Digite abaixo o que você procura

Automação residencial cresceu 21% em 2021: veja tendências para os próximos anos

Ano após ano, o mercado de automação residencial no Brasil veio apresentando um crescimento tímido, mas ainda promissor. Conforme as tecnologias inteligentes foram chegando e se popularizando no país, mais pessoas começaram a se interessar pelos benefícios que esses dispositivos podem proporcionar ao nosso dia a dia e a pandemia acabou tendo um papel decisivo nesse processo. Com o isolamento social, a maioria das pessoas precisou passar mais tempo em suas casas e a partir disso surgiu uma nova necessidade: automatizar atividades rotineiras.

De acordo com um estudo realizado pelo IDC Brasil (International Data Corporation), empresa especializada na análise e previsões do setor da tecnologia, o mercado de automação residencial cresceu 21% em 2021, movimentando aproximadamente 291 milhões de dólares. No Brasil, a expectativa é que cresça cerca de 30% ao longo dos próximos anos, enquanto no mundo o crescimento fique em torno de 11,9%. Dentre os principais departamentos e dispositivos que prometem um desenvolvimento maior estão os voltados para segurança (32%), os elétricos (32%), os smart speakers (25%) e os termostatos (28%).

Com essas informações em mãos, temos aqui algumas dicas do que promete esquentar este mercado nos próximos anos. A seguir, confira quais são as principais tendências para ficar de olho.

Mais comandos de voz

O grande protagonista das casas inteligentes é o fenômeno chamado de Internet das Coisas (IoT), um conceito que descreve a possibilidade de diversos dispositivos se conectarem através da internet e trocarem informações entre si. Isso é possível graças às tecnologias smart, cuja principal característica é justamente a conexão com a internet, que possibilita outras vantagens como controlar tudo remotamente e, é claro, a automação de processos básicos do dia a dia.

Os dispositivos smart já fazem parte da nossa vida de muitas formas, seja através de eletrodomésticos ou simplesmente pelo nosso celular, que usamos diariamente. Contudo, uma característica em especial está fazendo um grande diferencial na vida dos usuários: o comando de voz. Com a ajuda de assistentes virtuais, como o Assistente do Google (disponível em qualquer dispositivo Android) e a Alexa da Amazon, é possível controlar dispositivos inteligentes como lâmpadas e tomadas com algumas simples palavras, tornando tudo ainda mais fácil.

De acordo com um levantamento da Dashbot, 75% dos entrevistados (todos residentes dos Estados Unidos) utilizam assistentes virtuais pelo menos uma vez por dia. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em controlar pequenas coisas através de comandos de voz, e isso não se limita somente a um público mais jovem, que está mais familiarizado com novas tecnologias.

A tendência é que cada vez mais dispositivos sejam compatíveis e integrados aos diferentes assistentes virtuais disponíveis no mercado, assim como a experiência geral com essas inteligências artificiais seja aprimorada.

Mais economia

Em uma pesquisa realizada pela LG, 837 norte-americanos com idade entre 25 e 54 anos responderam um questionário online sobre o que mais esperam ou valorizam de uma casa inteligente. Em primeiro lugar, com 17,3%, ficou a possibilidade de controlar os aparelhos automaticamente, algo que já faz parte da premissa básica das tecnologias smart, mas tende a ser ainda melhor no futuro. Em segundo lugar, com 15,7%, veio a intenção de economizar e gastar menos dinheiro de diversas formas.

Muitos dispositivos inteligentes já possuem características mais econômicas que os tradicionais. As lâmpadas smart, por exemplo, consomem menos energia que as tradicionais e ainda possuem diversos recursos de automação para evitar desperdícios. O mesmo vale para tomadas e outros dispositivos que podem ser desligados automaticamente para economizar energia elétrica.

O fator econômico é um dos principais atrativos das tecnologias inteligentes e será necessário fazer um investimento cada vez maior neste aspecto. Hoje também existem alguns dispositivos que servem exclusivamente para medir o consumo de outros dispositivos e ajudar a controlá-los, mas é necessário mais do que isso. Em breve, todo dispositivo será econômico de alguma forma.

mulher usando aplicativo de automação residencial na cozinha

Mais personalização

Os dispositivos smart já oferecem bastante recursos para seus usuários, mas o levantamento da LG também apontou um fator que precisa ser aprimorado: as opções de customização. Apesar de tudo ser simples e fácil de usar, as pessoas sentem falta de poder mexer nas opções de forma mais profunda e deixar tudo mais a sua cara; 13,3% dos entrevistados disseram que desejam mais personalização em uma casa inteligente.

Hoje os dispositivos inteligentes buscam suprir mais as necessidades básicas do usuário, então seus recursos costumam se limitar em ligar ou desligar remotamente, programar um horário de funcionamento e coisas do tipo. Contudo, alguns já estão sendo aprimorados e indo além, como é o caso das lâmpadas smart, que dependendo do modelo podem mudar de cor e atingir diferentes intensidades. São esses pequenos detalhes que deixarão esses acessórios cada vez mais atrativos ao público.

Quem começar a investir nessas tecnologias desde já poderá acompanhar a evolução desse mercado e se preparar melhor para o futuro. Confira nossa linha de dispositivos inteligentes e saiba mais.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente