Digite abaixo o que você procura

Automação residencial: Confira 3 vantagens!

3 de junho de 2021

As casas automatizadas são uma das grandes vantagens proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Apesar da proposta ser semelhante à de uma casa inteligente, são duas coisas um pouco diferentes: enquanto uma casa smart conta com dispositivos que automatizam funções de forma individual, uma residência automatizada conta com diversos dispositivos interligados que funcionam como uma coisa só.

Hoje em dia, é muito mais fácil automatizar uma casa do que se imagina, já que existe uma boa variedade de dispositivos que garantem esses benefícios a preços bem acessíveis. A questão é que as vantagens vão além da praticidade de controlar tudo à distância ou programar esses recursos para atuarem de forma automática. Fazer esse investimento também trará diversos benefícios a longo prazo, incluindo economia de tempo, energia e dinheiro.

Entenda melhor quais são as vantagens da automação residencial e como as tecnologias inteligentes podem auxiliar nesse processo.

Economia

Apesar de estarmos falando de equipamentos altamente tecnológicos que precisam de energia para funcionar, é importante ressaltar que uma de suas principais vantagens é o fato de serem mais econômicos. As lâmpadas smart, por exemplo, são feitas de um tipo de LED que naturalmente já consome menos energia que os demais, mas seus recursos de automatização aprimoram ainda mais essa economia.

O sistema é capaz de desligar qualquer lâmpada que esteja ligada desnecessariamente, assim como qualquer outro aparelho como ar condicionado, aquecedor de água, irrigador de jardim e outros. Além de ter horários programados para realizar certos processos, essa tecnologia ainda é capaz de definir quando algo está ligado sem necessidade, como uma lâmpada ligada em um cômodo vazio, por exemplo.

Ainda existem outros dispositivos complementares que podem ser integrados ao sistema para monitorar o consumo de água, o que também ajuda a controlar desperdícios. Em tempos como este, em que as contas de água e energia estão vindo com valores tão altos, contar com esses recursos certamente fará toda a diferença a longo prazo.

Segurança

Uma casa automatizada também é um lugar mais seguro. Com a instalação de um sistema de câmeras e de alarmes, é possível monitorar as imagens de vigilância e verificar um disparo no alarme de qualquer lugar. Como essas tecnologias funcionam a base de internet, basta estar conectado à rede para poder verificar tudo diretamente através do seu smartphone, outra vantagem garantida pelas tecnologias smart.

vantagens-da-automacao-residencial

É possível até mesmo programar o sistema para simular presença na casa quando ela estiver vazia, dando a impressão de que os moradores estão na residência e afastando possíveis invasores. A segurança não se limita exclusivamente a invasões, mas também previne contra acidentes. Existem sensores que podem monitorar a água e o gás da casa, detectando qualquer vazamento assim que for iniciado e fechando a corrente automaticamente para evitar problemas.

Até mesmo um simples sensor de movimentos colabora com a segurança ao ligar as luzes quando alguém estiver passando, evitando acidentes desnecessários em ambientes escuros e também servindo como sinal de alerta em áreas exteriores da casa.

Comodidade

Além das duas grandes vantagens já apresentadas, sem dúvidas o principal atrativo de uma casa automatizada é a comodidade que ela proporciona ao nosso dia a dia. O simples fato de poder controlar tudo diretamente do seu smartphone já facilita muito as coisas, indo desde eletroeletrônicos até dispositivos isolados (desde que sejam compatíveis com tecnologia smart).

Tudo se integra em uma coisa só e seu celular vira uma grande central de comando. Não parando por aí, esses dispositivos também são compatíveis com assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Alexa da Amazon. Ao realizar a integração entre eles, é possível designar funções por comando de voz, dispensando até mesmo a utilização do smartphone. Isso torna tudo ainda mais fácil e prático, já que basta falar o que deseja em voz alta para o assistente fazer o resto.

Essa automatização pode ser benéfica de muitas formas. É fato que tudo se torna muito mais cômodo quando estamos em casa, mas também pode ser de grande ajuda quando não estamos também. Quando alguém esquecer a chave e você não estiver em casa para abrir a porta, basta um simples toque no smartphone para liberar acesso à pessoa, graças ao uso de trancas automáticas e dispositivos semelhantes.

Um outro exemplo simples de uma situação cotidiana: esqueceu alguma lâmpada ligada? Basta checar o aplicativo para desligá-la de onde estiver. Está fora de casa e quer deixar o ambiente fresquinho para quando chegar? Basta ligar o ar condicionado de qualquer lugar. Toda essa automatização vira um grande aliado no nosso dia a dia e proporciona recursos que não é possível obter de outras formas.

Essas são as três principais vantagens de uma casa automatizada. Agora que você já sabe mais sobre os dispositivos necessários para isso, dê uma olhada em nossos produtos e comece já a automatizar sua residência!

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente