Digite abaixo o que você procura

Smart speakers: como utilizar esses aparelhos para comandar sua casa inteligente por voz

Graças aos smartphones, hoje em dia todo mundo tem um assistente virtual na palma da sua mão, sempre pronto para nos auxiliar 24 horas por dia. Por mais que suas funções sejam simples e apenas eliminem algumas etapas de processos que já são fáceis por natureza, certamente contar com a ajuda dessas inteligências artificiais e das maravilhas do Machine Learning é sempre muito vantajoso, prático e confortável.

Já parou para pensar como seria ainda melhor poder aplicar esses recursos em processos um pouco mais complexos do cotidiano? Pois isso é possível! Com a ajuda de dispositivos inteligentes como os smart speakers, é possível contar com um assistente virtual conectado a outros aparelhos smart disponíveis na casa, possibilitando desempenhar diversas funções com um simples comando de voz.

Hoje alguns desses assistentes disponíveis por speakers já conquistaram uma certa popularidade, como é o caso da Alexa da Amazon, que continua sendo a maior referência nesse quesito. Contudo, muitos ainda não entendem direito como funciona essa tecnologia, por isso chegou a hora de explicarmos melhor como os smart speakers podem automatizar sua casa e tornar sua vida mais fácil.

Como funciona um smart speaker?

Um smart speaker ou alto-falante inteligente é um dispositivo semelhante a uma caixa de som pequena, mas que na íntegra é mais complexo do que isso. Eles são compostos por três elementos básicos: o alto-falante, o microfone e a inteligência artificial que será seu assistente virtual. O microfone capta os comandos de voz que falamos, a inteligência reconhece as palavras em questão e utiliza o alto-falante para se comunicar conosco, dessa forma desenvolvendo um processo de automação dinâmico e, por vezes, divertido.

Basicamente, um smart speaker é um dispositivo físico dedicado exclusivamente a um assistente virtual. Porém, para que eles possam desempenhar suas funções com sucesso, também é necessário fazer um investimento em outros dispositivos smart para a residência, como lâmpadas, fechaduras, tomadas e eletrônicos, dentre eles televisores, computadores etc. Aparelhos inteligentes têm a capacidade de se comunicarem entre si através da internet e trocar informações, um fenômeno que chamamos de Internet das Coisas (IoT).

smart-speaker-casa-inteligente-comandos-de-voz

Sendo assim, é evidente que o smart speaker, assim como qualquer outro dispositivo inteligente da casa, precisa de internet constantemente para funcionar. Uma vez que todos estiverem conectados na mesma rede, é possível designar ordens simples como “acenda a luz da sala” ou “desligue a televisão” e o assistente virtual automaticamente já entende o que precisa ser feito. Sem dúvidas é um dos métodos mais simples e práticos de fazer bom uso de suas tecnologias smart.

Além de colaborar com todo esse controle sobre outros aparelhos, os assistentes virtuais também podem ajudar em outras questões do dia a dia como realizar compras pela internet, anotar compromissos na agenda, fazer lembretes, pesquisas e qualquer outra coisa que também possam fazer em outros dispositivos, como nos smartphones, por exemplo. É um acessório realmente útil que atende diversas necessidades.

Como escolher smart speakers?

Escolher o modelo ideal para si pode ser a parte mais difícil, já que existe uma certa variedade no mercado. Atualmente, os mais populares são da linha Echo da Amazon, que contam com a famosa Alexa, mas ainda existem outras versões de marcas igualmente famosas, como é o caso do Google Nest, que conta com o Assistente do Google (o mesmo que vem incluso em dispositivos Android).

Existem uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de investir em um smart speaker. O primeiro deles é a compatibilidade, pois de nada adianta comprar o melhor alto-falante do mercado sendo que ele não é compatível com os dispositivos que você tem em casa. Caso o planejamento inclua adquirir outros aparelhos smart, então provavelmente não haverá problemas, já que os modelos mais modernos costumam ser mais compatíveis.

Também é importante se atentar a alguns detalhes como a conectividade, design e carregamento. Procure investir em smart speakers que tenham tanto conexão Wi-Fi quanto bluetooth, pois isso aumenta a variedade de dispositivos que podem ser conectados. Quanto ao carregamento, contar com um speaker que possa ser carregado por USB também é um diferencial interessante. Por fim, o design deve ser sempre o mais compacto possível para ficar discreto no ambiente, uma característica que já vem sendo adotada por todo modelo mais moderno.

Os comandos de voz utilizados variam por smart speakers, mas a tendência é que sejam sempre muito simples e fáceis de serem utilizados por qualquer pessoa. Cada fabricante conta com seus próprios comandos, mas o que costuma mudar são coisas básicas como o nome do assistente no final da frase, por exemplo. Além deles serem programados para ajudar o usuário com qualquer dúvida, uma rápida pesquisa na internet já é o bastante para aprender todos os comandos que precisa.

Agora que você já sabe tudo sobre os smart speakers, que tal dar uma olhada em nossa linha de dispositivos inteligentes para equipar sua casa e deixar sua vida mais fácil? 

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente