Digite abaixo o que você procura

4 maneiras para aproveitar melhor sua assistente de voz

4 de janeiro de 2021

Dados do portal Statista apontam que pelo menos 51% dos norte-americanos já utilizam assistentes de voz para algum tipo de tarefa. A expectativa é que até o final de 2021 pelo menos 132 milhões de usuários estejam ativos em sistemas de controle por voz.

No Brasil os números ainda são menores, mas também crescem ano após ano. Uma pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, divulgada em outubro do ano passado, indicou um crescimento de 47% no uso de serviços como esse em 2020. Entre os entrevistados, 20% afirmaram ainda usar diariamente algum tipo de comando de voz.

Os números mostram que controlar eletrônicos por comando de voz deixou de ser algo “de outro mundo” para fazer parte da realidade de uma parcela mais significativa da população. Seja pelo smartphone, pela TV ou em dispositivos de áudio, o fato é que esse é um segmento em franca expansão e com inúmeras possibilidades.

Afinal, o que você pode fazer com um assistente de voz?

Se o mundo dos assistentes de voz ainda é uma novidade para você, saiba que é possível que muitas oportunidades de simplificar a interação com os eletrônicos estejam sendo deixadas de lado. Você pode utilizar softwares como o Google Assistente, integrado aos dispositivos Android, ou a Alexa, integrada aos produtos da Amazon, para uma infinidade de funções.

Desde chamadas telefônicas, passando pela anotação de mensagens, até as buscas na internet e o controle propriamente dito de equipamentos eletrônicos, basta “conversar” com um dos seus dispositivos para perceber que os softwares já compreendem com clareza a maneira como falamos e solicitamos algum tipo de ação.

Conheça algumas maneiras de interagir com seu dispositivo de voz que vão além das simples pesquisas na internet e que podem tornar sua vida muito mais prática.

Apagar e acender luzes

Quando você integra softwares de comando de voz com dispositivos eletrônicos, o resultado é um alto grau de sofisticação na interação, mas sem deixar de lado a simplicidade. As lâmpadas da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, podem ser controladas via Google Assistente ou Alexa. Além de apagá-las e acendê-las, é possível controlar a intensidade de brilho e modificar as cores.

Ligar e desligar eletrônicos convencionais

Pense em um ventilador doméstico comum. Você sabia que é possível torná-lo inteligente a ponto de ativá-lo com comandos de voz? Isso é possível graças ao Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente. Basta conectá-lo na tomada e, em seguida, colocar o ventilador ligado a ele. Você poderá, à distância e por comando de voz, suspender a energia no plugue, ligando ou desligando o ventilador quando desejar.

Ouvir suas músicas preferidas

A partir do momento que o software está integrado com um serviço de streaming de áudio, como o Deezer, basta pedir para que ele toque alguma música e a reproduza em um dos equipamentos ligados na mesma rede. Caixas de som Bluetooth, assistentes de voz, smartphones e TVs são apenas algumas das possibilidades.

Saber a previsão do tempo ou as condições do trânsito

Basta um simples comando do tipo “Alexa, qual é a previsão do tempo” ou “Google, como está o trânsito na minha região?” para que você receba um boletim com as informações que deseja. O melhor de tudo é a possibilidade de criar ações a partir de certos cenários. Por exemplo, se estiver chovendo, então acenda as luzes da varanda. Não é o máximo?

Múltiplas possibilidades para serem exploradas

As opções não param por aí. Ainda que os dispositivos tenham funções específicas, o uso de assistentes de voz permite que você crie “ações”, ou seja, um conjunto de comandos que são ativados mediante certas circunstâncias. Isso permite explorar de maneira considerável as possibilidades de uso não apenas dos softwares, mas também dos dispositivos de automação.

Lâmpadas inteligentes, smart plugues, interruptores, câmeras de segurança e diversos outros produtos podem ser comandados por voz de maneira simples, sem a necessidade de configurações complexas ou de conhecimento avançado em tecnologia. 

Experimente! Comece explorando hoje mesmo as possibilidade de que o seu próprio smartphone oferece e tente imaginar como a sua vida poderia ser mais fácil se você pudesse controlar também outros equipamentos da sua casa.

Certamente você já passou pela seguinte situação: por alguma razão precisou sair de casa em um dia em que uma encomenda estava para chegar e, como consequência, recebeu seu pacote somente dias depois.

À medida que passamos a utilizar mais os serviços de compra online, também nos vemos obrigados a esperar em casa até que as encomendas cheguem. Porém, você sabia que é possível simplificar essa espera e ampliar a sua segurança recorrendo ao Smart vídeo Porteiro?

Smart vídeo Porteiro: o que é e como funciona?

O Smart vídeo Porteiro Wi-Fi é mais uma das soluções práticas da Positivo Casa Inteligente. Trata-se de um dispositivo que pode ser integrado à sua rede Wi-Fi e, quando acessado via smartphone, permite que você veja e converse com quem está diante do seu portão. É como um interfone com câmera, mas com a vantagem de que pode ser atendido a partir de qualquer lugar.

O funcionamento é simples: quando alguém toca a sua campainha você recebe um sinal de alerta dentro de casa, como acontece com um produto convencional. A diferença está no fato de que o alerta vai também direto para o seu celular e, online, você poderá atender e conversar com quem quer que seja.

E o melhor de tudo: você não precisa gastar com mão de obra especializada para a instalação. Isso porque o Smart vídeo Porteiro dispensa qualquer tipo de quebradeira na sua residência. Basta colocá-lo no local desejado, conectá-lo à rede Wi-Fi e pronto! 

Conheça algumas características do Smart vídeo Porteiro

O produto da Positivo Casa Inteligente pode ser utilizado tanto na parte interna da residência quanto no exterior. Isso porque o Smart vídeo Porteiro conta com proteção IP54, o que garante resistência à poeira e à chuva. Outro detalhe importante é que o material recebe uma proteção anti-UV, o que evita que ele fique amarelado com o passar do tempo.

As imagens transmitidas pela câmera do equipamento têm resolução HD (1280 x 720 pixels) e o campo de visão é de 120 graus. Mesmo em ambientes completamente escuros é possível enxergar o que se passa. 

Aliado a um sensor infravermelho, o Smart vídeo Porteiro permite ainda que você acompanhe tudo que acontece nos arredores da sua casa, tudo via celular. E graças ao sensor de movimento, você pode configurar o produto para que ele seja ativado e grave vídeos sempre que alguém chegar próximo a ele.

Por fim, há ainda o sistema de áudio bidirecional, que garante mais nitidez na hora de ouvir a voz de quem está tocando à sua porta.

Muito mais liberdade para você

O Smart vídeo Porteiro da Positivo Casa Inteligente é alimentado por duas baterias recarregáveis, com carga que dura, em média, até 3 meses, dependendo da intensidade de uso. Além disso, o equipamento tem suporte para cartões micro SD de até 64 GB para gravação local. Outra opção é assinar à parte um dos planos para gravação de dados na nuvem.

Quer ainda mais comodidade? Você pode ainda acionar o funcionamento da câmera via comandos de voz, graças à integração com as assistentes Google Assistente, disponível nos smartphones Android, e Alexa, disponível nos produtos Echo da Amazon.

Smart vídeo Porteiro Positivo Casa Inteligente: especificações técnicas

  • Resolução de câmera: HD (1280 x 720 pixels)
  • Frames por segundo: 30
  • Ângulo de visão: 120 graus
  • Alimentação: 2 baterias de 3.7V (recarregáveis)
  • Áudio: bidirecional
  • Campainha: sem fio, com acionamento através de RF 433 MHz
  • Extras: filtro de luz infravermelha de acionamento automático
  • Dimensões: 13,5 cm (altura) x 5,4 cm (largura)
  • Peso: 80 gramas

Importante: antes de utilizar o produto, certifique-se de ter uma rede Wi-Fi 2.4 Ghz configurada e baixe o aplicativo Positivo Casa Inteligente na loja de apps do seu sistema operacional. A visualização de imagens via Alexa só é possível em dispositivos da linha Echo Show.

Kit Casa Eficiente Positivo Casa Inteligente com botão de "visite a loja"
Kit Casa Segura Positivo Casa Inteligente