendo com que liguem e desliguem sozinhos de acordo com o determinado pelo aplicativo. É uma forma ainda mais prática de automatizar sua casa, sem a necessidade de se preocupar em controlar tudo o tempo inteiro.

mãos masculinas mexendo em celular

Como usar comandos de voz?

Para quem deseja explorar melhor as vantagens dos comandos de voz, então é necessário se familiarizar com o Assistente do Google, o assistente virtual presente em todos os dispositivos Android. Você pode ter acesso a esse recurso através do seu smartphone ou com um alto-falante da linha Google Nest, que funciona de forma semelhante à Alexa da Amazon.

Na prática, o dispositivo onde você vai se comunicar com o assistente não muda nada, já que os comandos serão sempre os mesmos. Caso utilize o smartphone, o processo é um pouco mais simples, pois ele já está integrado no mesmo sistema do aplicativo Google Home, então basta ativar as configurações de voz para designar comandos como “Acenda tal lâmpada” ou “Ligue tal aparelho”. Lembre-se sempre que, para ativar o assistente, é necessário começar todas as frases dizendo “Ok Google”.

No caso do Google Nest, para configurar o dispositivo primeiro é necessário utilizar o aplicativo Nest, que é próprio da linha. Feito isso, ele pode automaticamente ser sincronizado com todos os dispositivos inteligentes pareados com o Google Home e já estará pronto para uso. Caso não aconteça, será necessário adicionar o Google Nest ao Home da mesma forma como se adicionaria qualquer outro dispositivo. De qualquer forma, é um processo simples e rápido.

A vantagem de investir em um Google Nest é a distância em que ele consegue captar os comandos, o que acaba sendo mais cômodo. O smartphone acaba tendo um alcance limitado para detectar o que está sendo dito, o que exigiria que ele estivesse próximo o tempo inteiro. Já o Nest é feito para ficar em um único lugar da casa, então ele capta comandos de voz mais distantes, permitindo dar ordens de outros cômodos mais próximos.

Viu só como é simples utilizar essas duas ferramentas? Agora que você já está por dentro do assunto, terá muito mais facilidade de controlar seus dispositivos inteligentes. Não deixe de dar uma olhada em nossa linha de aparelhos smart!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente