Digite abaixo o que você procura

Descubra o que é Google Home e como é utilizado para otimizar o dia a dia

O Google Home é um assistente virtual do Google criado para integração e controle de diversos dispositivos smart conectados a uma casa. Apesar de sua função ser muito semelhante à do Google Assistente, que hoje já vem embutido em qualquer eletrônico com sistema Android, eles não se tratam da mesma coisa. O Google Assistente funciona como uma inteligência artificial, o que inclui algumas funções mais avançadas como comando por voz, por exemplo. Já o Google Home é uma ferramenta com o único objetivo de controlar sua casa inteligente.

Hoje em dia é possível usufruir de seus recursos de duas formas: pelo aplicativo de smartphone ou pelos alto-falantes smart, um acessório vendido à parte que funciona semelhante à Alexa da Amazon. Ambos possuem os mesmos recursos, mas não é obrigatório ter o aparelho para usar o aplicativo e posteriormente o nome dos alto-falantes foram alterados para não causar confusão, então hoje chamamos de Google Home somente o aplicativo enquanto o dispositivo smart se chama Google Nest Mini.

Independente do método, o resultado sempre é muito eficaz, automatizando diversos processos do dia a dia e tornando sua rotina mais cômoda. Entenda como a seguir.

O que é casa inteligente?

Primeiramente, vamos entender o que é uma casa inteligente, afinal o Google Home depende de certos dispositivos para poder funcionar. As tecnologias smart são desenvolvidas para facilitar alguns processos do nosso cotidiano, sempre utilizando a internet para realizar integrações e garantir seus benefícios de qualquer lugar.

Em uma casa, podemos conectar diversos dispositivos que utilizam essa tecnologia, cada um com um propósito diferente. Indo desde uma lâmpada até um sistema de câmeras de segurança, é possível automatizar uma residência por completo e controlar tudo através do seu smartphone. Basta ter uma boa conexão doméstica com a internet para garantir que tudo esteja sempre conectado e funcionando adequadamente.

o-que-e-google-home

A maioria dos dispositivos smart contam com aplicativos próprios do fabricante que permitem esse controle através do celular, permitindo ligar ou desligar um aparelho, programar horários específicos de funcionamento e outros recursos que possam estar disponíveis. Contudo, o Google Home serve como uma espécie de controle remoto universal, sendo compatível com ainda mais dispositivos e oferecendo alguns recursos que facilitam mais esses processos.

Vantagens do Google Home

A primeira grande vantagem de se usar o Google Home é sua interface simples e intuitiva. No aplicativo, ele separa os dispositivos por grupos como lâmpada, campainha, tela, fechaduras e outros, além de agrupar os aparelhos smart conectados por cômodos. Considerando que é bem provável que existirão mais de um dispositivo do mesmo tipo na casa, como várias lâmpadas smart, por exemplo, esse é um recurso que facilita muito as coisas.

Outro recurso disponível é o comando por voz, algo que será especialmente usado com o Google Nest Mini. É possível cadastrar até seis vozes diferentes e o sistema obedecerá aos comandos de todas, permitindo que todas as pessoas que morem na casa possam usufruir de seus benefícios. Vale ressaltar que o Google Assistente também conta com essas funções, mas ele é mais completo por se tratar de um assistente geral e não somente de um “controle remoto universal” para casas inteligentes.

Além do Google Home integrar qualquer dispositivo smart que pode ser conectado a uma casa, ele também consegue controlar eletroeletrônicos que contam com essa tecnologia, dentre eles televisores, aparelhos de som, computadores e outros. É possível integrá-lo com aplicativos de streaming de música, séries e filmes e designar ordens diretas para reproduzir títulos específicos em seus respectivos eletrônicos. Outrora isso seria possível somente com a integração de um Chromecast, outro acessório do Google vendido separadamente, porém hoje em dia isso não é mais necessário.

Outro recurso bastante interessante que é exclusivo do Google Nest Mini é a possibilidade de usá-lo como interfone. Ao ser integrado com um ou mais alto-falantes pela casa, é possível transmitir mensagens de voz para qualquer lugar da casa, o que também pode ser usado para se comunicar com pessoas que estejam do lado de fora. Isso reforça a segurança da residência sem a necessidade de investir em sistemas mais avançados.

Se tratando de segurança, o Google Home também não desaponta e pode se conectar com sistemas de alarme, trancas automáticas e câmeras de vigilância. É possível monitorar tudo diretamente de um único aplicativo e de qualquer lugar, sem a necessidade de estar em casa. Basta que o smartphone esteja conectado à internet e tudo funciona de qualquer localização.

Dentre tantas vantagens, sua versatilidade certamente é o que chama mais atenção. O Google Home é compatível com diversos aparelhos diferentes e torna o que já era fácil muito mais prático. Basta investir em alguns dispositivos smart e instalá-los na sua casa para começar a usufruir de todos esses benefícios.  

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente