Digite abaixo o que você procura

Saiba como criar rotinas no Google Assistente

Os assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais populares, sendo o Google Assistente um dos mais utilizados da atualidade. Inserido no app da empresa, ele consegue realizar diversas tarefas como fazer ligações, ler e-mails e informar compromissos marcados na agenda. Tudo isso de forma automatizada, sendo necessário apenas um comando de voz do dono do aparelho.

Além disso, é possível criar rotinas no assistente, fazendo com que ele se torne ainda mais útil. Dessa forma, com apenas um comando de voz, o software consegue desempenhar mais de uma atividade simultaneamente, poupando tempo e se tornando ainda mais prático.

Neste artigo, vamos te mostrar como criar rotinas novas e personalizadas conforme o seu gosto e necessidades, além de dar dicas de como utilizá-las no seu dia a dia.

Criando uma nova rotina no Google Assistente

Se você nunca usou o Google Assistente ou nunca criou uma rotina no seu celular, basta apenas seguir este tutorial, que pode ser usado tanto em dispositivos Android como iOS. 

Passo 1: caso não tenha o aplicativo do Google no seu smartphone, baixe e instale-o.

Passo 2: clique na sua foto no canto superior direito para acessar o menu de opções de app, e em seguida clique em “Configurações”.

Passo 3: selecione a opção “Google Assistente”. No novo menu que se abrir, clique na opção “Rotinas”.

Passo 4: Você verá que o Google já oferece algumas opções de rotinas pré-configuradas. Mas, para criar uma nova basta clicar em “Nova” que estará ao lado de um sinal de mais no canto superior direito da tela.

Passo 5: primeiramente, clique em “Adicionar condição de início”. Você verá que o Google Assistente oferece três opções para que uma rotina seja acionada: comando de voz, hora ou nascer ou pôr do sol. Para ter mais liberdade de escolha, indicamos que seja selecionada a opção comando de voz, mas você pode escolher a alternativa que mais se enquadre na sua rotina.

Passo 6: selecionando comando de voz, você precisa escolher qual frase será usada para acionar a rotina. Vale destacar que para utilizá-la, você deve primeiro dizer “Ok Google”. Dessa forma, se o comando de voz utilizado for “hora de ir dormir”, você deve falar “Ok Google, hora de ir dormir”.

Passo 7: criando o comando de voz, clique no botão “Adicionar condição de início” que irá aparecer no canto inferior direito da tela.

Passo 8: agora, clique no botão “Adicionar ação”.

saiba-como-criar-rotinas-no-google-assistente

Passo 9: o Google Assistente divide em sete módulos todos os recursos que ele é capaz de realizar, que são:

  • Receber informações e lembretes: o assistente pode informar a previsão do tempo tanto atual como para o dia seguinte, informações sobre o trajeto para o trabalho ou casa, principais compromissos da agenda e etc.
  • Comunicar e anunciar: é possível programar o assistente para enviar uma mensagem de texto ou voz personalizada quando a rotina é acionada.
  • Ajustar o volume do Assistente: definir o volume das mensagens de voz que o assistente envia quando a rotina é acionada.
  • Ajustar os dispositivos da casa: caso você possua algum aparelho inteligente na sua casa, você pode acioná-los nas rotinas criadas, desde que eles estejam em conexão com o Google Assistente.  
  • Ajustar as configurações do smartphone: é possível ajustar algumas configurações do seu celular, como diminuir ou silenciar o volume ou fazer o dispositivo entrar no modo Não perturbe.
  • Abrir e controlar mídia: você pode programar o celular para tocar alguma música, rádio e até sons personalizados quando a rotina for acionada.
  • Tente adicionar seu próprio comando: o Google Assistente ainda dá liberdade de você criar alguns comandos, como ajustar o volume em 50% por exemplo, ou solicitar a previsão de tempo de outro dia que não seja o atual ou o seguinte.

Passo 10: selecionando as opções que você deseja adicionar a sua rotina, basta clicar no botão “Salvar”.

Pronto! Sua rotina está criada e você já pode acioná-la utilizando o comando de voz escolhido. Também é possível programar para que a rotina aconteça sempre no mesmo horário, nos dias da semana que você deseja. Basta selecionar a rotina, adicionar uma nova condição de início e selecionar os dias e horários desejados na opção “Hora”.

Dicas de rotina

Ninguém melhor do que você para decidir quais rotinas podem te ajudar no dia a dia. No entanto, é possível usar algumas ações sugeridas pelo próprio Google, ou essas que criamos:

  • Para dormir: perguntas que horas o alarme deve ser acionado + ativar o modo não perturbe + avisar se a bateria do smartphone está acabando + selecionar um som para dormir.
  • Após acordar: falar previsão do tempo + falar sobre a agenda de hoje + informais os lembretes de hoje + desativar o modo não perturbe.
  • Para estudos ou tarefa que exija atenção: selecionar um som relaxante + diminuir volume do smartphone + ativar modo não perturbe.

Você pode também contar com os produtos da Positivo Casa Inteligente para melhorar as suas rotinas. Com as smart lâmpadas, é possível programar para que a luz do seu quarto ligue na hora que você costuma acordar, ou que os smart plugs desliguem quando você for dormir, fazendo você economizar na conta de luz. Todos os produtos da Positivo são compatíveis com o Google Assistente, e além de possuírem ótima qualidade, são fáceis de serem instalados e possuem ótimo custo-benefício. Conheça nossos produtos e conte com a gente para deixar a sua casa mais inteligente e automatizada.

Links: CanalTech

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente